11 Agosto, 2018

Edifício na Foz agora criticado pelo PSD foi autorizado pelo executivo de Rui Rio

PSD Porto emitiu um comunicado onde acusa o actual executivo municipal de actos que, afinal, foram tomados pela Câmara quando era presidida por Rui Rio. Sobre uma obra que está embargada na Rua de Montebelo, na Foz, o PSD Porto oculta que esse empreendimento foi aprovado, naquele local e com aquela volumetria pelo executivo presidido pelo actual líder do PSD, em 2005. Diz o PSD que é Rui Moreira quem tem uma visão do urbanismo que permite aquele tipo de volumetria. Mas a construção em causa cumpre o PDM revisto por Rui Rio e pelo PSD em 2006 e foi por si aprovada.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A menos que PSD esteja a implementar uma campanha de branqueamento relativamente ao PDM que Rui Rio deixou à cidade, as declarações contidas no seu comunicado são de um desconhecimento profundo e muito preocupante.

Na verdade, nem Rui Moreira nem o seu actual vereador do urbanismo, independente, tomaram qualquer decisão sobre aquela obra, cuja implantação, volumetria e forma foram aprovadas por vereadores em mandatos anteriores.

EXECUTIVOS DE RUI RIO DESTRUIRAM 900 HABITAÇÕES SOCIAIS NO PORTO

Muito estranho é também que o PSD venha criticar demolições no Porto, quando os mandatos presididos pelo actual líder do PSD ficaram marcados por demolições massivas de habitação social em bairros como Monte da Bela, São João de Deus ou Aleixo, sem a correspondente compensação, que provocou um défice de cerca de 900 habitações sociais na cidade.

O programa de Rui Moreira quanto ao urbanismo é bem claro, foi densamente apresentado em campanha eleitoral, faz parte do seu manifesto, está publicado e ganhou as eleições com maioria absoluta. O do PSD recebeu 10% dos votos. Mas nada disso tem a ver com a obra da Rua de Montebelo, autorizada através da aprovação de um PIP no tempo do Dr. Rui Rio, cumprindo o PDM de então.

Ao contrário, a destruição do património municipal, a deslocação massiva de inquilinos municipais, desenraizando-os nunca fez parte do programa eleitoral com que Rui Rio se apresentou, pelo PSD, a eleições. Foi, contudo, a sua prática.

RUI MOREIRA NÃO TEM VISÃO SUBURBANA DA CIDADE

Muito bem, a Câmara do Porto presidida por Rui Moreira nunca usou tal facto para justificar o que quer que seja e nunca criticou as legítimas opções dos seus antecessores, defendendo institucionalmente a sua autarquia.

Rui Moreira não tem é uma visão “reaccionária” e suburbana do urbanismo e da gestão da cidade, como defende o PSD.

Sobre Montebelo, a demagogia agora lançada pelo PSD é inaceitável e impõe que a verdade seja reposta.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo