29 Setembro, 2017

Porto inverte tendência. Número de eleitores subiu nos últimos meses em 5 das 7 freguesias

O Porto ganhou pela primeira vez eleitores entre datas de referência do recenseamento eleitoral, segundo os dados agora publicados em Diário da República, a propósito das eleições autárquicas. A cidade vinha perdendo população e, logo, eleitores, desde pelo menos 1981, mas registou agora uma recuperação em cinco das sete freguesias e uniões de freguesia.

Ler Artigo Completo

Partilhar

É a primeira vez que tal acontece em mais de 50 anos. A recuperação de eleitores relaciona-se com o número de habitantes, pelo que, este valor, conjugado pelo aumento do número de contadores de água na cidade, faz acreditar que a curva descendente que o Porto vinha registando, pode já ter invertido.

Segundo o Diário da República, a 16 de Junho deste ano, havia 214.270 eleitores na cidade do Porto. Em 16 de Setembro, havia 214.324. Embora seja apenas uma ligeira recuperação, a verdade é que este número vinha caindo de forma sistemática.

Mas se o número absoluto da recuperação é pouco significativo, já o facto do aumento do número de eleitores se dar em cinco das sete freguesias ou uniões de freguesia parece indiciar um padrão de recuperação generalizada.

Só o Bonfim e a União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória não ganharam eleitores. Campanhã, Paranhos, Ramalde e as Uniões de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos e de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, aumentaram o número de eleitores que se poderão apresentar a eleições, depois de amanhã.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo