27 Dezembro, 2017

Nasceu a associação cívica “Porto, o Nosso Movimento”

Durante um jantar com mais de 200 apoiantes realizado esta noite, Rui Moreira anuncia a criação de uma associação que pretende debater a sociedade e ter intervenção cívica na cidade e fora dela. Luís Valente de Oliveira, Miguel Pereira Leite, Francisco Ramos e Nuno Santos são os outros fundadores desta organização que aproveitará a massa crítica revelada, sobretudo, durante a última campanha eleitoral.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A associação, que tem sede no Porto é constituída, de base, por um Conselho de Fundadores, presidido pelo próprio Rui Moreira, que, contudo, não irá assumir o cargo de presidente da direcção a ser eleita brevemente e que ficará entregue a Francisco Ramos. O nome da associação “Porto, o Nosso Movimento”, é uma alusão à candidatura independente que ganhou, por duas vezes, as eleições autárquicas no Porto, a última das quais com maioria absoluta, a 1 de Outubro de 2017.

Além do Conselho de Fundadores, a Associação terá como órgãos Assembleia-Geral, Direcção, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. Luís Valente de Oliveira presidirá à Assembleia-Geral, cuja mesa é ainda constituída por Pedro Almeida e Sousa e Isabel Martins. A Direcção, além do presidente Francisco Ramos, contará com Miguel Pereira Leite, Helena Tavares, Carlos Ferreira e Nuno Santos. O Conselho Fiscal será presidido por José Rebouta e contará também com Isabel Meneres. Finalmente, o Conselho Consultivo será presidido por Miguel Pereira Leite e pretende ser um fórum alargado de personalidades, onde têm lugar, por inerência, os membros da Direcção e do Conselho de Fundadores, sendo ainda convidados a integrar o órgão algumas outras ligadas ao movimento independente, nomeadamente, os eleitos com funções executivas (Filipe Araújo, Catarina Araújo, Ricardo Valente, Pedro Baganha, Cristina Pimentel e Fernando Paulo) e o líder do grupo na Assembleia Municipal (André Noronha).

A escritura da constituição da Associação foi firmada a 6 de Dezembro pelos cinco fundadores, todos eles ligados ao movimento independente de Rui Moreira.

Além do próprio, actual presidente da Câmara Municipal do Porto e ex-presidente da Associação Comercial do Porto, é fundador Luís Valente de Oliveira, ex-militante do PSD, que em Junho passado deixou o partido, depois de ter aceite ser mandatário da candidatura de Rui Moreira, pela segunda vez. O histórico ex-militante social-democrata ocupará, na associação, o cargo de presidente da Mesa da Assembleia-Geral, além de fazer parte do Conselho de Fundadores. Valente de Oliveira tem sido uma figura sempre presente na vida política de Rui Moreira e é um dos seus conselheiros pessoais.

Miguel Pereira Leite é outro dos sócios-fundadores da nova associação, formalmente criada a 6 de Dezembro último. Foi cabeça de lista do movimento de Rui Moreira à Assembleia Municipal do Porto e foi eleito, a 25 de Outubro, presidente daquele órgão, cargo que já ocupava há quase quatro anos. Tal como Rui Moreira, nunca teve qualquer filiação partidária e assumiu sempre um papel importante na condução política do movimento. Foi o primeiro nome anunciado por Rui Moreira para o acompanhar nas eleições de 2017.

Francisco Ramos é também fundador da nova associação e, tal como os restantes, faz parte do Conselho de Fundadores, depois de ter desempenhado um papel importante nas candidaturas de Rui Moreira à Câmara Municipal do Porto, em 2013 e 2017, ao ser mandatário financeiro em ambas. Considerado como um dos conselheiros políticos mais próximos do presidente da Câmara independente, é proposto pelos fundadores para assumir o cargo de presidente da direção da associação. Antes de acompanhar, como independente, as candidaturas de Rui Moreira, foi militante do PSD, onde assumiu o cargo de presidente da Comissão Política Concelhia do Porto.

Nuno Santos é o outro fundador da associação. Sem militância partidária, foi director de campanha da candidatura de Rui Moreira nas últimas eleições autárquicas, este ano, ganhas com maioria absoluta. Em 2013 tinha sido responsável pela comunicação da sua campanha eleitoral. Actualmente, é chefe de gabinete de Rui Moreira na Câmara do Porto, onde foi seu adjunto, no anterior mandato, dirigindo a política de comunicação da autarquia e sendo responsável pela implementação da marca “Porto.”. Faz parte, tal como os restantes, do núcleo mais próximo de conselheiros políticos de Rui Moreira.

 

Imagens da assinatura da escritura de constituição da Associação “Porto, o Nosso Movimento”, a 6 de Dezembro de 2017.

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo