26 Novembro, 2018

Movimento independente insiste amanhã em reunião de Executivo no Quartel de Monte Pedral

Rui Moreira e os seus vereadores independentes vão amanhã, em reunião de Executivo, apresentar uma moção para reforçar o pedido já formulado pelo Presidente ao Ministro da Defesa, para que seja devolvido à Câmara o terreno do quartel que fica junto à Rua da Constituição.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A moção tem oito considerandos e um pedido ao Governo, que é instado a devolver à Câmara aquilo que lhe foi cedido no início do Século XX para funções que já não são cumpridas.

O texto recorda que “por escrituras assinadas a 26 de Outubro de 1904 e de 5 de Maio de 1920, a Câmara Municipal do Porto cedeu gratuitamente ao então Ministério da Guerra, para a construção e instalação de um Quartel de Cavalaria, duas áreas de 20.217,25m2 e 4.440m2, respectivamente”, e que “tal espaço, situado em pleno coração do Porto, entre as Ruas da Constituição, Serpa Pinto e Rua de Egas Moniz, é hoje conhecido como Quartel de Monte Pedral”.

A moção, assinada pelos vereadores eleitos por Rui Moreira e que são maioria no Executivo, acrescenta que “das escrituras referidas consta uma cláusula de reversão, que se transcreve: “a cedência caducará logo que ao terreno ou à construção que sobre ele se fizer, for dado destino diverso do estabelecido”. Constata-se que quer aos terrenos quer à construção que sobre esses terrenos se fez, já não é dado o uso que justificou a sua cedência”, acrescenta.

É evidente o estado de abandono das instalações, o que demonstra a actual inutilidade para o fim a que foram os terrenos cedidos colocando vários problemas de índole social e urbanística que a cidade tende a não compreender.

O Estado tem vindo a desfazer-se, através do mercado, do seu património na cidade do Porto, ao qual tende a não dar uso e a Câmara Municipal do Porto possui património limitado para poder desenvolver os seus projectos, nomeadamente os referentes à política de habitação destinada ao arrendamento acessível.

Segundo a proposta que vai a aprovação amanhã, “o terreno em causa permitirá o desenvolvimento de um projecto que comporte a construção de até 400 habitações que a Câmara Municipal do Porto pretende colocar no mercado a renda acessível e destinada à classe média”.

O texto termina com a proposta de deliberação:

“Instar o Governo a mandar desocupar as instalações do Quartel de Monte Pedral, devolvendo ao Município do Porto, até ao final do ano, o terreno que lhe pertence, nos termos das cedências ao Ministério da Guerra, ocorridas em 1904 e 1920.”

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo