24 Fevereiro, 2018

Sala cheia para ouvir Filipe Araújo explicar sobre o que anda a cidade a fazer pelo Ambiente e Inovação

Temas-chave para o futuro sustentável da cidade, Ambiente e Inovação, marcaram a estreia da reunião com vereadores que, quinta-feira à noite, se realizou na UPTEC, no pólo da Asprela. O protagonista do primeiro episódio desta série de encontros mensais, promovida pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, foi Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e responsável por aqueles dois pelouros, tão relevantes para uma cidade que se quer cada vez mais verde, harmoniosa, eficiente e inovadora. Durante cerca de 1,15 horas, o eleito pelo movimento independente fez uma estruturada prestação de contas para uma sala com lotação esgotada.

Ler Artigo Completo

Partilhar

São duas áreas de actuação que podem muito bem estar nomeadas para os prémios revelação da cidade do Porto. Como se de deu o salto para as luzes da ribalta? Filipe Araújo explica.

Ambiente e Inovação são temas de grande abrangência e que concorrem para a sustentabilidade, um dos quatro pilares do Manifesto independente. Em matéria de ambiente, o vice-presidente da Câmara do Porto começou por fazer uma resenha sobre a vasta estrutura municipal que, sob sua responsabilidade, cuida da gestão de todos os espaços verdes, jardins e parques infantis (só no território estão inventariadas mais de 65 mil árvores); define políticas de saúde pública e animal; gere a frota municipal; trata de pedidos de licenciamento do ruído; e está responsável pela educação ambiental de 60 mil crianças, entre outras tarefas.

O QUE ESTÁ A SER FEITO NA CIDADE NAS ÁREAS DO AMBIENTE E DA INOVAÇÃO

Na verdade, é neste âmbito que têm sido tomadas importantes decisões para a cidade do Porto, em linha com o pensamento do movimento independente. Entre elas, “evidencia-se a grande transformação na frota municipal”, que hoje tem uma elevada percentagem de veículos eléctricos, competindo, directamente, com cidades nórdicas, como Copenhaga. A integração do Porto na rede europeia Euro Cities, enquanto cidade conselheira e parceira da Comissão Europeia “com voz ativa”. Ou, ainda, a presidência da AdEPorto – Agência de Energia do Porto, entidade que integra nove municípios a norte do rio Douro e que está a liderar a mudança de paradigma do consumo energético.

Acerca dos projectos que estão em curso, Filipe Araújo identificou a obra do interceptor do rio Tinto, que “está a avançar a bom ritmo” e que estará pronto em 2019, numa operação conjunta com a Câmara Municipal de Gondomar. A empreitada vai permitir a despoluição deste afluente, aproveitando-se ainda para requalificar e alargar a área do Parque Oriental da cidade.

Está também em marcha o projecto Fun Lab, que se propõe distribuir 10000 árvores para os munícipes plantarem até 2020. E, em contínuo, apontou a requalificação de todos os parques infantis da cidade (sendo que, nos últimos anos, este tipo de equipamento duplicou na cidade), bem como a requalificação dos jardins públicos.

A curto e médio prazo, identificou o “desafio enorme” da abertura de um corredor verde entre os bairros do Falcão e do Freixo e a construção do Centro de Recolha Animal, que permitirá a duplicação do número de espaços de boxes, face ao velho canil que tem 80 anos. O novo espaço, que ficará localizado no Viveiro Municipal, tem o arranque da obra prevista para Maio e a sua execução em 12 meses.

Já a longo prazo, o plano da construção, de um pulmão verde na zona da Asprela, em parceria com a academia do Porto, que aguarda aprovação comunitária.

Por seu turno, no campo da Inovação, pelouro que foi criado há cinco anos, o vice-presidente da Câmara do Porto identificou como “braços armados a Associação Porto Digital, as universidades e a Metro do Porto”.

Sobre o trabalho desenvolvido pela Porto Digital, Filipe Araújo evidenciou a rede de fibra óptica disponível, “a maior a nível nacional”; a implementação da rede wi-fi nos autocarros da STCP (que rivaliza com as maiores cidades do mundo); e a estratégia ScaleUp Porto., que tem sido uma forte aliada à robustez do ecossistema empreendedor da cidade do Porto. Por tudo isto, se justifica que, em breve, seja retomado o projeto Porto Innovation Hub, em parceria com esta associação.

A este propósito, lembrou a ainda recente eleição do Porto como a cidade europeia mais amiga das startups, uma distinção atribuída pelo Fórum Mundial de Investimento de Business Angels.
A médio prazo, tratar-se-á de fazer uma “revolução completa nos sistemas de gestão documental” do Município, o que representa um investimento aproximado de 800 mil euros. Nesta senda, outro projecto importante virá com a reformulação de toda a estrutura de atendimento do Gabinete de Munícipe, “de segunda geração”.

Já para o Centro de Gestão Integrada (CGI), “o cérebro que comanda a cidade” e que reúne, no mesmo espaço, forças de segurança, da protecção civil e demais entidades de áreas tão diversas como o ambiente, a mobilidade, os transportes, ou até gestão de eventos, o objectivo é “municiar plataformas de gestão que nos permitam antecipar soluções”, numa lógica proactiva e não reactiva.

PORTO AMBIENTE

Criada no ano anterior, a empresa municipal Porto Ambiente tem, neste momento, cerca de 100 colaboradores, sendo que, durante este ano, prevê chegar aos 200. Tem como principal finalidade aumentar o volume de resíduos recicláveis por ano (a título de curiosidade, desde 2013, aumentou cerca de 29% para cerca de 25 mil toneladas/ano e a tendência é para um crescimento ainda maior).

Para além disso, com o final das concessões, a empresa municipal vai passar a liderar a limpeza urbana e a recolha de indiferenciados e selectivos.

Tal como pedia o guião de Francisco Ramos, presidente da direcção do Porto, o Nosso Movimento, os associados e os demais cidadãos não foram meros espectadores de uma sessão que se queria com vários intervenientes. Primeiro ouviu-se Filipe Araújo prestar contas sobre políticas e projectos seguidos pela Câmara do Porto para as áreas do Ambiente e da Inovação. Depois, tempo houve para que fossem colocadas questões, partilhadas ideias e contributos. Aliás, algumas dessas questões partiram do próprio presidente da Associação Cívica, que quis saber qual o ponto de situação de três medidas que figuram no Manifesto que rege a governação dos eleitos pelo movimento independente: a sinalização pública com recurso a luzes LED; a expansão das hortas comunitárias; e a eliminação da deposição de resíduos fora dos contentores, bem como a alimentação indevida de animais na via pública.

Para o início de Março, está marcado o primeiro jantar temático. Esteja atento(a) à agenda, porque em breve daremos novidades.

 

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo