18 Dezembro, 2018

O Porto não é Tancos

Façamos primeiro um breve historial. Recentemente, começou a ser construído um prédio na base da Ponte da Arrábida. PS e PSD tentaram lançar sobre Rui Moreira o ónus de ter decidido favoravelmente o empreendimento. Bem explicado em Assembleia Municipal, percebeu-se que as decisões eram afinal antigas e nenhuma da responsabilidade de Rui Moreira. Eram, afinal, anteriores.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Sobre essas decisões, Rui Moreira sempre respeitou os seus antecessores e defendeu a legalidade das suas decisões, invocando ter a certeza que decidiram em consciência. Nunca se lhe ouviu outras palavras. E isso torna ainda menos aceitável que o “bloco central” continue a investir na distorção da verdade e em “chapeladas” como a que tentou o socialista Braga de Carvalho, na Comissão de Inquérito criada por unanimidade pela Assembleia Municipal, sobre o assunto.

Sem o acordo dos restantes membros, este ex-assessor do ex-ministro da Defesa, demitido após os graves e caricatos acontecimentos de Tancos, elaborou conclusões que não tinham sido assumidas por ninguém e, antes de tudo, inclusivamente de serem lidas pelos membros da Comissão, foram enviadas para a Comunicação Social, fingindo ser um relatório final e pondo-se ao serviço da estratégia há muito em curso pelo “Bloco Central”.

Um relatório ao jeito de Tancos, que existe mas não existe, e que pretendia usar e seguir a mesma táctica do Ministério da Defesa de então e que tanto envergonhou e denegriu os portugueses.

Confrontado pelos colegas deputados municipais, desertou da comissão, juntando-se ao PSD que já tinha tomado idêntica posição por não querer aceitar as suas decisões democráticas, preferindo ter mentido como o fez.

A 1 de Outubro houve eleições e, logo nessa noite, Rui Moreira avisou que o que estava em preparação no Porto era um balão de ensaio do “bloco central”. Ele tem-se manifestado de muitas formas, em votações e comunicados, sobre tudo e sobre nada e em estranhos alinhamentos que os eleitores não entendem.

Infelizmente estes partidos continuam a querer usar o Porto numa estratégia nacional de bloco central que não traz nada de bom à nossa cidade nem ao nosso país. Mas esta tentativa de truque levada a cabo, desta vez, pelo PS não vingará, porque o Porto não é Tancos, e aqui os relatórios e os memorandos não voam tão facilmente para debaixo dos tapetes ou pelas janelas dos gabinetes, sem que ninguém dê conta. Porque no Porto a verdade vence sempre.

Francisco Ramos, in Jornal de Notícias, 18 de Dezembro de 2018

PRESIDENTE DIRECÇÃO ASSOCIAÇÃO CÍVICA PORTO, O NOSSO MOVIMENTO

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo