27 Setembro, 2017

Rui Moreira foi de Metro ao Bonfim e contou o que vai fazer nas Eirinhas

O início da tarde de Rui Moreira foi dedicado ao Bonfim, freguesia da cidade que é já uma extensão da baixa do Porto e, ela própria, está a criar a sua centralidade. O candidato independente chegou de metro à estação do Campo 24 de Agosto e caminhou pelas ruas da freguesia ouvindo sempre palavras de incentivo. Nas Eirinhas, ponto de paragem obrigatório para observar o terreno abandonado onde está pronto a erguer-se um projecto que concilia habitação social e privada, e ainda a construção de um pavilhão desportivo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Localizada próxima do Hospital Joaquim Urbnano, a zona das Eirinhas corresponde a um terreno com cerca de 20 mil metros quadrados, “que pertencia a uma antiga fábrica que daqui saiu há muitos anos”, informou esta tarde o candidato independente à comunicação social.

O espaço, que ainda se encontra ao abandono, chamou a atenção de Rui Moreira durante este mandato. A solução para este local não se fez tardar. Em Maio de 2016, Rui Moreira apresentou um projecto de reconversão da zona, canalizando para esta obra investimento que será feito pelo Fundo do Aleixo.

Com investimento público apontado na ordem dos 5,8 milhões de euros, a urbanização das Eirinhas, como disse esta tarde Rui Moreira, prevê a sã convivência entre a construção privada e a construção com de habitações com fins sociais. O arranque das obras está previsto para breve.

Segundo o candidato independente, esta é “uma zona crucial da cidade” e o projecto representa um novo rumo na política de habitação, que já se iniciou com o modelo do Bairro Rainha Dona Leonor. Inicialmente, como acrescentou Pedro Baganha, quinto da lista de Rui Moreira à Câmara Municipal, o projecto estava desenhado para outro terreno em Fernão Magalhães, mas não agradou à autarquia por “fechar a frente urbana”, explicou.

Sobre este projecto há ainda mais dados a reter. A obra inclui a construção de um pavilhão gimnodesportivo, para colmatar a falta deste tipo de equipamento na freguesia do Bonfim, avançou Rui Moreira. E ainda uma parceria inédita entre privados e Câmara Municipal, já que os proprietários foram a favor do emparcelamento dos terrenos. “Uma circunstância feliz”, observou Pedro Baganha.

“Misturou-se a oportunidade com a falta de vontade de construir no terreno de Fernão Magalhães”, concluiu Rui Moreira, acompanhado pelo seu candidato à freguesia do Bonfim, José Manuel Carvalho.

 

 

 

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo