23 Setembro, 2017

“Queremos ser o Porto dos que têm sucesso e dos que aspiram a tê-lo”, afirma Rui Moreira

Rui Moreira afirmou nesta tarde de sábado, durante a apresentação do programa eleitoral de António Fonseca à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, que os independentes querem ganhar todas as juntas de freguesia da cidade. À intervenção, somou-se o tema da reabilitação do centro histórico e a gestão do sucesso numa cidade que pretende mais inclusiva.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Chegados à apresentação do último programa eleitoral para as freguesias, Rui Moreira recordou este sábado, no jardim da Praça da República, que durante este mandato a Câmara Municipal procurou sempre manter uma estreita colaboração com as juntas de freguesia. Todavia, não deixou de lamentar que, por razões políticas, as duas juntas de freguesia da cidade pertencentes à oposição dificultaram, não raras vezes, a procura do bom entendimento.

Às cerca de uma centena de pessoas presentes no local, o candidato independente falou sobre a história de sucesso da reabilitação no centro histórico. “No nosso site Memória Curta percebem o contraste entre o que era e do que é actualmente”. Referia-se Rui Moreira ao comércio que, consecutivamente, fechava portas em Santa Catarina; ao comércio tradicional preocupado com o aumento das rendas; aos prédios em avançado estado de degradação.

“Hoje o centro histórico é mais cobiçado. Esse facto, naturalmente, cria pressão. Recordo que entre 2008 e 2009, as pessoas vinham ter comigo quando trabalhava na SRU a perguntar se não arranjava casa fora daqui. Queriam sair”.

“NÃO PODEMOS TER MEDO DO SUCESSO”

Rui Moreira sente hoje que a cidade tens mais orgulho em si própria e que a qualidade de vida melhorou. “O sucesso passou por aqui e isso deve-se a vocês”. Lembrou que a cidade está muito mais segura e que no centro histórico as ruas vazias deram lugar a mais movimento. “Com mais cidadãos nas ruas aumenta o sentimento de segurança”, relacionou o candidato independente.

Com o aumento da esfera de competências da Polícia Municipal, Rui Moreira informou que a instalação da divisão de trânsito avança em breve para o parque de estacionamento do Silo Auto, correspondendo também ao aumento de efectivos municipais (e assim libertando também a PSP para o reforço de segurança nas ruas).

O investimento da autarquia em novos equipamentos para diferentes agentes, como os bombeiros, a polícia municipal, ou a protecção civil foi outras das grandes apostas de Rui Moreira. O Centro de Gestão Integrada (inaugurado em 2015), epicentro de todas as forças de segurança no Porto, tem sido exemplar na gestão de problemas do dia a dia da cidade e no acompanhamento de grandes eventos, como a Red Bull Air Race, onde praticamente não houve ocorrências).

“A NOSSA PRETENSÃO É TER UMA CIDADE MAIS INCLUSIVA”

O candidato independente quer que o elevador social volte a funcionar no Porto. Embora reconheça que para alguns “o sucesso incomoda”, sabe que a cidade Invicta não tem medo do futuro e, consequentemente, não tem medo de crescer, sem fechar portas.

O Porto é por aqui. E tem presidente.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo