10 Setembro, 2017

Programa eleitoral do Bonfim construído com “coerência, realismo e respeito”

José Manuel Carvalho, candidato independente à Junta de Freguesia do Bonfim, apresentou esta tarde, no Jardim Paulo Vallada, o programa eleitoral que se propõe executar entre 2017 e 2021. Ao lado de Rui Moreira e de Miguel Pereira Leite, disse estar certo de que “o empenho e a credibilidade foram conquistadas e são hoje reconhecidas” na freguesia. Por essa razão, acredita em nova vitória a 1 de Outubro: “Vamos merecê-la para bem dos bonfinenses”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

No programa eleitoral para a Junta de Freguesia do Bonfim, começou por explicar José Manuel Carvalho, estão identificadas três ponderações, transversais a todas as medidas e propostas do documento. Primeiro, “o programa é coerente com os princípios básicos de visão e acção do movimento Rui Moreira, Porto o Nosso Partido”, adaptado à realidade da freguesia. É realista, na medida em que considera os recursos humanos e materiais da Junta, adoptando sempre o princípio das contas à moda do Porto. E demonstra respeito “por todos que em nós votarão”. Como fez questão de sublinhar o candidato independente, “não prometemos aquilo que não estivermos certos de poder cumprir”.

COESÃO SOCIAL E CULTURA MANTÊM-SE OS EIXOS PRIORITÁRIOS

São diversos os programas em curso, a que José Manuel Carvalho pretende dar continuidade, nomeadamente o Recomeçar, o Habitar, o Bonfim à Janela e o Casa Reparada – Vida Melhorada. A propósito deste último projecto, o candidato fez questão de realçar às dezenas de pessoas que o ouviam, “que já melhorou as condições de vida de 26 famílias, que agora habitam casas com um nível de conforto e de dignidade de que não usufruíam”.

No campo das medidas em desenvolvimento neste mandato, o núcleo do Nosso Partido é o Porto no Bonfim, destaca a continuidade e a intenção de melhoria de várias acções. A manutenção e a dinamização da Comissão Social de Freguesia e do Conselho Cultural da Freguesia. A contínua sinalização dos bonfinenses que necessitam de auxílio especial. A manutenção da Casa de Emergência do Bonfim, utilizada para situações de pessoas desalojadas por acidentes nas suas habitações. A organização de eventos tradicionais e de passeios turísticos que têm garantido diversão, habitualmente, a mais de 500 idosos, “para muitos, infelizmente, momentos quase exclusivos”. O desenvolvimento e a diversificação das ofertas culturais (nas áreas da pintura, música, escultura, fotografia, literatura e poesia).

Ou, ainda, manter a proximidade e o apoio prestado às escolas e associações de pais, e continuar a promoção da prática desportiva, através do fomento e do desenvolvimento das camadas de formação das diversas colectividades no território. É esta a vontade do programa eleitoral dos independentes para os próximos quatro anos no Bonfim. Um programa construído por quem bem conhece a freguesia e pretende elevar, a um patamar de excelência, as medidas que já estão no terreno.

NOVOS PROJECTOS E IDEIAS DE FUTURO PARA A FREGUESIA DO BONFIM

Comecemos pelo programa Casa Partilhada que já está em curso, mas que só brevemente vai operacionalizar-se. Resulta de uma parceria com a Domus Social e conjuga dois objectivos essenciais: habitação condigna e combate à solidão. A Casa d’Artes do Bonfim, recentemente aberta para usufruto de todos os bonfinenses, configura, no próximo mandato, um dos vectores fundamentais para a promoção activa das artes à população. Registe-se que o espaço, próximo do Jardim Paulo Vallada, recebeu a visita de Rui Moreira e de todo o grupo, no final da apresentação do programa eleitoral.

Nos próximos quatro anos, José Manuel Carvalho e a sua equipa comprometem-se a novos desafios pela Junta de Freguesia do Bonfim. Neste quadro, definem como prioritárias as seguintes ideias. Propor à Câmara Municipal uma parceria para a utilização regular dos coretos, para concertos musicais para todos os estilos. Implementar um programa de promoção da cidadania activa, principalmente dirigido às camadas mais jovens. Criar o Núcleo Empresarial do Bonfim, complementando os esforços do Gabinete de Inserção Profissional inserido na Junta.

Diversificar os canais de comunicação da Junta (e melhorar os existentes). Propor e colaborar com o município a requalificação dos jardins Paulo Vallada e o da Praça Sá Carneiro, bem como o espaço do Mercado do Levante da Praça da Alegria. Procurar criar condições para o acréscimo de receitas impulsionadoras da capacidade interventiva da Junta, por via, por exemplo, da redução do imposto para a Segurança Social sem contrapartidas. Assumir a gestão do Pavilhão Gimnodesportivo, previsto no projecto da autarquia para a requalificação da zona das Eirinhas. Articular, com os centros de saúde da freguesia, programas de prevenção na área da saúde.

Como organismo do Estado mais próximo das populações, José Manuel Carvalho, candidato independente, finalizou a apresentação reiterando que “A porta do presidente da Junta está sempre aberta para os bonfinenses”.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo