Artigos

TAP regional com apoios públicos nacionais NÃO

A TAP é uma empresa semi-pública. Quer isto dizer, que metade do seu capital resulta do esforço de todos os portugueses com os seus impostos.

Ler Artigo Completo

O aplauso à Câmara do Porto que o PS não consegue fazer

A atuação da Câmara do Porto nesta crise tem sido reconhecida por todos. Merece o aplauso do país e da nossa associação, que se tem abstido de qualquer papel ou intervenção política. O tempo é de união. Mas não é de unanimismo e muito menos de comer e calar.

Ler Artigo Completo

PSD tenta de novo derrotar Rui Moreira na secretaria

O complexado PSD de Rui Rio, aliado à esquerda radical, para estar contra tudo o que possa representar desenvolvimento para o país ou para o Porto, quer começar já a ganhar as próximas eleições autárquicas, mas na secretaria.

Ler Artigo Completo

A declaração do Rivoli e os “arrependidos”

O Jornal de Notícias informou hoje que seis dos autarcas que participaram na conferência sobre descentralização organizada no passado dia 12 por aquele jornal, não aceitaram subscrever a “declaração do Rivoli”, apresentada por Rui Moreira e que foi aclamada. Segundo o JN, esses autarcas são todos do PS e dão explicações diferentes para não assinarem o que, pelo menos alguns deles, apoiaram de forma explícita e entusiástica: o adiamento do processo de descentralização obrigatório em 2021.

Ler Artigo Completo

Autarcas dizem não à descentralização imposta para 2021

Reunidos no Rivoli, autarcas independentes, do PS, do PSD e do PCP dissecaram o atabalhoado processo de descentralização lançado pelo Governo, expuseram as suas fragilidades e disseram que só querem tarefas se puderem aplicar políticas. As fontes de financiamento também foram discutidas, numa interessante conferência lançada pelo JN.

Ler Artigo Completo

Há um socialismo que, para mandar, quer fazer de nós todos equalitariamente pobres

"Um dia, em pleno PREC, Otelo Saraiva de Carvalho terá dito ao Primeiro-Ministro sueco, que estava a tentar acabar com os ricos em Portugal. Olof Palme, um brilhante social-democrata, respondeu-lhe que a Suécia estava, desde o fim da II Guerra Mundial, a tentar acabar com os pobres. Temos muitas saudades de Olof Palme. Não temos nenhumas saudades de Otelo".

Ler Artigo Completo

Livro de Luís Reis faz um retrato do Portugal que resulta dos governos de Passos e Costa

"Da Troika à Geringonça" é o título de um livro de Luís Reis, um ilustre associado desta associação. A apresentação decorreu Teatro Sá da Bandeira e espelhou o desalento do autor com os governos de Passos Coelho e de António Costa e o desconforto com o discurso da esquerda. Luís Reis, diversas vezes orador nas "Conversas à Moda do Porto", promovidas pelo movimento de Rui Moreira, é médico, gestor da Sonae e professor.

Ler Artigo Completo

Cobertura mediática da Conversa à Porto com Rui Moreira e Fernando Medina

A Grande Conversa à Porto com Rui Moreira e Fernando Medina sobre "Descentralização e Regionalização" foi amplamente divulgada nos meios de comunicação social nacionais e locais, que compareceram em peso ao debate inédito que juntou os dois presidentes de Câmara, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli. A iniciativa, promovida pelo Porto, o Nosso Movimento - Associação Cívica, realizou-se no início de Dezembro, mas os ecos da conversa e das conclusões do Estudo encomendado pela Associação à Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), reveladas neste encontro, perduram no tempo, confirmando a relevância e actualidade do tema para a sociedade portuguesa.

Ler Artigo Completo

Rui Moreira e Fernando Medina querem a Regionalização por votação no Parlamento

Os presidentes da Câmara do Porto e de Lisboa defendem a Regionalização do País e entendem ser este o tempo certo para colocar o debate novamente na agenda política. Nas Conversas à Porto, promovidas pelo Porto, o Nosso Movimento – Associação Cívica, os autarcas sustentaram que não é preciso um segundo referendo, uma vez que “a Constituição da República Portuguesa prevê a divisão de Portugal por regiões”. O Parlamento tem esse poder e bastaria uma alteração à Lei, através de “votação por maioria qualificada”, para iniciar o processo, declarou Rui Moreira.

Ler Artigo Completo

Movimento exige que outros municípios da AMP e Governo invistam tanto como o Porto no apoio aos cidadãos sem-abrigo

Em toda a Área Metropolitana do Porto apenas Espinho acompanha o Porto no NPISA - Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo e o Estado nada investe em políticas públicas de apoio aos cidadãos em situação de sem-abrigo, revela uma recomendação que o grupo independente de Rui Moreira vai apresentar segunda-feira em reunião de executivo, pedindo investimento do Governo.

Ler Artigo Completo

Rui Moreira e Fernando Medina protagonizam debate inédito sobre Descentralização e Regionalização

  O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, são os convidados das próximas Conversas à Porto, que versam o tema "Descentralização/Regionalização". A iniciativa, promovida pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, realiza-se no dia 3 de Dezembro, terça-feira, às 18,30 horas, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli (Auditório Isabel Alves da Costa). A entrada é livre.

Ler Artigo Completo

Reitora da Universidade Lusófona convicta de que a presidência da Câmara do Porto tem trabalhado pela “cidade policentrada”

Isabel Babo, reitora da Universidade Lusófona da Universidade do Porto defendeu, na sessão que marcou dois anos sobre a tomada de posse do Executivo Municipal independente, o conceito de “cidade policentrada”, ou seja, uma cidade com vários pontos de interesse espalhados pelo território, mais confortável e cativante aos olhos dos seus habitantes e visitantes. No Porto, considerou que as acções políticas da presidência de Rui Moreira têm manifestado “essa vontade expressa”.

Ler Artigo Completo

Presidente do INESC TEC quer em 2025 mais sinergias entre o poder político e o meio académico

O presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça, focou a sua intervenção na Grande Conversa à Porto, subordinada ao tema “Que Porto queremos construir até 2025?”, nas áreas da Tecnologia e Inovação. O professor catedrático espera que a cidade possa ter, nos próximos seis anos, um campus universitário ainda mais atractivo e com mais estudantes internacionais, que o Porto seja uma referência nas questões relacionadas com o ambiente, a qualidade de vida e a sustentabilidade, e que a cidade aprofunde sinergias com a Região Norte, com a Área Metropolitana do Porto e com a Academia, enquanto produtora de conhecimento.

Ler Artigo Completo

“Dois anos depois continuo a achar que o Presidente da Câmara do Porto é o Presidente do Norte do País”, diz Luís Reis

Luís Reis, administrador da Sonae e professor universitário, foi um dos oradores-convidados da sessão das Conversas à Porto em que se projectou o futuro da cidade nos próximos seis anos. Na sua intervenção, destacou que continua a achar que “o presidente da Câmara do Porto é o presidente do Norte” e explicou por que considera ser o Porto a melhor cidade do mundo para se viver. Não faltou ainda um diagnóstico sobre o importante papel do Porto e da Região Norte para a produção de riqueza nacional e ideias para a cidade de 2025.

Ler Artigo Completo

Rui Moreira diz que o Porto em 2025 será determinado pelo poder que tiver

Rui Moreira reclama mais autonomia e competências para os municípios. Na “Grande Conversa à Porto”, promovida pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento para celebrar dois anos sobre a tomada de posse do executivo independente e projectar o futuro da cidade nos próximos seis anos, o autarca defendeu mais poder local, lamentou a “pseudo descentralização” e avisou que é preciso a Região Norte estar atenta ao quadro de apoio comunitário 2030, reclamando "o seu justo quinhão”.

Ler Artigo Completo

Que Porto queremos construir até 2025? Associação projecta futuro da cidade a meio do mandato

A Associação Cívica Porto o Nosso Movimento promove no próximo dia 25 de Outubro, data em que se assinalam dois anos sobre a tomada de posse do executivo independente de Rui Moreira para o actual mandato, uma sessão das suas "Conversas à Porto", que decorrerá no auditório do Teatro do Bolhão. A conversa convoca a cidade a antever e discutir o futuro. Designada como "Grande Conversa à Porto", a sessão decorrerá pelas 18 horas, prevendo-se uma duração máxima de duas horas. A entrada é livre e limitada à lotação da sala.

Ler Artigo Completo

Porto deu maioria absoluta a Rui Moreira há dois anos / Veja as imagens dos bastidores da vitória

A 1 de Outubro de 2017, o Porto deu pela primeira vez uma maioria absoluta a um independente, reforçando a escolha feita em 2013, ou seja, há seis anos. Na verdade, o meio de mandato comemora-se apenas no dia 25 de Outubro, já que é nesse dia que perfazem dois anos da tomada de posse do actual executivo.

Ler Artigo Completo

Grupo de Rui Moreira motiva Assembleia Municipal a juntar-se ao presidente da Câmara e pedir reforço de meios policiais para combater o tráfico de droga

A Assembleia Municipal do Porto aprovou as recomendações e moções apresentadas pelo grupo municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido, numa sessão convocada de forma potestativa pelo movimento independente.

Ler Artigo Completo

Grupo Municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido convoca Assembleia Municipal potestativa para tratar temas do policiamento, segurança e tráfico de droga na cidade

Depois de Rui Moreira ter exigido mais uma vez maior intervenção nos bairros e de ter posto meios à disposição da PSP, o seu grupo municipal pediu a marcação de uma reunião de Assembleia Municipal potestativa para debater a segurança e o tráfico de droga na cidade.

Ler Artigo Completo

Grupo de Rui Moreira na Assembleia Municipal pede investimento do Estado Central na habitação no Porto

PS foi a única força política a não apresentar qualquer proposta na Assembleia Municipal extraordinária sobre habitação e não votou a favor proposta para que o Estado Central ajude a financiar o programa de habitação municipal. Rui Moreira acusou partidos da oposição de fazer demagogia sobre o assunto por estarmos em vésperas de eleições e de prestarem um mau serviço à cidade. A Assembleia foi convocada pelo BE.

Ler Artigo Completo

Versão completa da crónica de Francisco Ramos ao JN: “Porto, a Nossa Cidade”

Francisco Ramos, presidente da direcção da Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, assina na edição do JN de dia 30 de Julho, terça-feira, uma crónica em que reflecte sobre a qualidade da classe política portuguesa, "cada vez mais incapaz de fazer oposição e cada vez mais longe dos cidadãos e da cidadania". Leia aqui a versão completa do artigo.

Ler Artigo Completo

Conversas à Porto navegaram sobre questões “essenciais” que a Europa se recusa debater

Foi uma conversa informal e desabrida entre dois profundos conhecedores do projecto europeu. Paulo Portas e Rui Moreira navegaram pelo passado e presente da Europa, e identificaram questões estratégicas que faltam debater: migrações, demografia, a relação especial com África, diversidade cultural, o Islão, geopolítica e competitividade. Sem um franco debate sobre estas matérias, o futuro do Velho Continente permanecerá incerto.

Ler Artigo Completo

“O mandato de Rui Moreira fica ligado à internacionalização do Porto”, assinala Paulo Portas

Na abertura das Conversas à Porto sobre a Europa, Paulo Portas afirmou que “o mandato do Rui Moreira fica ligado algo muito importante: à internacionalização do Porto”. Para o ex-vice-primeiro-ministro e anterior líder do CDS-PP, a cidade é hoje “espantosamente mais reconhecida do que aquilo que era”.

Ler Artigo Completo

Europa no centro das Conversas à Porto entre Paulo Portas e Rui Moreira

O ex-vice-primeiro-ministro e anterior líder do CDS-PP é convidado das próximas Conversas à Porto com Rui Moreira, sob o tema "Europa: sete questões estratégicas por resolver". A iniciativa decorre no dia 28 de Junho, sexta-feira, às 21,30 horas, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Ler Artigo Completo

Movimento visitou as obras de requalificação do Pavilhão Rosa Mota

A Associação Cívica - Porto, o Nosso Movimento foi ver a obra de requalificação no Pavilhão Rosa Mota, que se aproxima da sua fase final. A inauguração acontece em Setembro e, em primeira mão, os associados tiveram acesso a todas as novidades que vão possibilitar que este emblemático equipamento recupere a sua antiga aura, adaptando-se à modernidade e às novas exigências da cidade, em harmonia com os Jardins do Palácio de Cristal.

Ler Artigo Completo

Porto, o Nosso Movimento promove visita às obras de requalificação do Pavilhão Rosa Mota nesta quinta-feira

No dia 13 de Junho, pelas 18,30 horas, a Associação Cívica - Porto, o Nosso Movimento organiza uma visita com os associados ao interior do Pavilhão Rosa Mota, cujas obras de requalificação aproximam-se da fase final.

Ler Artigo Completo

Requalificação dos Jardins do Palácio e percursos mecanizados completam “revolução silenciosa” da nova centralidade da cidade

A grande requalificação dos Jardins do Palácio, iniciada em 2015 num investimento municipal que totalizou os 2,8 milhões de euros, está praticamente concluída com a recuperação do Jardim Émile David. A breve prazo, avança o projecto das ligações mecanizadas. E, com a requalificação do Pavilhão Rosa Mota a chegar à fase final, está pronta para rodar “a única plataforma giratória” da cidade. Na visita realizada pelos associados do Movimento Independente, Rui Moreira revelou a estratégia integrada para o local.

Ler Artigo Completo

Grupo municipal independente apresenta voto de louvor à cidade pela organização da Fase Final da Liga das Nações da UEFA, esta noite em Assembleia Municipal

O voto de louvor será apresentado na noite desta quarta-feira, dia 12 de Junho, na Assembleia Municipal do Porto pelo grupo municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido. Dirige-se à Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, aos portuenses e aos funcionários municipais pelo sucesso alcançado com a organização da Fase Final da Liga das Nações Europeias da UEFA. Pode lê-lo aqui na íntegra:

Ler Artigo Completo

COMUNICADO: O Porto pequenino de que o PSD dos 10% tem saudades

Em plena campanha para as eleições europeias e em pré-campanha para as legislativas, o PSD começou a colocar cartazes para as autárquicas no Porto! Só no Porto, onde o PSD se transformou num pequeno partido de 10%.

Ler Artigo Completo

Reunião com o vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, esta quinta-feira às 21 horas

Dia 28 de Março, às 21 horas, a Associação Cívica promove nova reunião de prestação de contas com os vereadores eleitos pelo Movimento Independente. Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto com o Pelouro da Inovação e Ambiente, escolheu a OPO-LAB para o encontro com os associados.

Ler Artigo Completo

Porto continua a evoluir e a ser exemplo nas áreas da Inovação e Ambiente

Um ano e um mês distam entre as duas prestações de contas do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente. Tempo suficiente para novo escrutínio a estas duas áreas em permanente evolução que, de diferentes formas, dão suporte a dois pilares do Manifesto Eleitoral independente: a sustentabilidade e a economia. A reunião realizou-se esta semana nas instalações do OPO’Lab.

Ler Artigo Completo

Movimento apresenta moção sobre a obra de prolongamento do Quebra-Mar do Porto de Leixões

Os vereadores eleitos pelo movimento Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido apresentam, na reunião de Executivo municipal desta quarta-feira, uma moção para apelar à participação cívica de todos os cidadãos na defesa de um bem colectivo que não pode ser destruído.

Ler Artigo Completo

Pizarro afronta António Costa?

O Partido Socialista deu ontem um triste exemplo do que é fazer política no Porto ao tentar chumbar os estatutos da Sociedade de Reabilitação Urbana na Assembleia Municipal. A Porto Vivo SRU está a ser municipalizada, depois do Estado a ter praticamente abandonado e de ter pretendido passar para a Câmara do Porto a maioria do capital que detinha.

Ler Artigo Completo

Desporto e Juventude fecham com “chave de ouro” primeiro ciclo de reuniões com vereadores

Há um plano municipal que está a mitigar a escassez de equipamentos desportivos na cidade e a produzir efeitos positivos ao nível das taxas de utilização. A requalificação de infraestruturas, a partilha de instalações, o investimento na criação de novos pólos em locais estratégicos, e os apoios financeiros e de capacitação aos clubes, associações e colectividades constituem os principais eixos da estratégia. Na reunião com os associados do Porto, o Nosso Movimento, Catarina Araújo, vereadora do Pelouro da Juventude e Desporto, revelou ainda como está o Município a reaproximar-se dos jovens.

Ler Artigo Completo

Reunião com Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto, nesta quinta

Dia 21 de Fevereiro, às 21 horas, a Associação Cívica promove nova reunião de prestação de contas com os vereadores eleitos pelo Movimento Independente. Catarina Araújo, vereadora com o Pelouro da Juventude e Desporto, escolheu o Pólo Zero da Federação Académica do Porto para o encontro com os associados.

Ler Artigo Completo

Direcção do Porto, o Nosso Movimento recebe voto de louvor dos associados

Na primeira Assembleia Geral do Porto, o Nosso Movimento, os associados aprovaram por unanimidade um voto de louvor à Direcção da Associação e ao Conselho Fiscal. A iniciativa partiu de Álvaro Sequeira Pinto, que defendeu a distinção “pela forma como tem sido gerida a Associação” e como esta se tem posicionado perante os problemas da cidade e da Região.

Ler Artigo Completo

Assembleia Geral aprova por unanimidade Relatório e Contas de 2018 e valida estratégia da Associação para 2019

Há sintonia total entre Direcção e associados do Porto, o Nosso Movimento. Na primeira Assembleia Geral, convocada pelo Professor Valente de Oliveira, foi sufragado por unanimidade o Relatório e Contas de 2018 e o Plano de Actividades e Orçamento para 2019. Apenas ao fim de um ano de existência, a Associação afirmou-se no espaço mediático, tornando-se também hoje evidente o seu peso político no País.

Ler Artigo Completo

“O único território politicamente relevante no país em que o bloco central não toca é o Porto”

A governação independente da Câmara do Porto deixa os dois principais partidos políticos do País com os nervos em franja e, para Rui Moreira, “o temor de que no futuro aquilo que sucede no Porto possa acontecer noutras cidades” tem-se manifestado numa aliança negativa entre PS e PSD. Os mais prejudicados desta “força de bloqueio” são os portuenses, avisa.

Ler Artigo Completo

Primeira reunião da Assembleia Geral do Porto, o Nosso Movimento realiza-se na próxima quarta-feira, às 21 horas

A Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento convoca todos os associados a participar da sua primeira Assembleia Geral, no dia 13 (quarta-feira), às 21 horas, no Edifício da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Ler Artigo Completo

Como está o Porto a desenvolver e a incentivar a mobilidade sustentável

Defender e promover o transporte público, a intermodalidade e os meios suaves. São estas as três pedras-de-toque da estratégia municipal para uma mobilidade sustentável e estiveram no centro do debate que teve como protagonista a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel. Na primeira reunião de escrutínio à governação independente em 2019, conheceram-se projectos actuais e futuros, como o grande projecto do Terminal Intermodal de Campanhã, mas também outros que, embora não tão mediáticos, ganham dimensão pela sua simplicidade e forte impacto na qualidade de vida dos cidadãos.

Ler Artigo Completo

Mobilidade é o tema central da reunião com a vereadora Cristina Pimentel, na próxima quinta-feira

A Associação Cívica, Porto o Nosso Movimento inicia o ano de 2019 a promover mais uma reunião de prestação de contas da governação independente. Desta vez, cabe a Cristina Pimentel, vereadora com o Pelouro dos Transportes e com o Pelouro da Fiscalização e Protecção Civil, apresentar os projectos em curso e os planos futuros para uma mobilidade cada vez mais sustentável na cidade. A reunião realiza-se no Elevador dos Guindais, às 21 horas do dia 17 de Janeiro. A entrada é livre.

Ler Artigo Completo

“Cumprimos escrupulosamente a lei para beneficiar os portuenses, mesmo que isso prejudique alguns interesses”

Leia na íntegra a intervenção de Rui Moreira, ontem à noite na Assembleia Municipal, na apreciação do Relatório da Comissão Eventual que avaliou os actos dos sucessivos executivos acerca da Arrábida. O relatório conclui pela legalidade de todos eles, mas informa sobre uma relação oculta entre o processo do Parque da Cidade (conduzido por Rui Rio) e as aprovações que, no seu tempo, foram dadas àquelas construções.

Ler Artigo Completo

Frederico Fernandes sobre o preço da água: “Tenho muita pena de assistir ao denegrir do trabalho dos colaboradores da Águas do Porto”

Não sou de grandes declarações públicas sobre o que se passa à nossa volta, mas o que aconteceu ontem na reunião de Executivo a propósito da diminuição do preço da água, proposta por Rui Moreira, e da reacção que provocou no vereador do PSD, foi demasiado bizarro para não reagir.

Ler Artigo Completo

Água mais barata são Contas à Moda do Porto. Água mais cara são contas à moda do PSD de Rui Rio

Em seis orçamentos, Rui Moreira baixou o preço da água no Porto por três vezes, manteve-o inalterado por duas vezes e só uma vez o subiu. No geral, o preço da água baixou 3,2% em cinco anos. Com Rui Rio, os portuenses passaram a pagar quase mais 30% pela água que consomem.

Ler Artigo Completo

O Porto não é Tancos

Façamos primeiro um breve historial. Recentemente, começou a ser construído um prédio na base da Ponte da Arrábida. PS e PSD tentaram lançar sobre Rui Moreira o ónus de ter decidido favoravelmente o empreendimento. Bem explicado em Assembleia Municipal, percebeu-se que as decisões eram afinal antigas e nenhuma da responsabilidade de Rui Moreira. Eram, afinal, anteriores.

Ler Artigo Completo

Pedida divulgação pública do áudio da comissão em que socialista se demite depois de apresentar falso relatório final sobre a Arrábida

A cultura democrática do “centrão” constituído pelo PS e PSD funciona apenas quando um dos dois (ou ambos) está no poder. Na comissão de inquérito que está a decorrer no Porto, estes dois partidos não aceitaram a democracia, quando esta funcionou para desmascarar um truque.

Ler Artigo Completo

PS abandona Comissão da Arrábida depois de tentar “chapelada” com falso relatório final

O representante do Partido Socialista saiu ontem pela porta pequena da Comissão de Inquérito que procura apurar a legalidade dos actos referentes às obras na Arrábida e sua relação com os Acordos do Parque da Cidade. Pedro Braga de Carvalho tentou fazer passar como “final” um relatório cujas conclusões só ele apurou e que não tinham o acordo de nenhum dos membros da Comissão. A “chapelada” foi desmascarada e o deputado desertou.

Ler Artigo Completo

Orçamento de 2019 cumpre ambicioso plano de investimentos para a cidade

As obras de restauro do Mercado do Bolhão, a requalificação da via pública, a construção o Terminal Intermodal de Campanhã, aliadas a um forte investimento na coesão social, são alguns dos principais desafios da cidade do Porto no próximo ano. No jantar-debate organizado pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, que reuniu mais de 150 pessoas, Rui Moreira apresentou o Orçamento para 2019, “o maior de sempre deste século”, no valor de 293 milhões de euros. Um Plano que concilia a execução de obras estruturais, com a descida da carga fiscal sobre os portuenses, através de reduções consideráveis no IMI.

Ler Artigo Completo

Inscreva-se no jantar com Rui Moreira “Orçamento 2019 – desafios de investimento”

A associação cívica Porto, o Nosso Movimento organiza o último jantar temático de 2018 no dia 6 de Dezembro (quinta-feira), às 20 horas, no Restaurante Terrella. O tema é “Orçamento 2019 - desafios de investimento”. Fique a conhecer todos os projectos que se completam ou arrancam em 2019.

Ler Artigo Completo

Não é o PS que faz falta à governação de Rui Moreira. É a ética que faz falta a Manuel Pizarro.

Manuel Pizarro costuma dizer que o PS faz falta à governação de Rui Moreira. Bem ao contrário, o respeito, os princípios éticos e a palavra de Rui Moreira fazem muita falta ao PS, sobretudo, ao PS de Manuel Pizarro. E a capacidade de execução e investimento que o Executivo – sem PS – está a demonstrar neste mandato, também. O mais recente caso reporta à aprovação pelo Executivo Municipal do branding do Pavilhão Rosa Mota.

Ler Artigo Completo

Movimento independente insiste amanhã em reunião de Executivo no Quartel de Monte Pedral

Rui Moreira e os seus vereadores independentes vão amanhã, em reunião de Executivo, apresentar uma moção para reforçar o pedido já formulado pelo Presidente ao Ministro da Defesa, para que seja devolvido à Câmara o terreno do quartel que fica junto à Rua da Constituição.

Ler Artigo Completo

Rui Moreira mandou fazer Centro de Saúde em Ramalde e exige agora que o Estado cumpra compromisso

Rui Moreira denunciou hoje mais uma situação em que o Estado se está a portal mal com o Porto, prejudicando a assistência que é dada no âmbito do Serviço Nacional de Saúde. O presidente da Câmara do Porto explicou, no edifício que está pronto e foi construído pela autarquia para ser um Centro de Saúde, que assinou com o Estado Português, através da Administração Regional de Saúde, um memorando e um protocolo a 23 de Setembro de 2016. Esses documentos foram assinados por parte da Câmara por Manuel Pizarro, então vereador com pelouro, e por Pimenta Marinho, então e ainda, presidente da ARS Norte. Fizeram-no publicamente, na presença de Rui Moreira e do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. Mas dois anos e dois meses depois, a Câmara cumpriu mas o Estado não entregou à Câmara o terreno a que se comprometeu.

Ler Artigo Completo

COMUNICADO sobre a mentira e insulto do PSD acerca da chamada de Rui Rio à Comissão sobre obras na Arrábida

O PSD violou hoje, em comunicado, princípios éticos basilares em política, pondo em causa o funcionamento democrático de uma comissão eventual criada no âmbito da Assembleia Municipal do Porto sobre as obras na Arrábida e a sua relação com os acordos estabelecidos por Rui Rio para pagar as avultadas indemnizações aos promotores de empreendimentos imobiliários no Parque da Cidade.

Ler Artigo Completo

Ensaio de “Bloco Central” no Porto tentou chumbar orçamento mas perdeu

PS e PSD, com a ajuda do BE, tentaram, pela primeira vez na história autárquica do Porto, chumbar, de mãos dadas, um orçamento. Mas perderam, mesmo com a ajuda do BE, numa estranha coligação negativa que mais parece um balão de ensaio para o país.

Ler Artigo Completo

Rui Moreira em Madrid para participar numa cimeira de autarcas da Alliance of Liberals and Democrats for Europe

Rui Moreira, líder do movimento independente que governa no Porto, participa esta sexta-feira no 4º Liberal Mayors Summit, em Madrid, a convite da Alliance of Liberals and Democrats for Europe. Foi convidado, enquanto independente, a participar nos trabalhos e tem encontros a dois com o belga Bart Sommers, o presidente da organização, que realiza em Espanha o seu congresso, e com o espanhol Albert Rivera, presidente do Ciudadanos.

Ler Artigo Completo

Crónica de Francisco Ramos ao JN: “O melhor Porto”

Francisco Ramos, presidente da direcção da Associação Cívica - Porto, o Nosso Movimento, assina hoje no JN uma crónica que assinala o primeiro ano da segunda vitória eleitoral de Rui Moreira. O quinto ano consecutivo de um Porto também mais independente.

Ler Artigo Completo

“O centralismo existe para além das razões corporativas. E a razão são os votos”, entende António Lobo Xavier

António Lobo Xavier, advogado e ex-deputado na Assembleia da República do CDS, constatou nas Conversas à Porto sobre “Descentralização e Coesão Territorial” que o poder político investe, tendencialmente, em zonas altamente densificadas, porque é aí que se conseguem extrair maiores proveitos eleitorais. Mas, se for verdadeira a intenção de “quebrar o fosso entre o litoral e o interior”, tem de ser o próprio Estado a promover esse investimento. O mesmo exige planeamento e estudo, para que as decisões tomadas não sejam discricionárias e, convirjam, efectivamente, para criar novas centralidades no país.

Ler Artigo Completo

Jorge Coelho sobre Rui Moreira: “Gostei muito de ouvir o vosso presidente dizer que o Porto não quer ser capital de nada. É uma forma de poder contribuir para um país melhor, à século XXI”

O ex-ministro do PS, Jorge Coelho, elogiou a conduta e independência de Rui Moreira na governação da Câmara do Porto. A afirmação enquadrou-se nas Conversas à Porto sobre “Descentralização e Coesão Territorial”, que esta semana juntou o histórico socialista, o independente convicto e o democrata-cristão, António Lobo Xavier.

Ler Artigo Completo

Arrábida: Onde estava o PS em 2009? E onde esteve entre 2013 e 2017?

O Partido Socialista veio hoje defender o embargo das obras na Arrábida. A Associação Cívica Porto, O Nosso Movimento concorda que obras ilegais devam ser embargadas, mas tal deve acontecer quando os tribunais ou outros órgãos de justiça determinem que o são e não apenas quando dá politicamente jeito ao PS.

Ler Artigo Completo

“O país é um incómodo para Lisboa”, diz Rui Moreira

O centralismo não verga às tentativas, ainda que tímidas, de descentralização e continua a impor a sua vontade ao país. Caso paradigmático dessa realidade é a (não) transferência do Infarmed para o Porto que, segundo Rui Moreira, “não vai acontecer nunca, porque vai continuar forever and ever em Lisboa”. Este tema e o estado da nação relativamente à macrocefalia da capital dominaram as Conversas à Porto sobre “Descentralização e Coesão Territorial”, promovidas esta segunda-feira pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento que, para além do independente que preside à Câmara do Porto, contaram com mais dois oradores convidados de diferentes espectros políticos: António Lobo Xavier e Jorge Coelho. Veja aqui o vídeo do debate na íntegra.

Ler Artigo Completo

O Porto pode perder o Infarmed mas não aceita que lhe percam o respeito

As gargalhadas com que Carlos César, presidente do PS e ex-presidente do Governo Regional dos Açores, reagiu hoje quando foi questionado na RTP se compreendia a reacção do presidente da Câmara do Porto à notícia de que o Infarmed ficará em Lisboa são uma falta de respeito pelo Governo, pelo Grupo de Trabalho nomeado pelo Governo, pelo Infarmed, pela descentralização, mas sobretudo pelo Porto e pelos portuenses.

Ler Artigo Completo

Ministro da Saúde muda de ideias e passa por cima de decisões do Conselho de Ministros sobre o Infarmed

A Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento questiona o Primeiro-Ministro se esta cambalhota do Ministro da Saúde tem a sua cobertura e concordância e se o assunto foi ou não discutido em Conselho de Ministros, já que não se conhece a publicação de qualquer resolução desse órgão contrária à publicada em Diário da República.

Ler Artigo Completo

Grupo Municipal do movimento de Rui Moreira pede comissão de inquérito à Arrábida e sua relação com o Parque da Cidade

O movimento independente de Rui Moreira quer acabar com a demagogia e com as mentiras que têm sido ditas acerca das construções na Arrábida e quer que toda a verdade sobre as aprovações dadas no presente e anteriores mandatos seja apurada. O líder da bancada da candidatura, André Noronha, pediu, por isso, no âmbito da Assembleia Municipal, que seja aberta uma Comissão de Inquérito e que seja averiguada uma eventual ligação entre as aprovações dadas pelos executivos de Rui Rio naquele local com os acordos estabelecidos em relação ao Parque da Cidade.

Ler Artigo Completo

COMUNICADO: PSD meteu no bolso comissão de inquérito sobre a Arrábida. Porquê?

Segundo uma notícia publicada pelo jornal Público uma hora antes da última reunião da Assembleia Municipal, que decorreu na passada segunda-feira, o PSD Porto iria apresentar na sessão um pedido de criação de uma comissão de inquérito às obras da Arcada, a decorrer na Arrábida. Mas o silêncio do PSD foi total. Porquê?

Ler Artigo Completo

Conversas à Porto sobre “Descentralização e Coesão Territorial” com Jorge Coelho, Rui Moreira e António Lobo Xavier, na próxima segunda-feira

As Conversas à Porto, promovidas pela associação cívica Porto, o Nosso Movimento, estão de regresso. Na próxima segunda-feira, dia 24, uma tríade de peso vai debater o processo de descentralização e a coesão territorial do país: António Lobo Xavier, advogado e militante do CDS; Jorge Coelho, ex-ministro do PS e gestor; e Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto. A sessão, que ganhará forma de jantar-debate e será moderada por Miguel Pereira Leite, presidente da Assembleia Municipal, terá lugar no Restaurante da Fundação Cupertino de Miranda, às 20 horas. As inscrições estão abertas para associados e não-associados.

Ler Artigo Completo

Rui Moreira em entrevista ao Notícias Magazine diz que o seu futuro passa sempre pelo Porto

São oito páginas de uma entrevista nunca antes feita ao presidente da Câmara do Porto. Uma conversa que perpassa toda a sua vida, que revela como nasceu a paixão pela política, que deixa vincado o espírito independente que sempre o norteou, e que lança um olhar sobre os planos futuros do autarca. Rui Moreira abre a porta da continuidade a um terceiro mandato à frente da cidade, caso “um conjunto de coisas que gostaria de deixar realizadas”, por vicissitudes diversas e exogóneas, não se cumpram integralmente.

Ler Artigo Completo

COMUNICADO: Afinal Rui Moreira, o autarca “bairrista” do Porto, tinha razão em relação à TAP

A TAP anunciou ontem que irá retomar parte da operação abandonada no Porto há dois anos e passar a ligar ainda a outras cidades europeias o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Também a ponte-aérea será reformulada, reconhecendo a companhia que esta não cumpre os seus objectivos. Tal decisão mostra que Rui Moreira tinha razão quando há dois anos levantou a sua voz pelo facto de uma companhia de bandeira, detida a 50% pelo Estado, estivesse sucessivamente a abandonar as suas obrigações de serviço público, prejudicando o país.

Ler Artigo Completo

Movimento questiona Governo sobre Metro do Porto

Vereadores independentes apresentam amanhã moção com questões ao Governo sobre a Metro do Porto. Trata-se de garantir que existe financiamento para novas composições para a Metro do Porto e que a Região terá as mesmas condições quanto aos passes gratuitos para cidadãos até aos 12 anos.

Ler Artigo Completo

PSD Porto usa tema da Arrábida para atacar líder do Partido?

A construção de dois edifícios junto à escarpa da Arrábida está autorizada desde 2001 e durante os 12 anos de presidência de Rui Rio foram aprovados vários PIP’s e até passada uma licença de obra a meses das eleições. Se foi essa a situação encontrada pelo executivo de Rui Moreira em 2013, porque insiste o PSD Porto em falar do assunto?

Ler Artigo Completo

PSD Porto insiste em expor o seu líder nacional na questão de Montebelo

Em três dias seguidos, o PSD Porto emitiu três comunicados a dizer o mesmo sobre uma obra na Rua de Montebelo. Os três foram publicados pela Agência Lusa e os três procuram branquear a verdade: o edifício a que se refere o PSD foi aprovado em 2005 pelo executivo liderado por Rui Rio. E o PDM em vigor que suporta a construção, e que o PSD Porto critica por alegadamente reflectir a visão de “cidade densa” de Rui Moreira, é o PDM de Rui Rio, aprovado em 2006.

Ler Artigo Completo

Edifício na Foz agora criticado pelo PSD foi autorizado pelo executivo de Rui Rio

PSD Porto emitiu um comunicado onde acusa o actual executivo municipal de actos que, afinal, foram tomados pela Câmara quando era presidida por Rui Rio. Sobre uma obra que está embargada na Rua de Montebelo, na Foz, o PSD Porto oculta que esse empreendimento foi aprovado, naquele local e com aquela volumetria pelo executivo presidido pelo actual líder do PSD, em 2005. Diz o PSD que é Rui Moreira quem tem uma visão do urbanismo que permite aquele tipo de volumetria. Mas a construção em causa cumpre o PDM revisto por Rui Rio e pelo PSD em 2006 e foi por si aprovada.

Ler Artigo Completo

Eleitos pelo movimento independente apresentam amanhã moção sobre a nova Lei Quadro da Descentralização

O Presidente da Câmara do Porto e os seis vereadores eleitos pelo movimento independente "Rui Moreira, Porto o Nosso Partido" levam amanhã, a reunião de Executivo Municipal, uma moção sobre a nova Lei das Finanças Locais e Lei Quadro da Descentralização. Em causa está o pedido de clarificação dos montantes a transferir para o Município, no que diz respeito às participação nas receitas do IVA. Pode ler a moção aqui.

Ler Artigo Completo

Rui Moreira explicou ao Observador que nunca pediu ao Governo que o Infarmed viesse para o Porto

Em entrevista ao Observador, Rui Moreira criticou o acordo sobre a descentralização e disse que este vai transformar os municípios em meros prestadores de serviços de “ hotelaria" a escolas e centros de saúde.

Ler Artigo Completo

O Porto não se verga ao “centrão” centralista

O “centrão" votou hoje contra os interesses do Porto relativamente ao processo de descentralização gerido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), por acordo com o Governo. PS e PSD assinaram a nível nacional um acordo a que chamaram de descentralização e a ANMP deu, sem consultar os municípios, o seu acordo para que a Assembleia da República legislasse.

Ler Artigo Completo

Cumprimos e prestamos contas

A Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento faz um balanço positivo do primeiro semestre de actividades. Na reunião ocorrida esta semana, que ganhou forma de Assembleia Geral, Francisco Ramos, presidente da Direcção. sublinhou que está satisfeito com o cumprimento sumário do Plano de Actividades, não tendo, contudo, deixado de observar que a Associação nasceu há poucos meses e, por esse motivo, está ainda em fase de crescimento. Para que a dinâmica se mantenha e se intensifique, a participação activa dos associados é fundamental, bem como a adesão de mais cidadãos que se identifiquem com o movimento que norteou as duas candidaturas independentes de Rui Moreira à Câmara do Porto. A abertura e encerramento da sessão foi conduzida pelo Professor Valente de Oliveira, presidente da Assembleia Geral.

Ler Artigo Completo

Reunião para balanço do 1.º semestre, esta quarta-feira, às 21 horas

Na próxima quarta-feira, 18 de Julho, às 21 horas, a Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento convoca os associados para uma reunião de balanço dos primeiros seis meses de actividade. A sessão terá lugar no Salão Nobre da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos (Rua do Campo Alegre, 244).

Ler Artigo Completo

COMUNICADO – Movimento de Rui Moreira denúncia “bloco central de interesses na ANMP”

A defesa do municipalismo e do poder local é uma marca do movimento que suporta a governação independente de Rui Moreira na Câmara do Porto. O processo descentralização de competências anunciado pelo Governo tem sido por isso acompanhado com crescente interesse e com cada vez maior preocupação pela Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento.

Ler Artigo Completo

Comunicado: caso dos e-mails anónimos e investigação do Ministério Público

A Associação Porto, o Nosso Movimento foi hoje surpreendida com notícias acerca do envio de e-mails em massa anónimos, mentirosos e difamatórios no contexto da última campanha eleitoral, acusando funcionários, políticos e até o presidente da Câmara do Porto.

Ler Artigo Completo

“Game-changer”: 40 milhões de investimento privado para a reconversão do antigo Matadouro Industrial

Quando o mercado olha para Campanhã como território de oportunidades e decide apostar num projecto que transformará, para sempre e para melhor, a dinâmica da cidade e a forma como ela se organiza, é porque alguma coisa mudou. Desde logo, mudou o discurso político, complementado por um conjunto de outros projectos-âncora para a zona oriental impulsionados pelo Município. Só esta mudança explica que haja hoje uma empresa nacional, com sede na Região Norte do país, a querer investir cerca de 40 milhões de euros na reconversão do Matadouro. Foi sobre este case study, que não tardará muito em saltar do papel para o terreno, que Rui Moreira, falou no mais recente jantar temático promovido pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento.

Ler Artigo Completo

Demagogia do BE foi derrotada ontem na Assembleia Municipal

A demagogia em torno de pretensos despejos no Porto foi ontem completamente derrotada na Assembleia Municipal do Porto. A criação artificial da ideia de que existem despejos em massa na cidade e que, pior do que tudo, a culpa é da Câmara foi ontem desmascarada no órgão fiscalizador. O Bloco de Esquerda, apoiado por radicais de esquerda e anarquistas em supostas manifestações onde até estrangeiros são usados, viu as suas propostas rejeitadas.

Ler Artigo Completo

Jantar temático sobre o Matadouro realiza-se a 26 de junho com Rui Moreira

O projeto da reconversão do Antigo Matadouro Industrial de Campanhã, já anunciado à cidade, será o tema do terceiro jantar temático organizado pelo Porto, o Nosso Movimento, que se realiza a 26 de junho (terça-feira), às 20 horas, no Restaurante da Fundação Cupertino de Miranda. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, explicará como se desencadeou este processo, iniciado em 2016, e de que forma esta obra estruturante pode servir como um desafio à cidade ou, pelo menos, a uma boa e importante parte dela - a zona oriental - mudando-a. As inscrições estão abertas para associados e não-associados.

Ler Artigo Completo

A aula de Fernando Paulo aplicada à Educação no Porto

A Câmara do Porto consigna 7 milhões de euros do seu orçamento anual para a Educação. Um crescimento sustentado ao longo deste e do anterior mandato autárquico, que não vai quedar-se por aqui. É essa a intenção de Fernando Paulo, vereador responsável pelo Pelouro da Educação, que defende as provas dadas pelo Município na gestão das escolas do 1.º ciclo de ensino básico e também na rede pré-escolar, como argumento válido para que o Estado central avance com uma efectiva descentralização nesta área. Em mais uma reunião promovida pelo Porto, o Nosso Movimento, Fernando Paulo fez também uma radiografia detalhada à requalificação do edificado escolar, aos projectos educativos em curso, e identificou os desafios futuros, versados no Manifesto Eleitoral independente.

Ler Artigo Completo

Educação é o tema da próxima reunião com o vereador Fernando Paulo, dia 24 de Maio (quinta-feira)

Dia 24 de Maio, às 21 horas, a Associação Cívica - Porto, o Nosso Movimento promove a quarta reunião com vereadores da Câmara do Porto. Fernando Paulo, vereador responsável pelo Pelouro da Educação, irá prestar contas sobre a implementação do projecto educativo municipal, aproveitando também para apresentar as linhas programáticas futuras e avaliar a necessidade da descentralização de competências para o Município na área educativa. A reunião é de entrada livre.

Ler Artigo Completo

“Se os partidos não perceberam o que se passou no Porto, então não perceberam nada”

Na entrevista que deu a Júlio Magalhães, no Porto Canal, Francisco Ramos, presidente da direcção da Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, lamentou o aproveitamento político das forças partidárias que, face aos melhores resultados económicos do milénio apresentados pela Câmara do Porto em 2017, vieram “querer dizer que ter boas contas é mau”.

Ler Artigo Completo

“Movimento está longe de estar conotado com o PSD”

Francisco Ramos, presidente da direcção da associação Porto, o Nosso Movimento, deu ontem uma entrevista ao Porto Canal, onde explicou os objectivos da organização. Assumiu que Rui Moreira é a grande figura do movimento, mas diz que não será o único protagonista.

Ler Artigo Completo

Francisco Ramos em grande entrevista ao programa Júlio Magalhães, esta sexta-feira, às 23 horas, no Porto Canal

O presidente da direcção da Associação Cívica - Porto, o Nosso Movimento, Francisco Ramos, é o convidado de Júlio Magalhães no próximo programa conduzido pelo jornalista do Porto Canal, em formato de grande entrevista. A conversa é emitida dia 4 de Maio, às 23 horas.

Ler Artigo Completo

Bolhão: um amor feliz

Pode um amor impossível ser um amor feliz? Mesmo que o tempo afaste os amantes ou as circunstâncias se interponham? David Mourão Ferreira arguiu que sim no seu único romance: "Um amor feliz".

Ler Artigo Completo

Campanhã é hoje território de oportunidades graças às pontes que o discurso político construiu

O enquadramento da futura ponte sobre o Douro no pensamento estratégico que o Movimento Independente tem para a zona oriental da cidade constituiu o mote para a reunião com o vereador Pedro Baganha, responsável pelo pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto. Campanhã tem no seu território identificados muitos problemas e são precisamente a partir deles que nascem soluções e oportunidades de crescimento. Esta visão tem pautado o discurso político municipal, que não se fica só pelas palavras. Nesta freguesia, há projectos estruturantes em curso, capazes de unir toda a cidade pela primeira vez na sua história.

Ler Artigo Completo

“A nova ponte, Campanhã, uma política” é o tema da reunião com o vereador Pedro Baganha, esta quinta-feira

Dia 26 de Abril, às 21 horas, realiza-se no Mira Fórum a terceira reunião de vereadores da Câmara do Porto promovida pela Associação Cívica - Porto, o Nosso Movimento. Pedro Baganha, vereador responsável pelo Pelouro do Urbanismo, vai prestar contas sobre a estratégia municipal para a zona oriental da cidade e explicar como o anúncio da nova ponte vai contribuir para potenciar, ainda mais, este território.

Ler Artigo Completo

Regionalização é motor de desenvolvimento para o país

Com o centralismo perde todo o país, por isso a regionalização é o melhor caminho para o progresso do Estado-nação. Em linhas gerais, foi esta ideia-chave que emanou das Conversas à Porto entre Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira. Na sessão, que contou com casa cheia, Rui Moreira propôs um novo sistema eleitoral e expôs vários casos que têm impedido uma real descentralização. Do lado de Miguel Albuquerque bebeu-se como fonte de inspiração o modelo de governação da Madeira, que “tarda em chegar à província”, e reteve-se o incitamento ao combate político em defesa das regiões continentais.

Ler Artigo Completo

Cobertura mediática das Conversas à Porto com expressão… na Madeira

O momento era inédito, pelo tema e pelos seus protagonistas. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto e Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, debateram esta semana a descentralização e a regionalização, mas na proporcionalidade de conteúdo das notícias publicadas em diferentes meios de comunicação social, foi o Diário de Notícias da Madeira o órgão que mais relevo deu à iniciativa. Em território continental, apenas a RTP fez uma reportagem alargada.

Ler Artigo Completo

Infarmed é exemplo paradigmático do bloqueio à descentralização

“Alguém acredita que alguma coisa pode ser descentralizada em Portugal, se o Infarmed não pode?”. A questão retórica, levantada por Rui Moreira, nas Conversas à Porto sobre descentralização e regionalização, teve como propósito lançar a reflexão sobre um assunto que esteve na agenda mediática do país e que, pese embora ainda não esteja encerrado, conduziu a opinião pública a considerar o Porto “o vilão da história”.

Ler Artigo Completo

Rui Moreira defende círculos eleitorais NUT e a adopção do sistema finlandês de “duplo voto”

Os círculos eleitorais devem ser alargados às regiões NUT II e o sistema de “voto duplo” – no partido e nas pessoas – aproxima os cidadãos da vida política. Estas duas ideias, sublinhadas por Rui Moreira no regresso das Conversas à Porto, constituem pedras basilares para um futuro modelo de regionalização, defendeu.

Ler Artigo Completo

Rui Moreira e Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, em Conversas à Porto sobre descentralização e regionalização

A nova sessão de Conversas à Porto, marcada para o dia 17 de abril, às 20,30 horas, no Restaurante Terrella (junto à Casa da Música), recebe um convidado especial. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, irá debater com Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, o futuro da descentralização e da regionalização do país. Miguel Pereira Leite, presidente da Assembleia Municipal, faz a moderação do encontro.

Ler Artigo Completo

Porto, o Nosso Movimento admite jovens associados a partir dos 16 anos de idade

Todos os cidadãos com mais de 16 anos de idade podem ser admitidos como associados do Porto, o Nosso Movimento. A decisão, deliberada por unanimidade pela Direcção da Associação Cívica, introduz ainda outra novidade: quem tenha entre os 16 e os 18 anos e queira fazer parte deste movimento de cidadania fica isento da quota mínima anual, no valor de 20 euros.

Ler Artigo Completo

Francisco Ramos admite que Rui Moreira pode recandidatar-se ao terceiro mandato em entrevista ao JN

A recandidatura de Rui Moreira ao terceiro mandato pode mesmo acontecer, se a coligação negativa entre PS e PSD perdurar na cidade do Porto e impedir o autarca independente de cumprir o seu programa nos oito anos estabelecidos. Quem o admite é Francisco Ramos, presidente da Direcção do Porto, o Nosso Movimento, em entrevista hoje publicada no Jornal de Notícias. Para além deste tema, a conversa abordou também a constituição e objectivos da Associação Cívica formada em dezembro de 2017, o seu carácter pluralista e o seu único propósito: o Porto.

Ler Artigo Completo

Ricardo Valente presta contas com saldo positivo: Economia, Turismo e Comércio estão a regenerar e a dinamizar a cidade

Nos últimos anos, a cidade do Porto tem atraído um grande volume de investimento externo, em diferentes sectores de negócio. Também no turismo, com margem para crescer, e no comércio tradicional, que soube adaptar-se sem se descaracterizar, os indicadores apontam um futuro auspicioso. Um diagnóstico para o qual – reconhecidamente – o Município tem contribuído enquanto agente facilitador e dinamizador. E foi sobre esta actividade que prestou contas o vereador Ricardo Valente, na reunião de associados promovida pelo Porto, o Nosso Movimento, realizada na BLIP.

Ler Artigo Completo

Manuel Pizarro ataca tudo e todos e nem a CCDRN e o Governo de António Costa poupa

O vereador do PS, Manuel Pizarro, que ultimamente se tem colocado ao lado de Álvaro Almeida (PSD) em decisões e críticas à política de cultura da Câmara do Porto, excedeu todos os limites. Não lhe basta estar contra as decisões dos portuenses quanto à continuidade da política cultural de Rui Moreira, como ataca os do seu partido e chama aos pareceres que não lhe agradam como "enviesados".

Ler Artigo Completo

Cancelado debate entre Álvaro Almeida e Francisco Ramos

Ao contrário do inicialmente previsto, o debate sobre partidos políticos e movimentos independentes, em que participaria Francisco Ramos, presidente da Direcção do Porto o Nosso Movimento, não se vai realizar. Em comunicado, a organização do encontro explica o motivo.

Ler Artigo Completo

Agenda

June

  • Não há eventos neste mês.


July

  • Não há eventos neste mês.

TAP regional com apoios públicos nacionais NÃO

A TAP é uma empresa semi-pública. Quer isto dizer, que metade do seu capital resulta do esforço de todos os portugueses com os seus impostos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O aplauso à Câmara do Porto que o PS não consegue fazer

A atuação da Câmara do Porto nesta crise tem sido reconhecida por todos. Merece o aplauso do país e da nossa associação, que se tem abstido de qualquer papel ou intervenção política. O tempo é de união. Mas não é de unanimismo e muito menos de comer e calar.

Ler Artigo Completo

Partilhar

PSD tenta de novo derrotar Rui Moreira na secretaria

O complexado PSD de Rui Rio, aliado à esquerda radical, para estar contra tudo o que possa representar desenvolvimento para o país ou para o Porto, quer começar já a ganhar as próximas eleições autárquicas, mas na secretaria.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A declaração do Rivoli e os “arrependidos”

O Jornal de Notícias informou hoje que seis dos autarcas que participaram na conferência sobre descentralização organizada no passado dia 12 por aquele jornal, não aceitaram subscrever a “declaração do Rivoli”, apresentada por Rui Moreira e que foi aclamada. Segundo o JN, esses autarcas são todos do PS e dão explicações diferentes para não assinarem o que, pelo menos alguns deles, apoiaram de forma explícita e entusiástica: o adiamento do processo de descentralização obrigatório em 2021.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Autarcas dizem não à descentralização imposta para 2021

Reunidos no Rivoli, autarcas independentes, do PS, do PSD e do PCP dissecaram o atabalhoado processo de descentralização lançado pelo Governo, expuseram as suas fragilidades e disseram que só querem tarefas se puderem aplicar políticas. As fontes de financiamento também foram discutidas, numa interessante conferência lançada pelo JN.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Há um socialismo que, para mandar, quer fazer de nós todos equalitariamente pobres

“Um dia, em pleno PREC, Otelo Saraiva de Carvalho terá dito ao Primeiro-Ministro sueco, que estava a tentar acabar com os ricos em Portugal. Olof Palme, um brilhante social-democrata, respondeu-lhe que a Suécia estava, desde o fim da II Guerra Mundial, a tentar acabar com os pobres. Temos muitas saudades de Olof Palme. Não temos nenhumas saudades de Otelo”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Livro de Luís Reis faz um retrato do Portugal que resulta dos governos de Passos e Costa

“Da Troika à Geringonça” é o título de um livro de Luís Reis, um ilustre associado desta associação. A apresentação decorreu Teatro Sá da Bandeira e espelhou o desalento do autor com os governos de Passos Coelho e de António Costa e o desconforto com o discurso da esquerda. Luís Reis, diversas vezes orador nas “Conversas à Moda do Porto”, promovidas pelo movimento de Rui Moreira, é médico, gestor da Sonae e professor.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Cobertura mediática da Conversa à Porto com Rui Moreira e Fernando Medina

A Grande Conversa à Porto com Rui Moreira e Fernando Medina sobre “Descentralização e Regionalização” foi amplamente divulgada nos meios de comunicação social nacionais e locais, que compareceram em peso ao debate inédito que juntou os dois presidentes de Câmara, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli. A iniciativa, promovida pelo Porto, o Nosso Movimento – Associação Cívica, realizou-se no início de Dezembro, mas os ecos da conversa e das conclusões do Estudo encomendado pela Associação à Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), reveladas neste encontro, perduram no tempo, confirmando a relevância e actualidade do tema para a sociedade portuguesa.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira e Fernando Medina querem a Regionalização por votação no Parlamento

Os presidentes da Câmara do Porto e de Lisboa defendem a Regionalização do País e entendem ser este o tempo certo para colocar o debate novamente na agenda política. Nas Conversas à Porto, promovidas pelo Porto, o Nosso Movimento – Associação Cívica, os autarcas sustentaram que não é preciso um segundo referendo, uma vez que “a Constituição da República Portuguesa prevê a divisão de Portugal por regiões”. O Parlamento tem esse poder e bastaria uma alteração à Lei, através de “votação por maioria qualificada”, para iniciar o processo, declarou Rui Moreira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Movimento exige que outros municípios da AMP e Governo invistam tanto como o Porto no apoio aos cidadãos sem-abrigo

Em toda a Área Metropolitana do Porto apenas Espinho acompanha o Porto no NPISA – Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo e o Estado nada investe em políticas públicas de apoio aos cidadãos em situação de sem-abrigo, revela uma recomendação que o grupo independente de Rui Moreira vai apresentar segunda-feira em reunião de executivo, pedindo investimento do Governo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira e Fernando Medina protagonizam debate inédito sobre Descentralização e Regionalização

 
O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, são os convidados das próximas Conversas à Porto, que versam o tema “Descentralização/Regionalização”. A iniciativa, promovida pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, realiza-se no dia 3 de Dezembro, terça-feira, às 18,30 horas, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli (Auditório Isabel Alves da Costa). A entrada é livre.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Reitora da Universidade Lusófona convicta de que a presidência da Câmara do Porto tem trabalhado pela “cidade policentrada”

Isabel Babo, reitora da Universidade Lusófona da Universidade do Porto defendeu, na sessão que marcou dois anos sobre a tomada de posse do Executivo Municipal independente, o conceito de “cidade policentrada”, ou seja, uma cidade com vários pontos de interesse espalhados pelo território, mais confortável e cativante aos olhos dos seus habitantes e visitantes. No Porto, considerou que as acções políticas da presidência de Rui Moreira têm manifestado “essa vontade expressa”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Presidente do INESC TEC quer em 2025 mais sinergias entre o poder político e o meio académico

O presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça, focou a sua intervenção na Grande Conversa à Porto, subordinada ao tema “Que Porto queremos construir até 2025?”, nas áreas da Tecnologia e Inovação. O professor catedrático espera que a cidade possa ter, nos próximos seis anos, um campus universitário ainda mais atractivo e com mais estudantes internacionais, que o Porto seja uma referência nas questões relacionadas com o ambiente, a qualidade de vida e a sustentabilidade, e que a cidade aprofunde sinergias com a Região Norte, com a Área Metropolitana do Porto e com a Academia, enquanto produtora de conhecimento.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Dois anos depois continuo a achar que o Presidente da Câmara do Porto é o Presidente do Norte do País”, diz Luís Reis

Luís Reis, administrador da Sonae e professor universitário, foi um dos oradores-convidados da sessão das Conversas à Porto em que se projectou o futuro da cidade nos próximos seis anos. Na sua intervenção, destacou que continua a achar que “o presidente da Câmara do Porto é o presidente do Norte” e explicou por que considera ser o Porto a melhor cidade do mundo para se viver. Não faltou ainda um diagnóstico sobre o importante papel do Porto e da Região Norte para a produção de riqueza nacional e ideias para a cidade de 2025.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira diz que o Porto em 2025 será determinado pelo poder que tiver

Rui Moreira reclama mais autonomia e competências para os municípios. Na “Grande Conversa à Porto”, promovida pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento para celebrar dois anos sobre a tomada de posse do executivo independente e projectar o futuro da cidade nos próximos seis anos, o autarca defendeu mais poder local, lamentou a “pseudo descentralização” e avisou que é preciso a Região Norte estar atenta ao quadro de apoio comunitário 2030, reclamando “o seu justo quinhão”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Que Porto queremos construir até 2025? Associação projecta futuro da cidade a meio do mandato

A Associação Cívica Porto o Nosso Movimento promove no próximo dia 25 de Outubro, data em que se assinalam dois anos sobre a tomada de posse do executivo independente de Rui Moreira para o actual mandato, uma sessão das suas “Conversas à Porto”, que decorrerá no auditório do Teatro do Bolhão. A conversa convoca a cidade a antever e discutir o futuro. Designada como “Grande Conversa à Porto”, a sessão decorrerá pelas 18 horas, prevendo-se uma duração máxima de duas horas. A entrada é livre e limitada à lotação da sala.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Porto deu maioria absoluta a Rui Moreira há dois anos / Veja as imagens dos bastidores da vitória

A 1 de Outubro de 2017, o Porto deu pela primeira vez uma maioria absoluta a um independente, reforçando a escolha feita em 2013, ou seja, há seis anos. Na verdade, o meio de mandato comemora-se apenas no dia 25 de Outubro, já que é nesse dia que perfazem dois anos da tomada de posse do actual executivo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Grupo de Rui Moreira motiva Assembleia Municipal a juntar-se ao presidente da Câmara e pedir reforço de meios policiais para combater o tráfico de droga

A Assembleia Municipal do Porto aprovou as recomendações e moções apresentadas pelo grupo municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido, numa sessão convocada de forma potestativa pelo movimento independente.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Grupo Municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido convoca Assembleia Municipal potestativa para tratar temas do policiamento, segurança e tráfico de droga na cidade

Depois de Rui Moreira ter exigido mais uma vez maior intervenção nos bairros e de ter posto meios à disposição da PSP, o seu grupo municipal pediu a marcação de uma reunião de Assembleia Municipal potestativa para debater a segurança e o tráfico de droga na cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Grupo de Rui Moreira na Assembleia Municipal pede investimento do Estado Central na habitação no Porto

PS foi a única força política a não apresentar qualquer proposta na Assembleia Municipal extraordinária sobre habitação e não votou a favor proposta para que o Estado Central ajude a financiar o programa de habitação municipal. Rui Moreira acusou partidos da oposição de fazer demagogia sobre o assunto por estarmos em vésperas de eleições e de prestarem um mau serviço à cidade. A Assembleia foi convocada pelo BE.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Versão completa da crónica de Francisco Ramos ao JN: “Porto, a Nossa Cidade”

Francisco Ramos, presidente da direcção da Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, assina na edição do JN de dia 30 de Julho, terça-feira, uma crónica em que reflecte sobre a qualidade da classe política portuguesa, “cada vez mais incapaz de fazer oposição e cada vez mais longe dos cidadãos e da cidadania”. Leia aqui a versão completa do artigo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Conversas à Porto navegaram sobre questões “essenciais” que a Europa se recusa debater

Foi uma conversa informal e desabrida entre dois profundos conhecedores do projecto europeu. Paulo Portas e Rui Moreira navegaram pelo passado e presente da Europa, e identificaram questões estratégicas que faltam debater: migrações, demografia, a relação especial com África, diversidade cultural, o Islão, geopolítica e competitividade. Sem um franco debate sobre estas matérias, o futuro do Velho Continente permanecerá incerto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O mandato de Rui Moreira fica ligado à internacionalização do Porto”, assinala Paulo Portas

Na abertura das Conversas à Porto sobre a Europa, Paulo Portas afirmou que “o mandato do Rui Moreira fica ligado algo muito importante: à internacionalização do Porto”. Para o ex-vice-primeiro-ministro e anterior líder do CDS-PP, a cidade é hoje “espantosamente mais reconhecida do que aquilo que era”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Europa no centro das Conversas à Porto entre Paulo Portas e Rui Moreira

O ex-vice-primeiro-ministro e anterior líder do CDS-PP é convidado das próximas Conversas à Porto com Rui Moreira, sob o tema “Europa: sete questões estratégicas por resolver”. A iniciativa decorre no dia 28 de Junho, sexta-feira, às 21,30 horas, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Movimento visitou as obras de requalificação do Pavilhão Rosa Mota

A Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento foi ver a obra de requalificação no Pavilhão Rosa Mota, que se aproxima da sua fase final. A inauguração acontece em Setembro e, em primeira mão, os associados tiveram acesso a todas as novidades que vão possibilitar que este emblemático equipamento recupere a sua antiga aura, adaptando-se à modernidade e às novas exigências da cidade, em harmonia com os Jardins do Palácio de Cristal.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Porto, o Nosso Movimento promove visita às obras de requalificação do Pavilhão Rosa Mota nesta quinta-feira

No dia 13 de Junho, pelas 18,30 horas, a Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento organiza uma visita com os associados ao interior do Pavilhão Rosa Mota, cujas obras de requalificação aproximam-se da fase final.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Requalificação dos Jardins do Palácio e percursos mecanizados completam “revolução silenciosa” da nova centralidade da cidade

A grande requalificação dos Jardins do Palácio, iniciada em 2015 num investimento municipal que totalizou os 2,8 milhões de euros, está praticamente concluída com a recuperação do Jardim Émile David. A breve prazo, avança o projecto das ligações mecanizadas. E, com a requalificação do Pavilhão Rosa Mota a chegar à fase final, está pronta para rodar “a única plataforma giratória” da cidade. Na visita realizada pelos associados do Movimento Independente, Rui Moreira revelou a estratégia integrada para o local.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Grupo municipal independente apresenta voto de louvor à cidade pela organização da Fase Final da Liga das Nações da UEFA, esta noite em Assembleia Municipal

O voto de louvor será apresentado na noite desta quarta-feira, dia 12 de Junho, na Assembleia Municipal do Porto pelo grupo municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido. Dirige-se à Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, aos portuenses e aos funcionários municipais pelo sucesso alcançado com a organização da Fase Final da Liga das Nações Europeias da UEFA. Pode lê-lo aqui na íntegra:

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO: O Porto pequenino de que o PSD dos 10% tem saudades

Em plena campanha para as eleições europeias e em pré-campanha para as legislativas, o PSD começou a colocar cartazes para as autárquicas no Porto! Só no Porto, onde o PSD se transformou num pequeno partido de 10%.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Reunião com o vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, esta quinta-feira às 21 horas

Dia 28 de Março, às 21 horas, a Associação Cívica promove nova reunião de prestação de contas com os vereadores eleitos pelo Movimento Independente. Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto com o Pelouro da Inovação e Ambiente, escolheu a OPO-LAB para o encontro com os associados.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Porto continua a evoluir e a ser exemplo nas áreas da Inovação e Ambiente

Um ano e um mês distam entre as duas prestações de contas do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente. Tempo suficiente para novo escrutínio a estas duas áreas em permanente evolução que, de diferentes formas, dão suporte a dois pilares do Manifesto Eleitoral independente: a sustentabilidade e a economia. A reunião realizou-se esta semana nas instalações do OPO’Lab.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Movimento apresenta moção sobre a obra de prolongamento do Quebra-Mar do Porto de Leixões

Os vereadores eleitos pelo movimento Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido apresentam, na reunião de Executivo municipal desta quarta-feira, uma moção para apelar à participação cívica de todos os cidadãos na defesa de um bem colectivo que não pode ser destruído.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Pizarro afronta António Costa?

O Partido Socialista deu ontem um triste exemplo do que é fazer política no Porto ao tentar chumbar os estatutos da Sociedade de Reabilitação Urbana na Assembleia Municipal. A Porto Vivo SRU está a ser municipalizada, depois do Estado a ter praticamente abandonado e de ter pretendido passar para a Câmara do Porto a maioria do capital que detinha.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Desporto e Juventude fecham com “chave de ouro” primeiro ciclo de reuniões com vereadores

Há um plano municipal que está a mitigar a escassez de equipamentos desportivos na cidade e a produzir efeitos positivos ao nível das taxas de utilização. A requalificação de infraestruturas, a partilha de instalações, o investimento na criação de novos pólos em locais estratégicos, e os apoios financeiros e de capacitação aos clubes, associações e colectividades constituem os principais eixos da estratégia. Na reunião com os associados do Porto, o Nosso Movimento, Catarina Araújo, vereadora do Pelouro da Juventude e Desporto, revelou ainda como está o Município a reaproximar-se dos jovens.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Reunião com Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto, nesta quinta

Dia 21 de Fevereiro, às 21 horas, a Associação Cívica promove nova reunião de prestação de contas com os vereadores eleitos pelo Movimento Independente. Catarina Araújo, vereadora com o Pelouro da Juventude e Desporto, escolheu o Pólo Zero da Federação Académica do Porto para o encontro com os associados.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Direcção do Porto, o Nosso Movimento recebe voto de louvor dos associados

Na primeira Assembleia Geral do Porto, o Nosso Movimento, os associados aprovaram por unanimidade um voto de louvor à Direcção da Associação e ao Conselho Fiscal. A iniciativa partiu de Álvaro Sequeira Pinto, que defendeu a distinção “pela forma como tem sido gerida a Associação” e como esta se tem posicionado perante os problemas da cidade e da Região.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Assembleia Geral aprova por unanimidade Relatório e Contas de 2018 e valida estratégia da Associação para 2019

Há sintonia total entre Direcção e associados do Porto, o Nosso Movimento. Na primeira Assembleia Geral, convocada pelo Professor Valente de Oliveira, foi sufragado por unanimidade o Relatório e Contas de 2018 e o Plano de Actividades e Orçamento para 2019. Apenas ao fim de um ano de existência, a Associação afirmou-se no espaço mediático, tornando-se também hoje evidente o seu peso político no País.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O único território politicamente relevante no país em que o bloco central não toca é o Porto”

A governação independente da Câmara do Porto deixa os dois principais partidos políticos do País com os nervos em franja e, para Rui Moreira, “o temor de que no futuro aquilo que sucede no Porto possa acontecer noutras cidades” tem-se manifestado numa aliança negativa entre PS e PSD. Os mais prejudicados desta “força de bloqueio” são os portuenses, avisa.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Primeira reunião da Assembleia Geral do Porto, o Nosso Movimento realiza-se na próxima quarta-feira, às 21 horas

A Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento convoca todos os associados a participar da sua primeira Assembleia Geral, no dia 13 (quarta-feira), às 21 horas, no Edifício da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Como está o Porto a desenvolver e a incentivar a mobilidade sustentável

Defender e promover o transporte público, a intermodalidade e os meios suaves. São estas as três pedras-de-toque da estratégia municipal para uma mobilidade sustentável e estiveram no centro do debate que teve como protagonista a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel. Na primeira reunião de escrutínio à governação independente em 2019, conheceram-se projectos actuais e futuros, como o grande projecto do Terminal Intermodal de Campanhã, mas também outros que, embora não tão mediáticos, ganham dimensão pela sua simplicidade e forte impacto na qualidade de vida dos cidadãos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Mobilidade é o tema central da reunião com a vereadora Cristina Pimentel, na próxima quinta-feira

A Associação Cívica, Porto o Nosso Movimento inicia o ano de 2019 a promover mais uma reunião de prestação de contas da governação independente. Desta vez, cabe a Cristina Pimentel, vereadora com o Pelouro dos Transportes e com o Pelouro da Fiscalização e Protecção Civil, apresentar os projectos em curso e os planos futuros para uma mobilidade cada vez mais sustentável na cidade. A reunião realiza-se no Elevador dos Guindais, às 21 horas do dia 17 de Janeiro. A entrada é livre.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Cumprimos escrupulosamente a lei para beneficiar os portuenses, mesmo que isso prejudique alguns interesses”

Leia na íntegra a intervenção de Rui Moreira, ontem à noite na Assembleia Municipal, na apreciação do Relatório da Comissão Eventual que avaliou os actos dos sucessivos executivos acerca da Arrábida. O relatório conclui pela legalidade de todos eles, mas informa sobre uma relação oculta entre o processo do Parque da Cidade (conduzido por Rui Rio) e as aprovações que, no seu tempo, foram dadas àquelas construções.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Frederico Fernandes sobre o preço da água: “Tenho muita pena de assistir ao denegrir do trabalho dos colaboradores da Águas do Porto”

Não sou de grandes declarações públicas sobre o que se passa à nossa volta, mas o que aconteceu ontem na reunião de Executivo a propósito da diminuição do preço da água, proposta por Rui Moreira, e da reacção que provocou no vereador do PSD, foi demasiado bizarro para não reagir.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Água mais barata são Contas à Moda do Porto. Água mais cara são contas à moda do PSD de Rui Rio

Em seis orçamentos, Rui Moreira baixou o preço da água no Porto por três vezes, manteve-o inalterado por duas vezes e só uma vez o subiu. No geral, o preço da água baixou 3,2% em cinco anos. Com Rui Rio, os portuenses passaram a pagar quase mais 30% pela água que consomem.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Porto não é Tancos

Façamos primeiro um breve historial. Recentemente, começou a ser construído um prédio na base da Ponte da Arrábida. PS e PSD tentaram lançar sobre Rui Moreira o ónus de ter decidido favoravelmente o empreendimento. Bem explicado em Assembleia Municipal, percebeu-se que as decisões eram afinal antigas e nenhuma da responsabilidade de Rui Moreira. Eram, afinal, anteriores.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Pedida divulgação pública do áudio da comissão em que socialista se demite depois de apresentar falso relatório final sobre a Arrábida

A cultura democrática do “centrão” constituído pelo PS e PSD funciona apenas quando um dos dois (ou ambos) está no poder. Na comissão de inquérito que está a decorrer no Porto, estes dois partidos não aceitaram a democracia, quando esta funcionou para desmascarar um truque.

Ler Artigo Completo

Partilhar

PS abandona Comissão da Arrábida depois de tentar “chapelada” com falso relatório final

O representante do Partido Socialista saiu ontem pela porta pequena da Comissão de Inquérito que procura apurar a legalidade dos actos referentes às obras na Arrábida e sua relação com os Acordos do Parque da Cidade. Pedro Braga de Carvalho tentou fazer passar como “final” um relatório cujas conclusões só ele apurou e que não tinham o acordo de nenhum dos membros da Comissão. A “chapelada” foi desmascarada e o deputado desertou.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Orçamento de 2019 cumpre ambicioso plano de investimentos para a cidade

As obras de restauro do Mercado do Bolhão, a requalificação da via pública, a construção o Terminal Intermodal de Campanhã, aliadas a um forte investimento na coesão social, são alguns dos principais desafios da cidade do Porto no próximo ano. No jantar-debate organizado pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, que reuniu mais de 150 pessoas, Rui Moreira apresentou o Orçamento para 2019, “o maior de sempre deste século”, no valor de 293 milhões de euros. Um Plano que concilia a execução de obras estruturais, com a descida da carga fiscal sobre os portuenses, através de reduções consideráveis no IMI.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Inscreva-se no jantar com Rui Moreira “Orçamento 2019 – desafios de investimento”

A associação cívica Porto, o Nosso Movimento organiza o último jantar temático de 2018 no dia 6 de Dezembro (quinta-feira), às 20 horas, no Restaurante Terrella. O tema é “Orçamento 2019 – desafios de investimento”. Fique a conhecer todos os projectos que se completam ou arrancam em 2019.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Não é o PS que faz falta à governação de Rui Moreira. É a ética que faz falta a Manuel Pizarro.

Manuel Pizarro costuma dizer que o PS faz falta à governação de Rui Moreira. Bem ao contrário, o respeito, os princípios éticos e a palavra de Rui Moreira fazem muita falta ao PS, sobretudo, ao PS de Manuel Pizarro. E a capacidade de execução e investimento que o Executivo – sem PS – está a demonstrar neste mandato, também. O mais recente caso reporta à aprovação pelo Executivo Municipal do branding do Pavilhão Rosa Mota.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Movimento independente insiste amanhã em reunião de Executivo no Quartel de Monte Pedral

Rui Moreira e os seus vereadores independentes vão amanhã, em reunião de Executivo, apresentar uma moção para reforçar o pedido já formulado pelo Presidente ao Ministro da Defesa, para que seja devolvido à Câmara o terreno do quartel que fica junto à Rua da Constituição.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira mandou fazer Centro de Saúde em Ramalde e exige agora que o Estado cumpra compromisso

Rui Moreira denunciou hoje mais uma situação em que o Estado se está a portal mal com o Porto, prejudicando a assistência que é dada no âmbito do Serviço Nacional de Saúde. O presidente da Câmara do Porto explicou, no edifício que está pronto e foi construído pela autarquia para ser um Centro de Saúde, que assinou com o Estado Português, através da Administração Regional de Saúde, um memorando e um protocolo a 23 de Setembro de 2016. Esses documentos foram assinados por parte da Câmara por Manuel Pizarro, então vereador com pelouro, e por Pimenta Marinho, então e ainda, presidente da ARS Norte. Fizeram-no publicamente, na presença de Rui Moreira e do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. Mas dois anos e dois meses depois, a Câmara cumpriu mas o Estado não entregou à Câmara o terreno a que se comprometeu.

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO sobre a mentira e insulto do PSD acerca da chamada de Rui Rio à Comissão sobre obras na Arrábida

O PSD violou hoje, em comunicado, princípios éticos basilares em política, pondo em causa o funcionamento democrático de uma comissão eventual criada no âmbito da Assembleia Municipal do Porto sobre as obras na Arrábida e a sua relação com os acordos estabelecidos por Rui Rio para pagar as avultadas indemnizações aos promotores de empreendimentos imobiliários no Parque da Cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Ensaio de “Bloco Central” no Porto tentou chumbar orçamento mas perdeu

PS e PSD, com a ajuda do BE, tentaram, pela primeira vez na história autárquica do Porto, chumbar, de mãos dadas, um orçamento. Mas perderam, mesmo com a ajuda do BE, numa estranha coligação negativa que mais parece um balão de ensaio para o país.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira em Madrid para participar numa cimeira de autarcas da Alliance of Liberals and Democrats for Europe

Rui Moreira, líder do movimento independente que governa no Porto, participa esta sexta-feira no 4º Liberal Mayors Summit, em Madrid, a convite da Alliance of Liberals and Democrats for Europe. Foi convidado, enquanto independente, a participar nos trabalhos e tem encontros a dois com o belga Bart Sommers, o presidente da organização, que realiza em Espanha o seu congresso, e com o espanhol Albert Rivera, presidente do Ciudadanos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Crónica de Francisco Ramos ao JN: “O melhor Porto”

Francisco Ramos, presidente da direcção da Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, assina hoje no JN uma crónica que assinala o primeiro ano da segunda vitória eleitoral de Rui Moreira. O quinto ano consecutivo de um Porto também mais independente.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O centralismo existe para além das razões corporativas. E a razão são os votos”, entende António Lobo Xavier

António Lobo Xavier, advogado e ex-deputado na Assembleia da República do CDS, constatou nas Conversas à Porto sobre “Descentralização e Coesão Territorial” que o poder político investe, tendencialmente, em zonas altamente densificadas, porque é aí que se conseguem extrair maiores proveitos eleitorais. Mas, se for verdadeira a intenção de “quebrar o fosso entre o litoral e o interior”, tem de ser o próprio Estado a promover esse investimento. O mesmo exige planeamento e estudo, para que as decisões tomadas não sejam discricionárias e, convirjam, efectivamente, para criar novas centralidades no país.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Jorge Coelho sobre Rui Moreira: “Gostei muito de ouvir o vosso presidente dizer que o Porto não quer ser capital de nada. É uma forma de poder contribuir para um país melhor, à século XXI”

O ex-ministro do PS, Jorge Coelho, elogiou a conduta e independência de Rui Moreira na governação da Câmara do Porto. A afirmação enquadrou-se nas Conversas à Porto sobre “Descentralização e Coesão Territorial”, que esta semana juntou o histórico socialista, o independente convicto e o democrata-cristão, António Lobo Xavier.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Arrábida: Onde estava o PS em 2009? E onde esteve entre 2013 e 2017?

O Partido Socialista veio hoje defender o embargo das obras na Arrábida. A Associação Cívica Porto, O Nosso Movimento concorda que obras ilegais devam ser embargadas, mas tal deve acontecer quando os tribunais ou outros órgãos de justiça determinem que o são e não apenas quando dá politicamente jeito ao PS.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O país é um incómodo para Lisboa”, diz Rui Moreira

O centralismo não verga às tentativas, ainda que tímidas, de descentralização e continua a impor a sua vontade ao país. Caso paradigmático dessa realidade é a (não) transferência do Infarmed para o Porto que, segundo Rui Moreira, “não vai acontecer nunca, porque vai continuar forever and ever em Lisboa”. Este tema e o estado da nação relativamente à macrocefalia da capital dominaram as Conversas à Porto sobre “Descentralização e Coesão Territorial”, promovidas esta segunda-feira pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento que, para além do independente que preside à Câmara do Porto, contaram com mais dois oradores convidados de diferentes espectros políticos: António Lobo Xavier e Jorge Coelho. Veja aqui o vídeo do debate na íntegra.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Porto pode perder o Infarmed mas não aceita que lhe percam o respeito

As gargalhadas com que Carlos César, presidente do PS e ex-presidente do Governo Regional dos Açores, reagiu hoje quando foi questionado na RTP se compreendia a reacção do presidente da Câmara do Porto à notícia de que o Infarmed ficará em Lisboa são uma falta de respeito pelo Governo, pelo Grupo de Trabalho nomeado pelo Governo, pelo Infarmed, pela descentralização, mas sobretudo pelo Porto e pelos portuenses.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Ministro da Saúde muda de ideias e passa por cima de decisões do Conselho de Ministros sobre o Infarmed

A Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento questiona o Primeiro-Ministro se esta cambalhota do Ministro da Saúde tem a sua cobertura e concordância e se o assunto foi ou não discutido em Conselho de Ministros, já que não se conhece a publicação de qualquer resolução desse órgão contrária à publicada em Diário da República.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Grupo Municipal do movimento de Rui Moreira pede comissão de inquérito à Arrábida e sua relação com o Parque da Cidade

O movimento independente de Rui Moreira quer acabar com a demagogia e com as mentiras que têm sido ditas acerca das construções na Arrábida e quer que toda a verdade sobre as aprovações dadas no presente e anteriores mandatos seja apurada. O líder da bancada da candidatura, André Noronha, pediu, por isso, no âmbito da Assembleia Municipal, que seja aberta uma Comissão de Inquérito e que seja averiguada uma eventual ligação entre as aprovações dadas pelos executivos de Rui Rio naquele local com os acordos estabelecidos em relação ao Parque da Cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO: PSD meteu no bolso comissão de inquérito sobre a Arrábida. Porquê?

Segundo uma notícia publicada pelo jornal Público uma hora antes da última reunião da Assembleia Municipal, que decorreu na passada segunda-feira, o PSD Porto iria apresentar na sessão um pedido de criação de uma comissão de inquérito às obras da Arcada, a decorrer na Arrábida. Mas o silêncio do PSD foi total. Porquê?

Ler Artigo Completo

Partilhar

Conversas à Porto sobre “Descentralização e Coesão Territorial” com Jorge Coelho, Rui Moreira e António Lobo Xavier, na próxima segunda-feira

As Conversas à Porto, promovidas pela associação cívica Porto, o Nosso Movimento, estão de regresso. Na próxima segunda-feira, dia 24, uma tríade de peso vai debater o processo de descentralização e a coesão territorial do país: António Lobo Xavier, advogado e militante do CDS; Jorge Coelho, ex-ministro do PS e gestor; e Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto. A sessão, que ganhará forma de jantar-debate e será moderada por Miguel Pereira Leite, presidente da Assembleia Municipal, terá lugar no Restaurante da Fundação Cupertino de Miranda, às 20 horas. As inscrições estão abertas para associados e não-associados.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira em entrevista ao Notícias Magazine diz que o seu futuro passa sempre pelo Porto

São oito páginas de uma entrevista nunca antes feita ao presidente da Câmara do Porto. Uma conversa que perpassa toda a sua vida, que revela como nasceu a paixão pela política, que deixa vincado o espírito independente que sempre o norteou, e que lança um olhar sobre os planos futuros do autarca. Rui Moreira abre a porta da continuidade a um terceiro mandato à frente da cidade, caso “um conjunto de coisas que gostaria de deixar realizadas”, por vicissitudes diversas e exogóneas, não se cumpram integralmente.

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO: Afinal Rui Moreira, o autarca “bairrista” do Porto, tinha razão em relação à TAP

A TAP anunciou ontem que irá retomar parte da operação abandonada no Porto há dois anos e passar a ligar ainda a outras cidades europeias o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Também a ponte-aérea será reformulada, reconhecendo a companhia que esta não cumpre os seus objectivos.
Tal decisão mostra que Rui Moreira tinha razão quando há dois anos levantou a sua voz pelo facto de uma companhia de bandeira, detida a 50% pelo Estado, estivesse sucessivamente a abandonar as suas obrigações de serviço público, prejudicando o país.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Movimento questiona Governo sobre Metro do Porto

Vereadores independentes apresentam amanhã moção com questões ao Governo sobre a Metro do Porto. Trata-se de garantir que existe financiamento para novas composições para a Metro do Porto e que a Região terá as mesmas condições quanto aos passes gratuitos para cidadãos até aos 12 anos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

PSD Porto usa tema da Arrábida para atacar líder do Partido?

A construção de dois edifícios junto à escarpa da Arrábida está autorizada desde 2001 e durante os 12 anos de presidência de Rui Rio foram aprovados vários PIP’s e até passada uma licença de obra a meses das eleições. Se foi essa a situação encontrada pelo executivo de Rui Moreira em 2013, porque insiste o PSD Porto em falar do assunto?

Ler Artigo Completo

Partilhar

PSD Porto insiste em expor o seu líder nacional na questão de Montebelo

Em três dias seguidos, o PSD Porto emitiu três comunicados a dizer o mesmo sobre uma obra na Rua de Montebelo. Os três foram publicados pela Agência Lusa e os três procuram branquear a verdade: o edifício a que se refere o PSD foi aprovado em 2005 pelo executivo liderado por Rui Rio. E o PDM em vigor que suporta a construção, e que o PSD Porto critica por alegadamente reflectir a visão de “cidade densa” de Rui Moreira, é o PDM de Rui Rio, aprovado em 2006.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Edifício na Foz agora criticado pelo PSD foi autorizado pelo executivo de Rui Rio

PSD Porto emitiu um comunicado onde acusa o actual executivo municipal de actos que, afinal, foram tomados pela Câmara quando era presidida por Rui Rio. Sobre uma obra que está embargada na Rua de Montebelo, na Foz, o PSD Porto oculta que esse empreendimento foi aprovado, naquele local e com aquela volumetria pelo executivo presidido pelo actual líder do PSD, em 2005. Diz o PSD que é Rui Moreira quem tem uma visão do urbanismo que permite aquele tipo de volumetria. Mas a construção em causa cumpre o PDM revisto por Rui Rio e pelo PSD em 2006 e foi por si aprovada.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Eleitos pelo movimento independente apresentam amanhã moção sobre a nova Lei Quadro da Descentralização

O Presidente da Câmara do Porto e os seis vereadores eleitos pelo movimento independente “Rui Moreira, Porto o Nosso Partido” levam amanhã, a reunião de Executivo Municipal, uma moção sobre a nova Lei das Finanças Locais e Lei Quadro da Descentralização. Em causa está o pedido de clarificação dos montantes a transferir para o Município, no que diz respeito às participação nas receitas do IVA. Pode ler a moção aqui.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira explicou ao Observador que nunca pediu ao Governo que o Infarmed viesse para o Porto

Em entrevista ao Observador, Rui Moreira criticou o acordo sobre a descentralização e disse que este vai transformar os municípios em meros prestadores de serviços de “ hotelaria” a escolas e centros de saúde.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Porto não se verga ao “centrão” centralista

O “centrão” votou hoje contra os interesses do Porto relativamente ao processo de descentralização gerido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), por acordo com o Governo. PS e PSD assinaram a nível nacional um acordo a que chamaram de descentralização e a ANMP deu, sem consultar os municípios, o seu acordo para que a Assembleia da República legislasse.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Cumprimos e prestamos contas

A Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento faz um balanço positivo do primeiro semestre de actividades. Na reunião ocorrida esta semana, que ganhou forma de Assembleia Geral, Francisco Ramos, presidente da Direcção. sublinhou que está satisfeito com o cumprimento sumário do Plano de Actividades, não tendo, contudo, deixado de observar que a Associação nasceu há poucos meses e, por esse motivo, está ainda em fase de crescimento. Para que a dinâmica se mantenha e se intensifique, a participação activa dos associados é fundamental, bem como a adesão de mais cidadãos que se identifiquem com o movimento que norteou as duas candidaturas independentes de Rui Moreira à Câmara do Porto. A abertura e encerramento da sessão foi conduzida pelo Professor Valente de Oliveira, presidente da Assembleia Geral.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Reunião para balanço do 1.º semestre, esta quarta-feira, às 21 horas

Na próxima quarta-feira, 18 de Julho, às 21 horas, a Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento convoca os associados para uma reunião de balanço dos primeiros seis meses de actividade. A sessão terá lugar no Salão Nobre da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos (Rua do Campo Alegre, 244).

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO – Movimento de Rui Moreira denúncia “bloco central de interesses na ANMP”

A defesa do municipalismo e do poder local é uma marca do movimento que suporta a governação independente de Rui Moreira na Câmara do Porto. O processo descentralização de competências anunciado pelo Governo tem sido por isso acompanhado com crescente interesse e com cada vez maior preocupação pela Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Comunicado: caso dos e-mails anónimos e investigação do Ministério Público

A Associação Porto, o Nosso Movimento foi hoje surpreendida com notícias acerca do envio de e-mails em massa anónimos, mentirosos e difamatórios no contexto da última campanha eleitoral, acusando funcionários, políticos e até o presidente da Câmara do Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Game-changer”: 40 milhões de investimento privado para a reconversão do antigo Matadouro Industrial

Quando o mercado olha para Campanhã como território de oportunidades e decide apostar num projecto que transformará, para sempre e para melhor, a dinâmica da cidade e a forma como ela se organiza, é porque alguma coisa mudou. Desde logo, mudou o discurso político, complementado por um conjunto de outros projectos-âncora para a zona oriental impulsionados pelo Município. Só esta mudança explica que haja hoje uma empresa nacional, com sede na Região Norte do país, a querer investir cerca de 40 milhões de euros na reconversão do Matadouro. Foi sobre este case study, que não tardará muito em saltar do papel para o terreno, que Rui Moreira, falou no mais recente jantar temático promovido pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Demagogia do BE foi derrotada ontem na Assembleia Municipal

A demagogia em torno de pretensos despejos no Porto foi ontem completamente derrotada na Assembleia Municipal do Porto. A criação artificial da ideia de que existem despejos em massa na cidade e que, pior do que tudo, a culpa é da Câmara foi ontem desmascarada no órgão fiscalizador. O Bloco de Esquerda, apoiado por radicais de esquerda e anarquistas em supostas manifestações onde até estrangeiros são usados, viu as suas propostas rejeitadas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Jantar temático sobre o Matadouro realiza-se a 26 de junho com Rui Moreira

O projeto da reconversão do Antigo Matadouro Industrial de Campanhã, já anunciado à cidade, será o tema do terceiro jantar temático organizado pelo Porto, o Nosso Movimento, que se realiza a 26 de junho (terça-feira), às 20 horas, no Restaurante da Fundação Cupertino de Miranda. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, explicará como se desencadeou este processo, iniciado em 2016, e de que forma esta obra estruturante pode servir como um desafio à cidade ou, pelo menos, a uma boa e importante parte dela – a zona oriental – mudando-a. As inscrições estão abertas para associados e não-associados.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A aula de Fernando Paulo aplicada à Educação no Porto

A Câmara do Porto consigna 7 milhões de euros do seu orçamento anual para a Educação. Um crescimento sustentado ao longo deste e do anterior mandato autárquico, que não vai quedar-se por aqui. É essa a intenção de Fernando Paulo, vereador responsável pelo Pelouro da Educação, que defende as provas dadas pelo Município na gestão das escolas do 1.º ciclo de ensino básico e também na rede pré-escolar, como argumento válido para que o Estado central avance com uma efectiva descentralização nesta área. Em mais uma reunião promovida pelo Porto, o Nosso Movimento, Fernando Paulo fez também uma radiografia detalhada à requalificação do edificado escolar, aos projectos educativos em curso, e identificou os desafios futuros, versados no Manifesto Eleitoral independente.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Educação é o tema da próxima reunião com o vereador Fernando Paulo, dia 24 de Maio (quinta-feira)

Dia 24 de Maio, às 21 horas, a Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento promove a quarta reunião com vereadores da Câmara do Porto. Fernando Paulo, vereador responsável pelo Pelouro da Educação, irá prestar contas sobre a implementação do projecto educativo municipal, aproveitando também para apresentar as linhas programáticas futuras e avaliar a necessidade da descentralização de competências para o Município na área educativa. A reunião é de entrada livre.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Se os partidos não perceberam o que se passou no Porto, então não perceberam nada”

Na entrevista que deu a Júlio Magalhães, no Porto Canal, Francisco Ramos, presidente da direcção da Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, lamentou o aproveitamento político das forças partidárias que, face aos melhores resultados económicos do milénio apresentados pela Câmara do Porto em 2017, vieram “querer dizer que ter boas contas é mau”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Movimento está longe de estar conotado com o PSD”

Francisco Ramos, presidente da direcção da associação Porto, o Nosso Movimento, deu ontem uma entrevista ao Porto Canal, onde explicou os objectivos da organização. Assumiu que Rui Moreira é a grande figura do movimento, mas diz que não será o único protagonista.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Francisco Ramos em grande entrevista ao programa Júlio Magalhães, esta sexta-feira, às 23 horas, no Porto Canal

O presidente da direcção da Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, Francisco Ramos, é o convidado de Júlio Magalhães no próximo programa conduzido pelo jornalista do Porto Canal, em formato de grande entrevista. A conversa é emitida dia 4 de Maio, às 23 horas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Bolhão: um amor feliz

Pode um amor impossível ser um amor feliz? Mesmo que o tempo afaste os amantes ou as circunstâncias se interponham? David Mourão Ferreira arguiu que sim no seu único romance: “Um amor feliz”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Campanhã é hoje território de oportunidades graças às pontes que o discurso político construiu

O enquadramento da futura ponte sobre o Douro no pensamento estratégico que o Movimento Independente tem para a zona oriental da cidade constituiu o mote para a reunião com o vereador Pedro Baganha, responsável pelo pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto. Campanhã tem no seu território identificados muitos problemas e são precisamente a partir deles que nascem soluções e oportunidades de crescimento. Esta visão tem pautado o discurso político municipal, que não se fica só pelas palavras. Nesta freguesia, há projectos estruturantes em curso, capazes de unir toda a cidade pela primeira vez na sua história.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“A nova ponte, Campanhã, uma política” é o tema da reunião com o vereador Pedro Baganha, esta quinta-feira

Dia 26 de Abril, às 21 horas, realiza-se no Mira Fórum a terceira reunião de vereadores da Câmara do Porto promovida pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento. Pedro Baganha, vereador responsável pelo Pelouro do Urbanismo, vai prestar contas sobre a estratégia municipal para a zona oriental da cidade e explicar como o anúncio da nova ponte vai contribuir para potenciar, ainda mais, este território.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Regionalização é motor de desenvolvimento para o país

Com o centralismo perde todo o país, por isso a regionalização é o melhor caminho para o progresso do Estado-nação. Em linhas gerais, foi esta ideia-chave que emanou das Conversas à Porto entre Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira. Na sessão, que contou com casa cheia, Rui Moreira propôs um novo sistema eleitoral e expôs vários casos que têm impedido uma real descentralização. Do lado de Miguel Albuquerque bebeu-se como fonte de inspiração o modelo de governação da Madeira, que “tarda em chegar à província”, e reteve-se o incitamento ao combate político em defesa das regiões continentais.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Cobertura mediática das Conversas à Porto com expressão… na Madeira

O momento era inédito, pelo tema e pelos seus protagonistas. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto e Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, debateram esta semana a descentralização e a regionalização, mas na proporcionalidade de conteúdo das notícias publicadas em diferentes meios de comunicação social, foi o Diário de Notícias da Madeira o órgão que mais relevo deu à iniciativa. Em território continental, apenas a RTP fez uma reportagem alargada.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Infarmed é exemplo paradigmático do bloqueio à descentralização

“Alguém acredita que alguma coisa pode ser descentralizada em Portugal, se o Infarmed não pode?”. A questão retórica, levantada por Rui Moreira, nas Conversas à Porto sobre descentralização e regionalização, teve como propósito lançar a reflexão sobre um assunto que esteve na agenda mediática do país e que, pese embora ainda não esteja encerrado, conduziu a opinião pública a considerar o Porto “o vilão da história”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira defende círculos eleitorais NUT e a adopção do sistema finlandês de “duplo voto”

Os círculos eleitorais devem ser alargados às regiões NUT II e o sistema de “voto duplo” – no partido e nas pessoas – aproxima os cidadãos da vida política. Estas duas ideias, sublinhadas por Rui Moreira no regresso das Conversas à Porto, constituem pedras basilares para um futuro modelo de regionalização, defendeu.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira e Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, em Conversas à Porto sobre descentralização e regionalização

A nova sessão de Conversas à Porto, marcada para o dia 17 de abril, às 20,30 horas, no Restaurante Terrella (junto à Casa da Música), recebe um convidado especial. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, irá debater com Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, o futuro da descentralização e da regionalização do país. Miguel Pereira Leite, presidente da Assembleia Municipal, faz a moderação do encontro.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Porto, o Nosso Movimento admite jovens associados a partir dos 16 anos de idade

Todos os cidadãos com mais de 16 anos de idade podem ser admitidos como associados do Porto, o Nosso Movimento. A decisão, deliberada por unanimidade pela Direcção da Associação Cívica, introduz ainda outra novidade: quem tenha entre os 16 e os 18 anos e queira fazer parte deste movimento de cidadania fica isento da quota mínima anual, no valor de 20 euros.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Francisco Ramos admite que Rui Moreira pode recandidatar-se ao terceiro mandato em entrevista ao JN

A recandidatura de Rui Moreira ao terceiro mandato pode mesmo acontecer, se a coligação negativa entre PS e PSD perdurar na cidade do Porto e impedir o autarca independente de cumprir o seu programa nos oito anos estabelecidos. Quem o admite é Francisco Ramos, presidente da Direcção do Porto, o Nosso Movimento, em entrevista hoje publicada no Jornal de Notícias. Para além deste tema, a conversa abordou também a constituição e objectivos da Associação Cívica formada em dezembro de 2017, o seu carácter pluralista e o seu único propósito: o Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Ricardo Valente presta contas com saldo positivo: Economia, Turismo e Comércio estão a regenerar e a dinamizar a cidade

Nos últimos anos, a cidade do Porto tem atraído um grande volume de investimento externo, em diferentes sectores de negócio. Também no turismo, com margem para crescer, e no comércio tradicional, que soube adaptar-se sem se descaracterizar, os indicadores apontam um futuro auspicioso. Um diagnóstico para o qual – reconhecidamente – o Município tem contribuído enquanto agente facilitador e dinamizador. E foi sobre esta actividade que prestou contas o vereador Ricardo Valente, na reunião de associados promovida pelo Porto, o Nosso Movimento, realizada na BLIP.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Manuel Pizarro ataca tudo e todos e nem a CCDRN e o Governo de António Costa poupa

O vereador do PS, Manuel Pizarro, que ultimamente se tem colocado ao lado de Álvaro Almeida (PSD) em decisões e críticas à política de cultura da Câmara do Porto, excedeu todos os limites. Não lhe basta estar contra as decisões dos portuenses quanto à continuidade da política cultural de Rui Moreira, como ataca os do seu partido e chama aos pareceres que não lhe agradam como “enviesados”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Cancelado debate entre Álvaro Almeida e Francisco Ramos

Ao contrário do inicialmente previsto, o debate sobre partidos políticos e movimentos independentes, em que participaria Francisco Ramos, presidente da Direcção do Porto o Nosso Movimento, não se vai realizar. Em comunicado, a organização do encontro explica o motivo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Reunião com o vereador Ricardo Valente realiza-se esta quinta-feira

Dia 22 de Março, às 21 horas, realiza-se na BLIP a segunda reunião de vereadores da Câmara do Porto promovida pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento. Ricardo Valente, vereador responsável pelo Pelouro da Economia, Turismo e Comércio e pelo Pelouro da Gestão de Fundos Comunitários será o protagonista de mais uma sessão dedicada à prestação de contas dos eleitos pelo movimento independente.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Qual a quota-parte de Pizarro na bancarrota de Sócrates?

O vereador socialista Manuel Pizarro dedicou-se hoje a mais um exercício de lamentável demagogia, ao sugerir que Rui Moreira deveria cometer ingerência nas Juntas de Freguesia.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O PS de Manuel Pizarro contra o PS de António Costa?

Vereador socialista está contra a política cultural no Porto e defende precaridade laboral na cultura, contraria decisões do Governo de António Costa e reacende velhos fantasmas acerca da “insustentabilidade da cultura”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Uma nova forma de fazer cidade nasce com a requalificação do Rosa Mota

Está em curso a obra de requalificação do Pavilhão Rosa Mota e foi sobre o ela que se falou no primeiro jantar temático da Associação Cívica – Porto, o Nosso Partido. De Pedro Baganha ficamos a saber pormenores técnicos que vão revolucionar o interior do equipamento, adaptando-o a diferentes usos. De Rui Moreira conhecemos toda a história por detrás de uma decisão que trará não só nova vida ao Rosa Mota e aos jardins do Palácio de Cristal, mas que também ousará novas formas de fazer cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Primeiro jantar temático realiza-se esta quarta-feira com Rui Moreira

Dia 7 de Março, às 20 horas, realiza-se na Fundação Cupertino de Miranda o primeiro jantar temático da Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento, com a presença de Rui Moreira. O jantar terá lugar no Restaurante da Fundação Cupertino de Miranda, sendo seguido da apresentação do projecto para o Pavilhão Rosa Mota.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Alexandre Herculano terá obras graças à Câmara… mas com contas à moda do Porto

Em 2016, o estado de degradação do Liceu Alexandre Herculano – uma escola pertencente ao Estado – gerou polémica na cidade. O Governo não tinha, até então, sido capaz de encontrar os recursos para um obra que estava orçada em 15 milhões de euros. E a Câmara não podia fazer obra fora do seu âmbito e competências.

Ler Artigo Completo

Partilhar

E o PS sabia quem era Odete Patrício?

A vereadora que o PS queria para a cultura concordaria em demolir a “Casa dos Engenheiros”, de Edgar Cardoso, e não sabe quem foi Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Sala cheia para ouvir Filipe Araújo explicar sobre o que anda a cidade a fazer pelo Ambiente e Inovação

Temas-chave para o futuro sustentável da cidade, Ambiente e Inovação, marcaram a estreia da reunião com vereadores que, quinta-feira à noite, se realizou na UPTEC, no pólo da Asprela. O protagonista do primeiro episódio desta série de encontros mensais, promovida pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, foi Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e responsável por aqueles dois pelouros, tão relevantes para uma cidade que se quer cada vez mais verde, harmoniosa, eficiente e inovadora. Durante cerca de 1,15 horas, o eleito pelo movimento independente fez uma estruturada prestação de contas para uma sala com lotação esgotada.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Exemplar meu caro Rui

O filme “Russa”, que hoje é exibido na secção competitiva do Festival de Berlim, pode não ser a solução para o Bairro do Aleixo, até porque essa está há quatro anos a ser assumida por Rui Moreira. Mas é, pelo menos, um acto de coragem democrático raro, senão mesmo inédito.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Primeira reunião entre associados e vereadores realiza-se esta quinta-feira com Filipe Araújo

Na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, às 21,30 horas, na UPTEC, realiza-se a primeira reunião de vereadores da Câmara do Porto promovida pela associação cívica Porto, o Nosso Movimento. Filipe Araújo, vice-presidente e responsável pelos pelouros da Inovação e Ambiente, será o responsável por abrir este ciclo de reuniões, que terão lugar uma vez por mês.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Assista em vídeo à “lição” que Rui Moreira deu no Parlamento sobre habitação e ilhas do Porto

Rui Moreira esteve numa comissão da Assembleia da República para falar de habitação e das ilhas do Porto. A presença de Rui Moreira foi aprovada por unanimidade por proposta do Bloco de Esquerda. No final, quase todos os partidos acabaram a elogiar e a reconhecer o trabalho da Câmara do Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira leva ao Parlamento exemplo do Porto na requalificação das ilhas e pede atuação do Governo neste domínio

A convite da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, Rui Moreira deslocou-se ontem à Assembleia da República para falar sobre a política de habitação para as ilhas do Porto. Da análise exaustiva que fez sobre a requalificação destes aglomerados habitacionais, na sua maioria privados e que, pela sua estimativa, requerem um investimento de 32 milhões de euros, Rui Moreira, eleito pelo movimento independente para presidir à Câmara do Porto, acusou o Estado de ter liberalizado a Lei das Rendas para depois vir exigir “que as câmaras, em compensação, promovam a nacionalização do terreno e a expropriação [das ilhas]”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO: Movimento independente pede à CDU esclarecimentos sobre 26 substituições de deputados

Os deputados do Movimento Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido, tomaram ontem conhecimento, durante a sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, de um aparente inédito expediente, que não dignifica os órgão autárquicos nem os partidos políticos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Plano de Actividades para o primeiro semestre foi apresentado na reunião inaugural de associados

Está traçado e comunicado o Plano de Actividades para o primeiro semestre de 2018 da Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento. O cronograma de acções foi ontem à noite apresentado pelo presidente da Direção da Associação, Francisco Ramos, durante a primeira reunião dos associados da organização, que teve lugar no auditório da Junta de Freguesia do Bonfim.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Reunião de associados esta terça-feira no Bonfim

Os associados da “Porto, o Nosso Movimento”, reunem-se esta terça-feira, dia 6 de Fevereiro, pelas 21 horas, no salão nobre da Junta de Freguesia do Bonfim.

Ler Artigo Completo

Partilhar

100 dias de mandato cumprem-se com trabalho para mostrar

Cumprem-se hoje 100 dias do segundo mandato de Rui Moreira como presidente da Câmara do Porto. Eleito a 1 de Outubro de 2017 com maioria absoluta, tomou posse a 25 de Outubro do mesmo ano, juntamente com um executivo constituído por seis vereadores com pelouro, todos eleitos pela sua candidatura independente. Para assinalar este dia, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento inaugura hoje o seu site, em www.portoonossomovimento.pt.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Conheça o movimento e torne-se associado

Criada em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Aeroporto, Ave e relações com Galiza em grande entrevista de Rui Moreira ao Voz de Galicia

O presidente da Câmara do Porto deu uma entrevista ao jornal galego Voz de Galicia. As relações com a região e a actual dinâmica económica e turística da cidade estiveram em destaque.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Faça-se associado de “Porto, o Nosso Movimento”

Já pode juntar-se à nova associação que recentemente foi criada. Faça o download do formulário de candidatura, preencha-o, digitalize-o e envie-o por email.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Não devemos ter vergonha da política”, diz Rui Moreira na noite em que anuncia criação de associação cívica

A noite de ontem ficou marcada pelo anúncio da criação da associação “Porto, o Nosso Movimento”, que emana das candidaturas independentes de Rui Moreira. Francisco Ramos, o presidente da nova organização, explicou a cerca de 200 apoiantes o seu funcionamento e autarca independente, lembrou que a luta pelo prestígio do Porto não se pode limitar aos actos eleitorais.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Nasceu a associação cívica “Porto, o Nosso Movimento”

Durante um jantar com mais de 200 apoiantes realizado esta noite, Rui Moreira anuncia a criação de uma associação que pretende debater a sociedade e ter intervenção cívica na cidade e fora dela. Luís Valente de Oliveira, Miguel Pereira Leite, Francisco Ramos e Nuno Santos são os outros fundadores desta organização que aproveitará a massa crítica revelada, sobretudo, durante a última campanha eleitoral.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira reúne apoiantes e amigos em jantar no dia 27 de Dezembro

88 dias após a extraordinária vitória eleitoral nas Eleições Autárquicas, o movimento independente de Rui Moreira vai realizar um jantar, no Restaurante Fundação, pelas 20 horas. A iniciativa é limitada ao número de lugares disponíveis e as inscrições já podem ser feitas através de email.

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO: Movimento de Rui Moreira condena visão pró-centralista e populista de Manuel Pizarro sobre Universidade do Porto

Com toda a legitimidade e competência e com o acordo do Conselho de Curadores nomeado pelo Governo, constituído ou suportado pelos partidos de esquerda (PS, PCP e BE), a Universidade do Porto decidiu colocar em hasta-pública um dos seus edifícios (antigo Colégio Almeida Garrett), sem utilidade para a instituição desde 2001.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Veja as imagens dos bastidores da vitória

Nos bastidores de uma eleição há sempre nervoso miudinho, expectativas e convicções. Depois, chegam os números, fazem-se contas e discursos e, quando corre bem, há festa.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Maioria absoluta de Rui Moreira é a sexta da democracia no Porto e provoca terceiro pior resultado de sempre ao PS

O PS, que em 2013 tinha tido o pior resultado da sua história, manteve-se abaixo dos 30%, o que só tinha acontecido, também, em 1985. PSD e PCP tiveram os piores resultados de sempre Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Movimento de Rui Moreira cresceu em todas as freguesias e foi o que mais subiu em número de votos e mandatos

Independentes foram os que mais cresceram em número total de votos e em mandatos. Foi nas freguesias que o maior crescimento de mandatos se deu. No conjunto das três eleições (Executivo, Assembleia e Freguesias), o movimento arrecadou 136.859 votos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O Porto sempre mostrou que, para nós, a defesa da liberdade não é uma palavra vã. Há-de ser, portanto, o nosso partido, o Partido do Porto” – Francisco Sá Carneiro

Rui Moreira conseguiu ontem uma vitória histórica, ao conquistar a maioria absoluta nas eleições autárquicas, concorrendo com os maiores partidos portugueses. Oo independente terminou o seu discurso de vitória citando Francisco Sá Carneiro.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Maioria absoluta. Obrigado Porto.

O Porto voltou esta noite a fazer história. Os eleitores da cidade Invicta reforçaram a confiança depositada há quatro anos num projecto independente, dando-nos hoje a maioria absoluta. O Porto continuará a ser por aqui.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira: “Nós temos o melhor programa para a cidade”. O Porto é por aqui e tem Presidente!

Na intervenção final de Rui Moreira antes do encerramento da campanha, que se iniciou às 22,20 horas, o candidato independente à Câmara do Porto apelou aos portuenses que não tenham medo do futuro. Com obra feita, a melhor equipa aos três órgãos autárquicos, quer continuar a governar a cidade por mais quatro anos. Sempre defendendo a voz do Porto, combatendo o centralismo e gerindo o sucesso que o Porto granjeou.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Fizemos uma campanha limpa, sem parafrenálias e que dignificou o Porto”, afirma Rui Moreira

O jantar de encerramento do Nosso Partido é o Porto acaba de iniciar. Perante cerca de 700 apoiantes que querem Rui Moreira por mais quatro anos na presidência da Câmara, o candidato independente agradeceu o apoio de todos quantos contribuíram para uma “campanha fantástica, limpa, sem parafrenálias e que dignificou o Porto”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Terminámos em Campanhã e não foi por acaso. É onde apostamos tudo para o próximo mandato.

A campanha de rua chegou ao fim para Rui Moreira. Logo à noite, um jantar com tripas à moda do Porto vai fechar o ciclo, antes da eleição de domingo. Rui Moreira convida a que se vote à Porto e explica porque foi terminar a Paranhos e Campanhã.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Foi extraordinário fazer, mais uma vez, uma grande campanha à moda do Porto”, disse Rui Moreira em Campanhã

Com sentimento de dever cumprido o Movimento Independente caminhou esta tarde por Paranhos e Campanhã, as duas únicas freguesias que em 2013 o grupo de cidadãos independentes do Porto não ganhou. A campanha finaliza hoje à meia noite e Rui Moreira agradeceu hoje na rua, uma vez mais, a todos quantos participaram e apoiaram a sua candidatura.

Ler Artigo Completo

Partilhar

De Porto a Porto faz tudo sentido

Na última manhã de campanha, Rui Moreira e o grupo de cidadãos independentes caminharam pelas ruas do centro da cidade “apenas com uma enorme alegria”, sem bandeiras nem falsas promessas. Esta é a campanha do Porto, por isso recusámos que a tentassem nacionalizar. Confiando na cidade que é – porque sempre foi assim – livre, independente e aberta, e que quer continuar a ser feliz.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Nosso Partido é o Porto sai à rua para visitar o comércio que abriu portas à noite. É a feliz-cidade em movimento.

Rui Moreira e os seus apoiantes passaram a penúltima noite de campanha às compras. No centro da cidade, os estabelecimentos comerciais estiveram de portas abertas até às 23h30, no âmbito de uma iniciativa lançada à escala mundial, a Fashion Week’s Night Out. A cidade está confortável, as pessoas não têm medo de sair há noite e os números não deixam mentir.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Porto inverte tendência. Número de eleitores subiu nos últimos meses em 5 das 7 freguesias

O Porto ganhou pela primeira vez eleitores entre datas de referência do recenseamento eleitoral, segundo os dados agora publicados em Diário da República, a propósito das eleições autárquicas. A cidade vinha perdendo população e, logo, eleitores, desde pelo menos 1981, mas registou agora uma recuperação em cinco das sete freguesias e uniões de freguesia.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O comércio tradicional está cada vez mais forte e as lojas históricas estão protegidas. Cumprimos.

A cidade do Porto foi pioneira na protecção às lojas históricas. Em Junho deste ano, por proposta de Rui Moreira, o Executivo da Câmara aprovou por unanimidade a sua classificação. Esta tarde, em Cedofeita, o candidato independente visitou o comércio local e explicou quais os critérios para a obtenção do estatuto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Uma forma diferente de fazer campanha

Mais de oito quilómetros fez esta tarde o Movimento Independente pela cidade. De Cedofeita à Boavista, terminando em Miguel Bombarda a campanha positiva está nas ruas, sem megafones, bombos e foguetes. O Porto é por aqui.

Ler Artigo Completo

Partilhar

32 casas de habitação social recuperadas no Centro Histórico foram entregues a antigos moradores. É obra feita.

Rui Moreira está a trazer para o Centro Histórico antigos residentes que, por força da degradação do património, tiveram de sair das casas onde sempre viveram para outros locais da cidade, ou até para fora do Município do Porto. Neste mandato, a Câmara do Porto recuperou 39 casas, que se encontravam prontas a habitar há dois anos, mas ainda não tinham sido entregues. Desde Maio, altura em que Rui Moreira assumiu o pelouro da Habitação, já 32 famílias regressaram ao Centro Histórico. As casas são de habitação social e as rendas ajustadas de acordo com os rendimentos dos agregados.

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO: Universidade Católica de Lisboa volta a mentir acerca das sondagens realizadas para JN e RTP

As sondagens sobre as eleições no Porto divulgadas pela RTP, ontem, e pelo JN, na passada sexta-feira, são falsas e contém erros grosseiros na sua elaboração, que prejudicam objectivamente, o candidato Rui Moreira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Precisamos ir mais longe no apoio social. O Município do Porto tem de reforçar o seu papel neste domínio”, diz Rui Moreira

Esta tarde, Rui Moreira e a sua comitiva estiveram na IPSS Senhor do Bonfim, uma instituição cujas novas instalações foram inauguradas em Junho de 2016. O espaço, que recebe o apoio da Junta de Freguesia do Bonfim e da Câmara Municipal, integra um centro de dia, uma creche e apoio domiciliário. Para Rui Moreira, equipamentos como este têm desempenhado um papel determinante na promoção da coesão social da cidade, mas é “preciso fazer mais e melhor nesta área”, considera.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Veloso apoia Rui Moreira

Esta tarde, os dois Ruis almoçaram na Adega da Cantareira. Rui Moreira e Rui Veloso partilham a amizade, a independência e o amor pela cidade. Por essa razão e porque se preocupa com o Porto, Rui Veloso apoia o movimento independente Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Porto é a cidade com mais startups do país. Rui Moreira visitou a comunidade de empreendedores da Founders Founders.

Inovação e empreendedorismo são duas palavras cada vez mais enraizadas no léxico da cidade do Porto, assim o demonstra a instalação de importantes empresas do sector das TIC e do ramo financeiro na cidade. Entre os exemplos, encontramos a Critical Software, a Natixis ou a Euronext. E também novos projectos nacionais como a Founders Founders, uma comunidade empreendedora que escolheu o Marquês para promover o crescimento de negócios de fundadores de startups e scaleups. O espaço foi hoje visitado por Rui Moreira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O ecossistema empreendedor do Porto está mais robusto. Rui Moreira visitou o District – Offices & Lifestyle.

Em Fevereiro, nasceu no Porto um centro empresarial inovador, que combina a instalação de negócios da área das indústrias criativas, espaços comerciais, pop up stores e um espaço de restauração. O Porto District Offices & Lifestyle instalou-se no antigo Governo Civil e PSP do Porto, o histórico edifício que se encontrava em avançado estado de degradação e que foi reabilitado. Quando Rui Moreira chegou à Câmara do Porto o espaço estava licenciado para um hotel.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira entrega o seu Manifesto Eleitoral à Associação Comercial do Porto

Rui Moreira, acompanhado da sua equipa de candidatos à vereação da Câmara do Porto, reuniu-se esta manhã com o Presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, e os seus directores, para apresentar e entregar o seu Manifesto Eleitoral. Para além do “acto simbólico”, o encontro serviu para “debater assuntos muito importantes para o Porto e para a região”, referiu o candidato independente.

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO: sondagens da Católica para RTP e Antena 1 são falsas

A sondagem sobre o Porto hoje divulgada pela RTP, realizada pelo Centro de Estudos da Universidade Católica, também responsável pela que foi publicada pelo JN na passada sexta, apresenta erros grosseiros nos seus questionários e metodologias, o que justifica a enorme discrepância para todas as outras conhecidas e publicadas até agora.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Comerciantes do Bonfim estão com Rui Moreira

Esta tarde Rui Moreira andou a visitar o comércio do Bonfim, acompanhado pelo candidato independente à Junta de Freguesia, José Manuel Carvalho, e por Miguel Pereira Leite, cabeça de lista à Assembleia Municipal. Convidado a entrar em vários estabelecimentos, Rui Moreira ouviu palavras de agradecimento dos mesmos comerciantes que, há uns meses atrás, reclamavam pelo fim das obras na zona do Campo 24 de Agosto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Museu da Cidade está a nascer em pleno Bairro da Pasteleira. É obra feita.

Não era um local óbvio, mas foi precisamente essa característica que fascinou Rui Moreira. Estava descoberto o espaço para o Museu da História da Cidade, no reservatório de água do Parque da Pasteleira. Um projecto que, analisado à lupa, envolve os quatro pilares da candidatura de Rui Moreira. Senão vejamos. Este “era o pólo cultural

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira foi de Metro ao Bonfim e contou o que vai fazer nas Eirinhas

O início da tarde de Rui Moreira foi dedicado ao Bonfim, freguesia da cidade que é já uma extensão da baixa do Porto e, ela própria, está a criar a sua centralidade. O candidato independente chegou de metro à estação do Campo 24 de Agosto e caminhou pelas ruas da freguesia ouvindo sempre palavras de incentivo. Nas Eirinhas, ponto de paragem obrigatório para observar o terreno abandonado onde está pronto a erguer-se um projecto que concilia habitação social e privada, e ainda a construção de um pavilhão desportivo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira: “Não estou interessado em outro cargo político que não seja o de presidente da Câmara do Porto”

Nas manhãs da TSF, Rui Moreira disse que a política não o seduz. Quando se candidatou, pela primeira vez, como independente à Câmara do Porto, fê-lo porque gostava de fazer alguma coisa pela sua cidade. Confidenciou também que gosta de falar informalmente com toda a gente e que trata os portuenses por tu. “É à moda do Porto”, disse.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Campanhã em rota ascendente com a obra do Terminal Intermodal. Esta manhã, Rui Moreira visitou a Moagem Ceres.

Ao início da manhã, Rui Moreira visitou a Moagem Ceres, a maior indústria do concelho e a segunda maior indústria de panificação do país. Com 102 anos de existência, a empresa familiar emprega mais de 80 trabalhadores. Localizada muito próxima da Estação de Campanhã, num território ainda desordenado e dividido, terá o problema das acessibilidades e da mobilidade resolvido com a construção do Terminal Intermodal.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Antigos moradores regressaram já a casas no Centro Histórico por decisão de Rui Moreira

32 casas recuperadas pela Câmara do Porto há cerca de dois anos, mas nunca entregues, já estão ocupadas por famílias que regressam assim ao Centro Histórico. Todas foram entregues desde que Rui Moreira assumiu, em Maio, o pelouro da habitação.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Campanha encerra sexta-feira com tripas à moda do Porto. Inscreva-se.

A campanha eleitoral termina na próxima sexta-feira e a candidatura de Rui Moreira vai voltar a recorrer às “tripas à moda do Porto” para repetir o jantar de 2013. A refeição será servida em frente ao Palácio de Cristal, numa tenda montada para o efeito.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira incentivou a instalação das indústrias criativas e culturais em Campanhã. Cumpriu.

Campanhã é o verdadeiro território das oportunidades e os agentes culturais da cidade estão atentos a esta evidência. Aos dois grandes projectos municipais que são irreversíveis, o Terminal Intermodal e o Matadouro, sobre os quais a acção de Rui Moreira foi determinante, junta-se um terceiro. O acervo municipal discográfico da autarquia terá espaço num antigo armazém, próximo da Estação, local que também vai ser transformado em estúdio de música.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira no debate da Antena 1: “A transferência das casas do IHRU depende da decisão do Ministro do Ambiente”

Rui Moreira participou esta manhã no quarto debate eleitoral, na Antena 1. Sobre a política de habitação lembrou que, nos últimos quatro anos, a Câmara do Porto sempre se bateu para que o IHRU transferisse as suas casas para a tutela municipal, prontificando-se a assegurar as obras de requalificação que são prementes. Mas as suas pretensões nunca foram ouvidas pelo Governo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Porto viveu sábado uma noite politicamente histórica

A candidatura independente de Rui Moreira voltou a fazer história ao encher o Rivoli com 700 pessoas que assistiram à apresentação do programa eleitoral. Durante duas horas, os independentes mostraram ao que vêm.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Mais um pavilhão desportivo requalificado pela Câmara neste mandato ao serviço do desporto juvenil

Depois de ter visitado o Parque Desportivo de Ramalde, Rui Moreira esteve noutro equipamento requalificado pela Câmara neste mandato, do qual beneficia a Escola Leonardo Coimbra Filho e os clubes da cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Motards agradecem política de mobilidade para motos a Rui Moreira

O desfile de motas clássicas animou esta tarde a Avenida dos Aliados. À porta da sede de campanha independente, Rui Moreira deu vivas e bateu palmas aos participantes do Distinguished Gentleman’s Ride, um evento de cariz solidário que decorre em mais de 95 países. No final, já na Praça General Humberto Delgado, Rui Moreira juntou-se aos mais de 600 motards para uma foto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

É obra feita. Rui Moreira foi mostrar o que fez pela prática desportiva a Ramalde

O Nosso Partido é o Porto visitou este domingo o Parque Desportivo de Ramalde (antigo campo do INATEL). O equipamento existia na cidade, mas encontrava-se em más condições de utilização. Neste mandato, Rui Moreira cuidou de investir na requalificação destes e de outros espaços na cidade, depois de garantir do Governo a sua entrega à autarquia.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rivoli lotado pede Rui Moreira por mais quatro anos

Esta noite, casa cheia no Teatro Rivoli para ouvir Rui Moreira apresentar o seu Manifesto Eleitoral. Mas não só. A noite foi de reencontro com todos os portuenses e com a história livre e independente do Porto. À cidade foi também apresentado um filme inédito dos bastidores da tarde e da noite eleitoral de 29 de Setembro de 2013, que sagrou Rui Moreira como primeiro presidente independente da Câmara do Porto. A 1 de Outubro de 2017 o Porto vai continuar a ser por aqui.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Somos livres e independentes. Isso não vai mudar”, diz Rui Moreira

No encerramento da apresentação do Manifesto Eleitoral, que esta noite lotou o Teatro Rivoli, Rui Moreira disse estar sereno em relação ao julgamento que os eleitores farão nas urnas no dia 1 de Outubro. Considera que tem o melhor projecto, a melhor equipa e que o compromisso com o Porto é para assumir por mais quatro anos de plena dedicação à cidade. “Sem medo do futuro” e sem amarras partidárias.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Temos a sorte de ter Rui Moreira como candidato. Vamos aproveitá-la”, diz o Professor Valente de Oliveira

O Professor Valente de Oliveira, mandatário da candidatura independente, interveio esta noite no Teatro Rivoli para dizer que está confiante com a vitória de Rui Moreira nas eleições de dia 1 de Outubro, mas lembrou que ainda há uma semana de campanha pela frente. No balanço que fez destes três meses, o Professor considerou que Rui Moreira aguentou a luta política sempre “com ânimo, determinação e elegância”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Temos Manifesto Eleitoral. O Nosso e o do Porto todo.

Rui Moreira revela o seu Manifesto Eleitoral no Teatro Rivoli, numa sessão aberta a toda a cidade. Ao mesmo tempo que decorre a apresentação formal pelo candidato independente à Câmara do Porto, disponibilizamos na íntegra o documento que conta com o contributo dos portuenses.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Queremos ser o Porto dos que têm sucesso e dos que aspiram a tê-lo”, afirma Rui Moreira

Rui Moreira afirmou nesta tarde de sábado, durante a apresentação do programa eleitoral de António Fonseca à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, que os independentes querem ganhar todas as juntas de freguesia da cidade. À intervenção, somou-se o tema da reabilitação do centro histórico e a gestão do sucesso numa cidade que pretende mais inclusiva.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Em quatro anos, a União de Freguesias pagou mais de 750 mil euros em dívidas de anteriores executivos. São contas à moda do Porto”, diz António Fonseca

António Fonseca, candidato à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, revelou durante a apresentação das suas linhas programáticas que neste mandato saldou a maior parte da dívida herdada de anteriores executivos, superior a um milhão de euros. Para o próximo ciclo quer ser reeleito e tem novas propostas para a área da coesão social, da economia e do turismo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Porto é a cidade onde tudo se discute. Aqui os cidadãos participam activamente na política da cidade.

Na apresentação das linhas programáticas para a Junta de Freguesia de Ramalde, pelo candidato António Gouveia, que decorreu esta manhã no Jardim do Foco, Rui Moreira salientou o trabalho das juntas de freguesia como entidades mais próximas do cidadão na resolução dos problemas do seu dia a dia. Por outro lado, enalteceu o espírito de cidadania dos portuenses, propensos a intervir e a participar nas decisões da cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Sou e vou continuar a ser o presidente da Junta de Freguesia de Ramalde”, diz António Gouveia

O dia amanheceu cinzento mas com ânimo redobrado para a apresentação do programa eleitoral para a freguesia de Ramalde. O candidato independente António Gouveia, acompanhado de Rui Moreira e de Miguel Pereira Leite, anunciou no Jardim do Foco as medidas para a governação da freguesia, numa óptica de continuidade do trabalho realizado nos últimos quatro anos e também com renovadas propostas adequadas aos novos desafios identificados em Ramalde.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Estamos aqui de olhos nos olhos, porque temos a consciência do dever cumprido”, afirmou Sofia Maia

Foi no Jardim do Cálem que Sofia Maia, candidata independente à União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, apresentou o seu programa eleitoral, acompanhada por Rui Moreira e Miguel Pereira Leite. Dirigindo-se ao seu eleitorado, a candidata disse “que há quatro anos viemos para a rua com uma nova mensagem de esperança para o Porto e para a União de Freguesias”. Quatro anos depois, prestou contas e falou olhos nos olhos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O sucesso da cidade é obra dos portuenses

Rui Moreira reforçou hoje, durante a apresentação do programa eleitoral de Sofia Maia para a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, que os portuenses não gostam que digam que o Porto “está a cair aos bocados, que está podre ou que está morto”. Para o candidato independente, a cidade não está parada, muito pelo contrário, nunca esteve tão dinâmica. E esse trabalho, afiança, não é da Câmara, “é de todos os portuenses”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Debate JN/TSF: Rui Moreira apresenta medidas para gerir o sucesso da cidade

No debate promovido pelo Jornal de Notícias e TSF, que reuniu esta manhã seis candidatos à Câmara do Porto na Sala Dona Maria, Rui Moreira explicou como pretende gerir o sucesso da cidade, apresentou a sua política de habitação, discutiu a mobilidade e avivou a enorme mudança que ocorreu no domínio da cultura. Recordou no mesmo encontro que, há quatro anos por esta altura, uma sondagem dava como certa a vitória do seu adversário do PSD. Desvaloriza, por isso, vitórias antecipadas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Pela Baixa do Porto cada vez mais e melhor reabilitada

A tarde de Rui Moreira e de dezenas de apoiantes foi passada na Baixa do Porto, passou pelo Bolhão e foi até à Batalha. A caminhada terminou na sede de Campanha, nos Aliados.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Sondagens ou desejos?

Hoje foram publicadas sondagens em três jornais diários. No Correio da Manhã, a Aximage publica um estudo que atribui 6 a 7 vereadores a Rui Moreira, ou seja, cerca de 40% dos votos, quase o dobro dos de Manuel Pizarro, que desce em relação a 2013.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Quero servir a cidade. Assumirei funções na Assembleia Municipal em qualquer circunstância”, diz Miguel Pereira Leite

Numa sessão de esclarecimento sobre a Assembleia Municipal que reuniu os seis candidatos a este órgão autárquico, Miguel Pereira Leite, cabeça de lista pelo Movimento Independente, assumiu o compromisso de que tudo fará pela valorização da Assembleia, enquanto último reduto do debate democrático, e em caso algum renunciará ao mandato. O encontro foi promovido pela Revista das Assembleias Municipais, na pessoa do Professor António Cândido de Oliveira, em parceria com a Universidade Lusófona do Porto, local onde se realizou a iniciativa.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira nos bairros Pinheiro Torres e Pasteleira

O candidato independente à Câmara do Porto visitou o projecto FAP no Bairro, que ocupa jovens nos tempos livres e que é desenvolvido pela Federação Académica do Porto, com apoio camarário. Depois, visitou os bairros de Pinheiro Torres e da Pasteleira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“As tradições também são reinventadas”, diz Hélio Loureiro

Hélio Loureiro, reputado chefe de cozinha nacional, participou na última sessão das Conversas à Porto sobre sustentabilidade. O Porto está hoje uma cidade fervilhante, defende, e longe vão os dias em que se falava da desertificação do centro ou da insegurança nas ruas. Para esta nova cidade contribuiu muito o turismo, acredita Hélio Loureiro.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Falar de sustentabilidade é falar de uma ética na utilização dos recursos existentes”, diz Pedro Baganha

Pedro Baganha, quinto da lista à vereação de Rui Moreira, interveio esta tarde na décima e última sessão das Conversas à Porto sobre sustentabilidade. Para o arquitecto, o termo representa uma “nova política de cidade”, que dá respostas aos desafios da contemporaneidade, seja na mobilidade, no espaço público, no ecossistema e na paisagem urbana, na economia ou no parque habitacional.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Conseguimos afirmar a voz do Porto a nível nacional. Foi mérito de todos nós”, diz Rui Moreira

“Foram dez Conversas à Porto inspiradoras”, assim classificou Rui Moreira o fórum e debate de ideias sobre a cidade que, durante três meses, alimentou o Manifesto Eleitoral independente. Na décima e última sessão das Conversas falou-se de sustentabilidade. Não foi por acaso. A cidade está em crescimento e o problema com que se depara é a gestão do sucesso.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Contumil disse ontem que vota Rui Moreira, para a Câmara, para a Assembleia e para a Freguesia

Contumil recebeu ontem de braços abertos Rui Moreira e Cândido Correia. Campanhã reconhece o trabalho e o discurso dos candidatos independentes e o próximo mandato vai alinhar por aqui.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira passa manhã a visitar o comércio de Cedofeita

É a segunda artéria da cidade com mais preponderância de comércio de rua. Na Rua de Cedofeita, encontramos todo o tipo de actividades, que comprovam a capacidade que o Porto tem na dinamização do terceiro sector. Esta manhã, Rui Moreira conversou com os comerciantes e ouviu muitas palavras de incentivo à sua candidatura à Câmara do Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Sofia Maia apresenta o programa eleitoral para a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos. Sexta-feira, às 18 horas.

Às 18 horas de sexta-feira, no Jardim do Cálem, Sofia Maia, candidata do Nosso Partido é o Porto à União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, dirige-se ao seu eleitorado para a apresentar as linhas programáticas para o próximo ciclo autárquico. Acompanhada de Rui Moreira, a candidata vai explicar porque deve a população de Lordelo do Ouro e Massarelos continuar a confiar na sua equipa que, nos últimos quatro anos, tem obra feita na União de Freguesias.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Centro de Saúde de Ramalde vai apagar “buraco negro” nas Campinas

Está para breve a construção do novo Centro de Saúde de Ramalde, nas Campinas. A obra será feita pela Câmara e aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Médicos fazem um diagnóstico positivo à cidade e querem que Rui Moreira continue a fazê-la feliz

No final do jantar/debate que esta semana reuniu médicos e profissionais de saúde com Rui Moreira, várias intervenções surgiram após o discurso do candidato independente. Os médicos estão satisfeitos com a cidade, sentem-se felizes e congratulam Rui Moreira por ter elevado a auto-estima dos portuenses.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Ontem começou oficialmente a campanha e hoje chegaram os cartazes de Rui Moreira

Até agora, o candidato independente não tinha, ainda, colocado qualquer cartaz na cidade. Os primeiros da candidatura à Camara apareceram hoje, em duas grandes rotundas. Amanhã serão colocados outros dois.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira dedica tarde à habitação social, com visitas ao Bairro das Campinas e Bairro dos Correios

O Nosso Partido é o Porto visitou esta tarde dois parques habitacionais da freguesia de Ramalde: o Bairro das Campinas e o Bairro dos Correios. Um percurso de cerca de cinco quilómetros ao longo dos quais Rui Moreira conversou com todos os moradores que o interpelaram.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Obra feita. O Mercado Temporário do Bolhão está pronto para receber os vendedores.

O Mercado Temporário do Bolhão está pronto para receber os comerciantes. Os últimos equipamentos chegam até ao final desta semana e os cerca de 5600 metros quadrados de área apresentam condições de excelência para instalar os 74 comerciantes do interior do mercado e os cerca de 40 lojistas do exterior, que optaram pela transição para o Centro Comercial La Vie. Cumprimos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“A cidade passou a sorrir e acredito que vai continuar a sorrir”, diz Hélder Sampaio

Hélder Sampaio tomou a palavra no final da prestação de contas de Rui Moreira, começando por se apresentar às centenas de pessoas que se encontravam na sede de candidatura independente. Colaborou no programa eleitoral da primeira candidatura de Rui Rio à Câmara do Porto e há 15 anos estava afastado da participação política.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O primeiro dia oficial de campanha também se fez nas ruas de Paranhos e Ramalde

Apesar de ter passado toda a manhã na última reunião de Câmara (Rui Moreira não faltou a nenhuma sessão de Executivo nem de Assembleia Municipal em todo o mandato), o candidato independente não perdeu uma visita a uma IPSS, uma acção na sua sede e alguns quilómetros nas ruas do Porto, com os portuenses.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Parabéns Rui pelo teu trabalho. Foste um excelente presidente da Câmara Municipal”, diz Luís Artur Pereira

Foi líder da oposição na Assembleia Municipal durante o actual mandato e protagonizou “debates acesos” com Rui Moreira. Luís Artur Pereira interveio esta tarde na sede da candidatura independente para dizer que “há muitos anos que nós não tínhamos um líder como Rui Moreira”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Vamos ao Rivoli? Sábado à noite chegue-se à frente para conhecer o Manifesto Eleitoral

O próximo sábado será, seguramente, um dos dias mais marcantes da campanha eleitoral no Porto. Rui Moreira apresenta, às 21,30 horas, o seu Manifesto Eleitoral na sala que ele próprio devolveu à cidade em 2014, depois de ter tomado posse como presidente da Câmara.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Cumprimos”, Rui Moreira prestou contas à cidade pelo que fez em quatro anos

Foi assim o arranque oficial da campanha do Nosso Partido é o Porto. Esta tarde, a sede da candidatura independente acolheu centenas de portuenses que quiseram ouvir Rui Moreira fazer o balanço do seu mandato enquanto presidente da Câmara. A análise partiu do Manifesto Eleitoral apresentado em 2013. “Há quatro anos no poder, esta pareceu-nos a forma mais democrática de o fazer, prestando contas à cidade”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira visita Centro de Convívio dos Reformados do Porto

Rui Moreira deslocou-se neste início de tarde ao Centro de Convívio dos Reformados do Porto, localizado na Fontinha, acompanhado por António Fonseca, candidato à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória. O espaço, inserido no Agrupamento Habitacional da Fontinha, é diariamente ponto de encontro de dezenas de reformados que aqui desenvolvem várias actividades de ocupação e lazer.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“A cidade tem de investir onde o mercado não funciona”, diz Rui Moreira

A declaração surgiu no âmbito do jantar que médicos e profissionais de saúde tiveram esta segunda-feira com Rui Moreira. O candidato independente lembrou que não há “varinhas mágicas” para resolver os novos desafios que se colocam à cidade, consequência do seu crescimento nos últimos anos. Reforçou que as boas contas lhe são um tema caro e lamenta que outras forças políticas as queiram desbaratar.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira lança site inédito de campanha para avivar memórias curtas www.memoriacurta.pt

Memória Curta é o nome do novo site que esta segunda-feira foi lançado pelo movimento independente de Rui Moreira à Câmara do Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Uma das maiores conquistas do Porto ao longo dos últimos 16 anos tem sido a redução do endividamento”, afirma Rui Moreira ao Observador

Na carpool do Observador as contas à moda do Porto foi um dos temas abordados. A Rui Moreira não preocupa o apelido que alguns adversários lhe têm colocado. Preocupa sim que a continuidade das boas contas seja garantida. “Se Tio Patinhas é guardar religiosamente os recursos que a Câmara tem para os gastar em investimento e para não fazer asneiras, podem chamar-me Tio Patinhas à vontade”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O maior buraco negro do centro da cidade começou a ser reabilitado

O quarteirão da Casa Forte começou a ser reabilitado, depois das demolições que ocorreram nos dois últimos anos. A regeneração urbana daquela vasta zona do centro da cidade representa “sangue novo” na malha urbana, mesmo junto ao mercado do Bolhão.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira ao JN: “Durante 40 anos, as pessoas saíram do centro e afastaram-se do Porto porquê?”

Em entrevista ao Jornal de Notícias, Rui Moreira, candidato independente à Câmara do Porto, reforça a política de habitação que tem para a cidade e recorda que o turismo não deve ser visto como o culpado pelo saída dos portuenses do centro histórico. Está satisfeito com o ritmo da reabilitação urbana e certo de que as duas áreas de reabilitação urbana (ARU) de Campanhã começam a atingir um impacto positivo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Quinta-feira concluímos o ciclo das Conversas à Porto. A décima e última sessão é sobre sustentabilidade.

A décima e última sessão das Conversas à Porto realiza-se esta quinta-feira, dia 21 de Setembro, tendo como oradores Hélio Loureiro, Pedro Baganha e Rui Moreira. A sustentabilidade, o novo pilar da candidatura e o balanço das nove sessões anteriores estarão em discussão às 15 horas, na sede do Nosso Partido é o Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira visita a Associação de Moradores de Pêgo Negro

Na tarde de domingo, após a visita às obras do interceptor do rio Tinto, tempo ainda para uma deslocação à Associação de Moradores da Zona de Pêgo Negro. Uma associação modelo que assegura a manutenção do bairro, promovendo e contribuindo para a formação e desenvolvimento de vida da comunidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A revolução estrutural já começou. Veja o que está a nascer em Campanhã

Esta tarde, Rui Moreira regressou ao território das oportunidades, em Campanhã, onde está em curso a mais importante obra que ali ocorreu desde há décadas. A despoluição e requalificação das margens do rio Tinto já começou e vai permitir duplicar a área do Parque Oriental. Sidónio Pardal, conceituado arquitecto paisagista que projectou o Parque da Cidade e Filipe Araújo, número dois à vereação, conduziram os seus apoiantes nos terrenos onde está a ser instalado o interceptor entre duas ETARs e a enorme obra estrutural.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira arranca campanha eleitoral a prestar contas

O primeiro dia de campanha eleitoral oficial vai ficar marcado, para Rui Moreira, por uma sessão de prestação de contas na sede de campanha. Terça-feira, às 16 horas, jornalistas e cidadãos poderão acompanhar o cumprimento do programa apresentado há quatro anos pelo movimento independente.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira nas Noites Ritual

É presença assídua nas Noites Ritual e este ano não foi excepção. Rui Moreira esteve ontem no festival mais mítico da cidade e um dos mais emblemáticos do país, que desde 1992 dá palco a artistas emergentes do panorama musical português. Os concertos, envoltos pelo cenário romântico do Palácio de Cristal, são organizados pela Porto Lazer e a entrada é gratuita.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Nuno Ortigão quer continuar o bom trabalho com as boas contas na união mais ocidental da cidade

Nuno Ortigão, candidato à União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, apresentou, na Avenida Montevideu, o programa que pretende colocar em prática caso seja reeleito presidente da União de Freguesias a 1 de Outubro. Entre as principais prioridades a manutenção das boas contas, (que permitiu fechar este mandato com um saldo de gestão de 700 mil euros), a continuidade da política de apoios e o investimento em requalificação de património.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Somos capazes de gerir o sucesso sem fazer marcha atrás”, diz Rui Moreira

No âmbito da apresentação do manifesto eleitoral de Nuno Ortigão, candidato à União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Rui Moreira lembrou que há quatro anos foi eleito, principalmente, porque os portuenses viam nele a “garantia da continuidade das boas contas”. Quatro anos volvidos, a cidade cresceu, está cada vez mais interessante e confortável. Uma nova realidade que o candidato independente à Câmara do Porto não teme. “Continuem a confiar em mim, porque nós não vamos fechar a cidade. Nós gostamos do sucesso”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Comunidade do Bangladesh no Porto homenageia Rui Moreira

A Associação do Bangladesh em Portugal (Norte) promoveu esta noite um jantar em honra de Rui Moreira, candidato independente à Câmara do Porto. Com forte expressividade na cidade, a comunidade do Bangladesh tem, ao longo dos últimos anos, mantido um franco diálogo com Rui Moreira. Esta noite, por iniciativa da comunidade, promoveu-se novo encontro participado por centenas de pessoas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Miguel Pereira Leite participa em sessão de esclarecimento sobre a Assembleia Municipal

O cabeça de lista independente à Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, participa, no próximo dia 21 de Setembro, entre as 18h00 e as 20h00, numa sessão de esclarecimento sobre a Assembleia Municipal, que conta com a presença dos demais candidatos ao mesmo órgão autárquico da cidade. O encontro é organizado pela Revista das Assembleias Municipais, em colaboração com a Universidade Lusófona do Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O desporto sempre foi cidadania”, considera Pedro Sarmento

Pedro Sarmento, presidente do Académico Futebol Clube e professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, foi orador convidado das Conversas à Porto sobre Desporto na sede da campanha independente. Numa reflexão sobre o estado actual da prática desportiva na cidade e no país, o professor conclui que “vivemos o melhor momento em termos desportivos. Nunca tivemos tão bons resultados em tantas modalidades diferenciadas”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“A cidade é alegre, tem todas as condições para a prática do exercício físico”, diz Domingos Gomes

O médico especialista em reabilitação desportiva, Domingos Gomes, participou nas Conversas à Porto sobre Desporto e fez a sua avaliação do momento que a cidade vive em termos de prática desportiva. Para o especialista, “tudo o que está a ser feito, está a ser bem feito”. A aposta na formação das camadas mais jovens e os programas que, aliados ao desporto, promovem a saúde e o bem-estar são, na sua opinião, os pontos fortes de uma política que está a ser seguida.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“A prática de desporto no Porto é de todos e para todos”, diz Nuno Lemos

Nuno Lemos assumiu ontem o papel de moderador das Conversas à Porto sobre Desporto, na sede da candidatura independente. O candidato à lista da vereação de Rui Moreira fez ainda um diagnóstico clarificador sobre o trabalho que a Porto Lazer desenvolveu e apoiou nesta área nos últimos quatro anos. “O número de modalidades praticamente duplicou, de 32 para mais de 50”, revelou Nuno Lemos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O Porto tem carência de infraestruturas desportivas. A solução está na partilha dos recursos existentes”, explica Rui Moreira

Mais uma vez a sede de campanha independente recebeu a presença de muitos portuenses para a nona sessão das Conversas à Porto sobre Desporto. No encerramento da sessão, Rui Moreira afirmou que, nos últimos quatro anos, o município fez um grande esforço para duplicar a oferta desportiva na cidade. O objectivo foi cumprido e o bom uso que está a ser dado às infraestruturas que já existiam, demonstram que o Desporto não pode ser secundarizado pela política autárquica.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Rui Moreira mostrou em 2013 que o impossível é possível”, diz José Manuel Silva, candidato independente a Coimbra

José Manuel Silva, candidato independente à Câmara de Coimbra, visitou esta tarde Rui Moreira na sede de campanha do Nosso Partido é o Porto, acompanhado por alguns elementos da sua equipa. A partilha da experiência da campanha eleitoral independente no Porto em 2013, que conduziu Rui Moreira a uma vitória histórica à segunda maior autarquia do país, foi o principal objectivo do encontro.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O que eles dizem de Rui Moreira: diplomata, cosmopolita e leal

Azeredo Lopes, Miguel Pereira Leite, Filipe Araújo e Rui Loza traçaram o perfil de Rui Moreira. O primeiro diz que o candidato independente é “leal”, que tem “forte capacidade negocial” e que “não olha para cartões ou para afinidades”, na hora de escolher a sua equipa. O perfil, já partilhado online, foi publicado esta semana e é da autoria da Agência Lusa.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira janta na próxima segunda-feira com médicos e outros profissionais de saúde. Inscrições a decorrer.

Segunda-feira, dia 18 de Setembro, médicos e outros profissionais de saúde do Porto reúnem com Rui Moreira à mesa de jantar. Às 20 horas, no restaurante Terrella, vamos debater a saúde.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Vamos passear no domingo à tarde até às margens do rio Tinto, em Campanhã

No próximo domingo, dia 17 de Setembro, Rui Moreira, a sua equipa de candidatos e apoiantes, têm encontro marcado às 15 horas na Quinta da Revolta (próxima da rotunda do Freixo). O objectivo é passear pela zona mais oriental da cidade até ao rio Tinto, cuja despoluição está em curso.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Jornal de campanha explica o caminho de Rui Moreira no próximo mandato

Rui Moreira lança hoje o seu jornal de campanha, onde explica, de forma sucinta, ao que vem a candidatura independente. O candidato à Câmara, mas também os candidatos do movimento às Assembleias Municipal e de Freguesias, explicam os seus programas numa publicação de oito páginas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Debate da RTP: “O turismo não cresceu por alma alheia, foi porque os portuenses se envolveram”

Realizado no salão nobre da Alfândega do Porto, o debate da RTP foi o primeiro encontro televisivo que reuniu os nove candidatos à Câmara do Porto. Embora os tempos de intervenção fossem reduzidos (cada candidato teve cerca de nove minutos no total para intervir), Rui Moreira partilhou com os telespectadores a sua visão sobre vários temas de interesse para a cidade, nomeadamente a reabilitação urbana, o turismo, a habitação, a sustentabilidade e a limpeza urbana.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Nuno Ortigão revela o programa eleitoral para a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Sábado, às 15 horas.

É na Avenida Montevideu (próximo da Fonte de Montevideu) que Nuno Ortigão, candidato do movimento Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido, vai apresentar este sábado, às 15 horas, as linhas programáticas para a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Este é o segundo mandato a que o independente concorre, após a vitória nas autárquicas de 2013.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Conversas à Porto sobre Desporto com Domingos Gomes e Pedro Sarmento. Quinta-feira, às 19 horas, na sede de campanha.

A sede de campanha acolhe, dia 14 de Setembro, às 19 horas, a nona sessão das Conversas à Porto, cujo tema versará o Desporto na cidade. O médico Domingos Gomes e o professor Pedro Sarmento são os oradores convidados, numa sessão conduzida por Nuno Lemos, décimo terceiro à lista da vereação da Câmara. Como habitual, o encerramento da sessão é feito por Rui Moreira, que também vai anunciar, em linhas gerais, os planos da candidatura para o Desporto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Todas as acções de campanha de Rui Moreira estão canceladas

A candidatura de Rui Moreira cancelou todas as acções de campanha previstas para hoje, amanhã e quarta-feira, devido ao falecimento do Bispo do Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Manhã de domingo por Paranhos

Rui Moreira juntou-se esta manhã a Paulo Jorge Teixeira numa caminhada por Paranhos. Da Rua Costa Cabral à Areosa, o grupo de apoiantes passou pelo parque infantil construído recentemente pela Câmara do Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“A Junta deve coordenar com a Câmara a mudança em Campanhã”, diz Cândido Correia

Cândido Correia apresentou esta tarde, no Parque da Corujeira, o seu programa eleitoral para a freguesia. O candidato pelo Nosso Partido é o Porto a Campanhã está pronto para cooperar com o Município do Porto naquilo que têm sido as políticas de desenvolvimento que já fazem mexer a zona oriental da cidade. Considera, por isso, que os campanhenses devem nele depositar toda a confiança para levar o projecto da freguesia a bom porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Cândido Correia é de Campanhã. Acreditem que não nos vai deixar sossegados”

Nos últimos quatro anos, com o empenho da Câmara Municipal, a zona oriental da cidade deixou de ser território proscrito. Os agentes económicos ganharam confiança para investir no território e as grandes obras são irreversíveis. Para que este dinamismo não seja prejudicado por directórios partidários, é fundamental que os independentes alcancem a vitória também da Junta de Freguesia com Cândido Correia, defendeu esta tarde Rui Moreira, na Praça da Corujeira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Programa eleitoral do Bonfim construído com “coerência, realismo e respeito”

José Manuel Carvalho, candidato independente à Junta de Freguesia do Bonfim, apresentou esta tarde, no Jardim Paulo Vallada, o programa eleitoral que se propõe executar entre 2017 e 2021. Ao lado de Rui Moreira e de Miguel Pereira Leite, disse estar certo de que “o empenho e a credibilidade foram conquistadas e são hoje reconhecidas” na freguesia. Por essa razão, acredita em nova vitória a 1 de Outubro: “Vamos merecê-la para bem dos bonfinenses”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Espaço Mira é um admirável lugar de cultura em Campanhã

O espaço Mira Fórum inaugurou ontem as exposições “AMÉRICA, AMÉRICA”, de fotografias de Alfredo Cunha e Rui Ochoa, dois grandes fotógrafos que mostraram os seus trabalhos a Rui Moreira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira recebido pela direcção do Sport Club do Porto na Marina do Freixo

O convite, realizado pela direcção do Sport Club do Porto a Rui Moreira, teve como objectivo apresentar ao candidato independente à Câmara do Porto o trabalho que a instituição tem desenvolvido. Potenciar o capital turístico da zona fluvial da cidade foi um dos assuntos em destaque no encontro.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“José Manuel Carvalho revelou-se um extraordinário presidente. Sempre presente e exigente pelo Bonfim”, diz Rui Moreira

Foi no jardim Paulo Vallada que, esta tarde, se apresentou o programa eleitoral para o Bonfim. Rui Moreira, acompanhado do seu candidato à freguesia, José Manuel Carvalho, elogiou o trabalho da equipa independente ao longo deste mandato, sobretudo no campo da coesão social e da cultura.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Fraca forma de fazer política em Campanhã

O presidente da Junta de Campanhã, do PS, aproveitou uma decisão da administração da STCP para fazer campanha eleitoral, colando comunicados da junta nos cafés de algumas zonas da freguesia. As alterações à rede beneficiam uma pequena parte da população de Campanhã, prejudicando outras. O Município do Porto não concordou com esta alteração precipitada, em vésperas de eleições e a semanas da administração da empresa passar a ser presidida pela Câmara do Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Prezo profundamente no amigo Rui Moreira o carácter de independência”, diz Miguel Guedes

Miguel Guedes foi convidado por Rui Moreira para fazer a apresentação do seu mais recente livro “Sem Medo do Futuro”. Leu a obra em primeira mão e viu nela explanados textos de opinião, algumas deles sobre temas fracturantes, exposições críticas com uma sequencialidade própria, reflexões que convidam o leitor a projectar-se num futuro próximo e escritos sem atavismos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira dedica livro “Sem Medo do Futuro” a Paulo Cunha e Silva

O auditório do Teatro do Bolhão foi pequeno para acolher todos quantos quiseram ouvir, de viva voz, o autor do livro “Sem Medo do Futuro”. No lançamento marcado pela evocação de Paulo Cunha e Silva, a quem Rui Moreira dedicou a obra, registou-se ainda o “veto político” da Direcção Geral do Património Cultural, entidade que não autorizou que o livro fosse lançado no Museu Nacional Soares dos Reis.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O Porto tem 131 coberturas verdes identificadas”, informa Paulo Palha

Paulo Palha é presidente da Associação Nacional de Coberturas Verdes e foi ontem um dos oradores convidados nas Conversas à Porto sobre ambiente. Na sua intervenção, destacou a importância das coberturas na promoção da biodiversidade do ambiente urbano. Embora considere que o país avança timidamente nesta área, nota que a paisagem do Porto está, cada vez mais, a optar pelas estruturas verdes.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Tenho a felicidade de trabalhar com decisores políticos com sensibilidade ambiental”, afirma Marta Pinto

A bióloga Marta Pinto, coordenadora do “FUTURO – Projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”, apresentou nas Conversas da sede independente dedicadas ao ambiente, um plano multidisciplinar para a valorização das florestas urbanas. “Um bom desafio para o Porto, perfeitamente atingível”, considera.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Vivem-se anos fascinantes no Porto. Os líderes das cidades são os novos líderes mundiais”, diz André Dias, do CEiiA

Para André Dias, actual Head of Intelligent Systems no CeiiA, “a afirmação no espaço global pertence hoje às cidades”. No Conversas à Porto sobre ambiente, o investigador considerou que o poder de transformação está na mão dos líderes urbanos e sobre o Porto, “a cidade onde tenho o enorme prazer de viver”, manifestou muito optimismo quanto ao futuro.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Para muitos, é novidade o que se está a fazer pelo ambiente. Não são temas que fazem capa de jornal”, diz Rui Moreira

No encerramento das Conversas à Porto sobre ambiente, Rui Moreira apresentou alguns dos projectos que, nos últimos anos, a cidade do Porto tem empreendido na vertentes do ambiente, da mobilidade e da sustentabilidade. Considera o candidato à Câmara do Porto que “há um défice informativo” naquilo que são as notícias veiculadas sobre estes temas. Mas, sobretudo, a intervenção de Rui Moreira concentrou-se no futuro. Conheça as suas propostas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Empreendedores e comerciantes jantam com Rui Moreira segunda-feira. Inscreva-se.

Segunda-feira, juntamos empreendedores e comerciantes num jantar com Rui Moreira. Às 20 horas, no Assador Típico da Rua D. Manuel II, vamos debater a nova economia do Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira pode ter sido o único presidente da Câmara a participar em todas as sessões da Assembleia Municipal de um mandato

Não há dados oficiais que permitam afirmá-lo, mas foi o líder da bancada da CDU na Assembleia Municipal do Porto que o disse, durante a última sessão antes das eleições. Artur Ribeiro elogiou Rui Moreira pelo respeito que teve pelo orgão fiscalizador e pela sua presença assídua.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Competência e isenção marcaram presidência de Miguel Pereira Leite na Assembleia Municipal do Porto

Realizou-se ontem a última sessão da Assembleia Municipal do Porto antes de eleições. O desempenho de Miguel Pereira Leite, que se candidata como cabeça de lista do movimento de Rui Moreira, foi sublinhado por todos os quadrantes políticos. Saiba quem é o candidato independente a este órgão deliberativo e fiscalizador do executivo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Maioria dos portuenses acha que Rui Moreira foi um bom presidente da Câmara”

O Euro-deputado do Partido Socialista e ex-candidato à Câmara do Porto, Francisco Assis, elogiou ontem à noite o desempenho de Rui Moreira como presidente da Câmara, durante a última sessão da Assembleia Municipal antes das eleições de 1 de Outubro. “Afirmou a região”, disse, lembrando que os últimos quatro anos foram “muito diferentes dos anteriores”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Cândido Correia apresenta no domingo à tarde o programa eleitoral para Campanhã

Às 15 horas de domingo, dia 10 de Setembro, na Praça da Corujeira, o Nosso Partido é o Porto vai fazer o que ainda não foi feito. Cândido Correia, candidato à Freguesia de Campanhã, e Rui Moreira apresentam o programa eleitoral para a zona mais oriental da cidade. Esta é uma das duas freguesias que o movimento independente não venceu em 2013. Rui Moreira irá, por isso, explicar porque devem os campanhenses depositar total confiança no seu candidato Cândido Correia.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Venha com Rui Moreira às festas de Nossa Senhora de Campanhã, sexta-feira à noite

As tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora de Campanhã são uma das festividades mais importantes da cidade. Esta sexta-feira, às 21,30 horas, a partir do largo da Igreja de Campanhã, o Nosso Partido é o Porto vai juntar-se à celebração. Venha com Rui Moreira e Cândido Correia, candidato independente à freguesia mais oriental da cidade, viver a cidade e as suas tradições.

Ler Artigo Completo

Partilhar

José Manuel Carvalho apresenta as linhas programáticas para o Bonfim ao lado de Rui Moreira. Este sábado, às 15 horas.

Candidato do movimento Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido, José Manuel Carvalho apresenta, no próximo sábado, às 15 horas, no Jardim Paulo Vallada, o programa eleitoral para a Junta de Freguesia de Bonfim, ao lado de Rui Moreira. Em 2017, os independentes querem repetir a vitória em território bonfinense.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira na SIC: “Não fizemos nada ao contrário do que prometemos há quatro anos”

O Salão Árabe do Palácio da Bolsa foi o palco do primeiro dos quatro debates em que Rui Moreira anunciou participar até às eleições autárquicas. Na SIC, o único candidato de um grupo de cidadãos independente recordou aos seus quatro adversários que, há quatro anos, não prometeu “obras de regime”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Na Educação, não queremos ser meros gestores hoteleiros. Queremos intervir na área curricular”, diz Fernando Paulo

Ontem à noite, durante o jantar que a candidatura independente promoveu junto de professores e educadores, Fernando Paulo, sétimo da lista à vereação de Rui Moreira, comentou com os participantes a necessidade da descentralização de competências para o município na área educativa. A flexibilização curricular é um dos aspectos mais relevantes.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Queremos eleger Fernando Paulo vereador da Educação”, diz Rui Moreira

No contexto destas declarações, o primeiro jantar temático da campanha independente de 2017, que iniciou com professores e profissionais ligados ao sector do ensino. Na sua intervenção, Rui Moreira sublinhou que o combate à exclusão social tem na Educação um forte aliado. Para este novo desafio que se impõe à cidade, o candidato independente à Câmara do Porto conta com o apoio de Fernando Paulo, sétimo candidato da sua lista à vereação.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Especialistas em ambiente esta quinta-feira (19 horas) nas Conversas à Porto

A oitava sessão das Conversas à Porto realiza-se esta quinta-feira, às 19 horas, e é dedicada ao Ambiente. Com moderação de Filipe Araújo, o painel é composto por Marta Pinto, coordenadora do “FUTURO – Projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”, Paulo Palha, presidente da Associação Nacional de Coberturas Verdes, e André Dias, Head of Intelligent Systems no CEiiA. O encerramento, como habitual, estará a cargo de Rui Moreira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Red Bull Air Race foi acontecimento notável também do ponto de vista político

Mais de 850 mil espectadores assistiram nas margens de Porto e Gaia ao “Mundial” da aviação. Um acontecimento extraordinário que chegou a 300 milhões pela TV, mas que tem também uma dimensão política.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O respeito da TVI pelo Porto

Depois de um fim-de-semana em que mais 850 mil pessoas vibraram com a Red Bull Air Race, o Campeonato do Mundo da aviação, a TVI noticiou assim o acontecimento a que chamou “acrobacias aéreas”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira inicia esta terça-feira na SIC participação em debates televisivos

Conforme o comunicado pela candidatura de Rui Moreira há quase um mês, Rui Moreira participa em quatro debates na comunicação social (três na TV), a começar esta semana, terça-feira, na SIC. Rui Moreira será o candidato no poder a participar em mais debates, numas eleições autárquicas no Porto e participará no dobro dos debates para que foi convidado em 2013, estando presente num debate por semana, até às eleições.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira junta professores e educadores em jantar/debate esta segunda-feira

O candidato Rui Moreira encontra-se esta segunda-feira com professores, num jantar que decorrerá no Restaurante Terrella, junto à Casa da Musica, que se segue ao debate promovido quinta-feira na sede de campanha sobre Educação.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Red Bull Air Race devolvida aos céus da cidade de onde nunca deveria ter saído

Há 10 anos, a Red Bull Air Race trouxe aos céus do Porto um colorido que projectou a cidade internacionalmente. Conflitos e alguns desentendimentos políticos, acabaram com a festa dois anos depois. Mas, no mandato de Rui Moreira, o céu do Porto voltou a animar-se.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Ao dar bons exemplos, a cidade também está a educar”, defende Jorge Prendas

Orador convidado das Conversas à Porto sobre Educação, o programador Jorge Prendas entende que é possível minimizar a exclusão social através de uma cidadania mais participativa. De cada vez que o município promove acções que, indirectamente, contribuem para a educação ambiental, rodoviária ou cívica, a população vai corresponder, mimetizando os bons exemplos, acredita.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A Feira do Livro do Porto transformou-se no maior festival literário do país

No dia em que abre portas a edição de 2017 da Feira do Livro do Porto, recordamos que foi em 2014 que a Câmara Municipal voltou assumir a produção do evento, após mais de 80 anos afastada da sua organização.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“A situação educativa no Porto é desafiante”, considera Joaquim Azevedo

Com um currículo invejável na área das ciências educativas, Joaquim Azevedo apresentou nas Conversas à Porto o seu diagnóstico sobre a Educação no Porto. Certo de que as desigualdades sociais manifestam-se, desde logo, no campo educativo, entende que o trabalho nesta área só é fortalecido se houver descentralização de competências.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Temos condições para catapultar a dimensão educativa do município”, considera Fernando Paulo

Com um profundo conhecimento nas questões ligadas à educação pública, fruto da sua experiência enquanto autarca, Fernando Paulo, sétimo candidato da lista de Rui Moreira à vereação, interveio esta tarde nas Conversas à Porto como orador convidado. No seu diagnóstico, considerou que o Município do Porto tem reunidas todas as condições elevar o seu contributo na construção de um projecto educativo de excelência. Nesse contexto, apresentou as linhas gerais programáticas do Nosso Partido é o Porto para a educação.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“A ligação da cultura à educação é fundamental na construção de uma escola inclusiva”, acredita Rui Moreira

Esta tarde, o especial Conversas à Porto sobre Educação reuniu centenas de pessoas na sede de campanha do Nosso Partido do Porto. Com um painel de conceituados oradores, entre Joaquim Azevedo, Fernando Paulo e Jorge Prendas, que enriqueceram o debate sob diferentes perspectivas, coube a Rui Moreira, candidato independente à Câmara do Porto, o encerramento da sessão. Reconhecendo que, no domínio educativo, o país não avançou tanto como noutros sectores, Rui Moreira defende que os municípios estão em condições de actuar no sentido de desenvolver programas que promovam a coesão social nas escolas e, por conseguinte, que mitiguem a exclusão.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira participa num debate por semana na comunicação social

Rui Moreira inicia no dia 5 de Setembro a sua participação em debates, na SIC, tendo confirmado a sua presença em quatro (um por semana), depois de não terem sido possíveis entendimentos entre os órgãos de comunicação social para realizar debates conjuntos (com excepção de TSF e JN).

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira foi espreitar à Travessa de Cedofeita que se renova

A Travessa de Cedofeita está a ser reabilitada, numa empreitada que também está a renovar as infra-estruturas. Depois da Rua das Oliveiras, hoje com vida nova, após a intervenção de 2014, chegou a vez de uma das mais interessantes travessas da cidade. Rui Moreira, andou hoje por lá.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Nosso Jantar é no Porto e na próxima segunda-feira será com professores

Depois de um jantar com a Confraria das Tripas e um almoço com o sector cooperativo, Rui Moreira vai continuar a encontrar-se com alguns sectores da economia e da vida social do Porto. Os professores são, por isso, convidados a encontrar-se com o candidato na próxima segunda-feira, num jantar/debate que lhes é dedicado.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Jorge Prendas reforça o painel das Conversas à Porto sobre Educação

Nas Conversas à Porto desta quinta-feira, dedicadas à Educação, o programador Jorge Prendas, actualmente coordenador do serviço educativo da Casa da Música, junta-se a Fernando Paulo e a Joaquim Azevedo, como oradores convidados para o debate. O final da sessão conta sempre com a intervenção do candidato à presidência da Câmara Municipal, Rui Moreira. Dia 31 de Agosto, às 15 horas, venha construir connosco o projecto educativo para a cidade. O Porto é por aqui.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Assistiu ao Cortejo do Traje de Papel? Assista outra vez

Rui Moreira não perde esta manifestação anual um único ano. E diverte-se sempre. Entre a Cantareira e o Banho Santo, há muito papel a desfilar e, sobretudo, portuenses genuínos que apoiam a candidatura independente, onde cabe o Porto todo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Aniki Bobó está a renascer e vai ser um velho novo espaço de música experimental

O tema foi aflorado numa das sessões de Conversas à Porto. Uma jornalista do Observador ouviu e interessou-se. Investigou e quis saber tudo sobre o projecto. O histórico bar que foi buscar o nome ao filme de Manoel de Oliveira está de volta, impulsionado pela Câmara do Porto, que quer dar à música uma nova vida na cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Conversas à Porto já contaram com mais de 1.600 pessoas e 80 contributos

Mais de 1.600 pessoas passaram pelas primeiras seis sessões das Conversas à Porto realizadas nesta campanha eleitoral na sede de Rui Moreira. O modelo, criado pela candidatura independente há quatro anos, transitou, com melhorias, para esta campanha.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Joaquim Azevedo e Fernando Paulo levam a Educação às Conversas à Porto

A próxima sessão das Conversas à Porto é especial (às 15 horas), terá lugar quinta-feira e servirá para debater a Educação na cidade, mas também para apresentar os planos da candidatura de Rui Moreira para o próximo mandato nesta matéria. Fernando Paulo, Jorge Prendas e Joaquim Azevedo são os oradores convidados.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Da Cantareira ao Banho Santo, estivemos em todas no Cortejo de São Bartolomeu

Esta manhã, no Cortejo do Papel, ponto alto das tradicionais Festas de São Bartolomeu, centenas de apoiantes de Rui Moreira colocaram os seus chapéus de palha e assistiram a um desfile ímpar no país, e quiçá, no mundo. Da Cantareira à Praia do Ourigo, o Porto é também por aqui.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Paranhos exige mudança”, afirma o candidato à Junta de Freguesia de Paranhos, Paulo Jorge Teixeira

Indicado por Rui Moreira como “um homem bom, trabalhador e com provas de gestão dadas”, Paulo Jorge Teixeira, apresentou, esta tarde, no Parque da Quinta do Covelo e ao lado do candidato à Câmara do Porto, o programa eleitoral que propõe para o futuro de Paranhos. Considerando que é notória “a esperança que Rui Moreira trouxe à cidade” e que o Porto decididamente mudou, o candidato defende que Paranhos não pode ficar de fora desta nova dinâmica. Até porque os fregueses querem “sentir-se parte de um Porto que se mexe e que se move”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira diz que actual presidente da Junta quis transformar Paranhos na “aldeia do Asterix” e que isso prejudicou o desenvolvimento da freguesia

Foi num dos parques mais bonitos da cidade, o da Quinta do Covelo, que o Nosso Partido é o Porto apresentou, esta tarde, o programa eleitoral do Movimento Independente para a freguesia de Paranhos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Sei que estas questões da coesão social e económica são muito caras ao Dr. Rui Moreira”

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, marcou ontem presença no almoço/debate promovido pela Cooperativa do Povo Portuense, com o apoio da Cooperativa Árvore, sobre a Economia Social. “Isto é o Porto”, referiu António Tavares.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira revisita a história da Cooperativa do Povo Portuense

Rui Moreira visitou esta sexta-feira a Cooperativa do Povo Portuense, uma instituição que se tem vindo a renovar nos últimos anos. O candidato pôde assim perceber como evoluiu a instituição desde a sua visita antes das últimas eleições autárquicas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O Porto não pode perder o diálogo e a cooperação que tem promovido com o terceiro sector”, afirma Rui Moreira

A economia social foi o tema da tertúlia promovida pela Cooperativa do Povo Portuense, num almoço hoje concretizado nas instalações da Cooperativa Árvore, “casa tão importante para a cidade”, referiu Rui Moreira. Cerca de meia centena de pessoas, representantes de associações, cooperativas, fundações, Santa Casa da Misericórdia e mutualidades, reflectiram sobre o futuro do terceiro sector na cidade. Rui Moreira, candidato à Câmara do Porto, reconheceu que o Estado central têm “alijado responsabilidades naquilo que é sua competência”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O projecto cultural da cidade evoluiu de forma robusta e estratégica com Rui Moreira”, diz Guilherme Blanc

Foi adjunto da vereação da cultura de Paulo Cunha e Silva e continua agora a desempenhar o mesmo cargo com Rui Moreira. Guilherme Blanc, ontem apontado pelo candidato à Câmara do Porto como a sua escolha para presidir à administração da empresa municipal da cultura, caso venha a ser reeleito, afirmou nas Conversas à Porto estar certo de que a política cultural da autarquia neste mandato autárquico, surpreendeu “os agentes culturais, os artistas e o próprio público”. A activação de projectos e a reconciliação com o sector foi fundamental para a construção do actual paradigma, o de cidade fazedora e criadora de múltiplos e distintos pólos culturais.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O Porto está mais capaz do que há quatro anos. Espero que assim continue nos próximos”, diz Francisca Valente

Francisca Valente, presidente do conselho de administração do Teatro Nacional de São João, foi ontem, oradora convidada do Conversas à Porto sobre cultura. Relembrando a nomeação recente do Porto como uma das 15 cidades mais amigáveis do mundo, pelos leitores da prestigiada publicação Condé Nast Traveler, Francisca Valente sublinhou que o trajecto na política cultural seguida nos últimos quatro anos é o “acertado”. Para além disso, que o Porto o faz “com imaginação”, factor sublimador do ethos da cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira reafirma “a cultura como área prioritária” e traça o rumo da política cultural para os próximos quatro anos

Mais uma quinta-feira se passou, mais uma Conversas à Porto se registou na sede de campanha de Rui Moreira. Esta semana o tema da sessão foi a cultura. Às 19 horas, o espaço estava repleto de portuenses que quiseram assistir e participar no debate, que teve como oradores convidados Francisca Valente e Guilherme Blanc. No final da sessão, a habitual intervenção do candidato à Câmara Municipal. Rui Moreira, que desde 2013 defende a cultura como um dos pilares do seu programa para a cidade, classificou-a mesmo como o “cimento que precisávamos para resolver os problemas da cidade”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Domingo vamos mostrar o nosso papel à Foz

As festas de São Bartolomeu, na Foz, incluem um peculiar cortejo de trajes de papel. Segundo se diz, é uma manifestação única no Mundo ou, pelo menos, a maior do género. Domingo, os apoiantes no Nosso Partido é o Porto e Rui Moreira vão assistir.

Ler Artigo Completo

Partilhar

As 10 razões para votar no Rui Moreira segundo um inesperado apoiante

José Augusto Rodrigues dos Santos nasceu no Porto, em 1948. É professor associado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e escreve no jornal online Porto24. Diz que nunca falou com Rui Moreira, mas que, ao votar em Rui Moreira, vota no Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira em tertúlia ao almoço promovida por cooperativa

A economia social é o tema do debate promovido pela Cooperativa do Povo Portuense na próxima sexta-feira, nas instalações da Cooperativa Árvore. Está confirmada a presença de mais de uma dezena de associações e 18 cooperativas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Paulo Jorge Teixeira apresenta programa eleitoral para Paranhos ao lado de Rui Moreira no próximo sábado

O candidato do movimento Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido apresenta no próximo sábado o seu programa eleitoral para a freguesia de Paranhos, à qual se candidata nestas eleições. A apresentação decorre no Parque da Quinta do Covelo, às 15 horas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Porto é uma das 15 cidades mais “amigáveis” e “encantadoras” do mundo

A classificação é da autoria da Condé Nast Traveler, prestigiada publicação mundial do sector das viagens e lazer, que volta a referenciar a cidade do Porto como um destino de eleição pelo seu acolhimento “amigável”. Esta nomeação resulta de uma sondagem que, todos os anos, é realizada às centenas de milhares de leitores da revista norte-americana. Entre os vários testemunhos recolhidos, há quem refira o Porto como “antiga, romântica, poética, intimista e boémia cidade costeira com muita alma”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Use a nova funcionalidade do nosso site e envie o seu contributo em vídeo. Nesta candidatura cabe o Porto todo.

Desde hoje, está disponível uma nova funcionalidade no site da candidatura onde cabe o Porto todo. Depois das áreas “Eu quero ir”, “Eu quero ajudar” e “Eu quero doar”, foi hoje inaugurada uma nova, destinada ao envio de mensagens e opiniões em formato vídeo. Chama-se “EU QUERO FALAR”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Francisca Valente e Guilherme Blanc nas Conversas à Porto

A próxima sessão das Conversas à Porto decorre esta quinta-feira, na sede de campanha de Rui Moreira, sobre o tema da cultura. Francisca Valente, que é conhecida pelo seu papel como administradora do Teatro Nacional de São João, e Guilherme Blanc, que foi adjunto de Paulo Cunha e Silva e depois transitou para cargo idêntico com Rui Moreira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Datas dos debates já estão definidas

Rui Moreira participa nestas eleições no dobro dos debates em que participou em 2013. O primeiro é já no dia 5 de Setembro, na SIC, seguindo-se o da RTP, no dia 13. O candidato estará presente ainda nos debates promovidos pelo Porto Canal e pela TSF/JN.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Passagem da gestão da STCP para Câmaras Municipais já tem luz verde do Tribunal de Contas. O Porto vai presidir ao Conselho de Administração.

O Tribunal de Contas deu luz verde à passagem da gestão da STCP para as seis autarquias onde opera. A autorização daquele tribunal era o último passo necessário, depois das várias Câmaras e do Governo terem acordado os termos que permitirão uma gestão mais próxima, com o Porto a presidir ao Conselho de Administração.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Conversas à Porto regressam esta quinta-feira ao horário normal na sede de campanha

Depois de duas sessões especiais com apresentação de propostas de campanha para a habitação e para o trânsito, em Agosto, as famosas Conversas à Porto regressam esta quinta-feira ao seu horário natural (19 horas) com a cultura como tema.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Qual a diferença entre bolinhos e pasteis de bacalhau? Rui Moreira explica.

Rui Moreira visitou um ontem o Centro Social Paroquial da Senhora do Calvário, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que foi fundada por iniciativa da Fábrica da Igreja da Paróquia da Senhora do Calvário e foi espreitar à cozinha…

Ler Artigo Completo

Partilhar

Campanhã abençoa Rui Moreira e quer a sua vitória também para a freguesia

“Há quatro anos, a visita à Nossa Senhora do Calvário deu-lhe sorte. O seu regresso é um bom presságio”, disse o Cónego Milheiro a Rui Moreira, esta tarde, na recepção que o Centro Social e Paroquial da Senhora do Calvário preparou ao candidato à Câmara do Porto, e ao candidato à Junta de Freguesia de Campanhã, Cândido Correia, bem como à restante equipa. Após o almoço na Instituição de Solidariedade Social, o Movimento Independente fez novamente pés ao caminho para visitar o bairro da Maceda.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Nosso Partido é o Porto todo e hoje andou pelo Bonfim

A manhã do Nosso Partido é o Porto iniciou na Praça Francisco Sá Carneiro (Praça Velásquez) onde, ao terceiro sábado de cada mês, se realiza a Feira de Antiguidades. Ponto de partida para uma caminhada pela freguesia do Bonfim, foi o mote para um par de horas marcado pela boa disposição e discussão da cidade, com os de portuenses que se cruzavam com o grupo, e faziam questão de cumprimentar e conversar com o candidato à Câmara do Porto, Rui Moreira. O Movimento Independente visitou ainda a colectividade Mocidade Invicta, bem conhecida pela equipa do candidato à Junta de Freguesia do Bonfim, José Manuel Carvalho, terminando o trajecto no interior do Bairro Fernão Magalhães.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira visitou comércio da maior rua do Porto

A Rua de Costa Cabral é a mais extensa da cidade e também uma das entradas no Porto. Nos últimos anos foi alvo de várias intervenções por parte da Câmara do Porto, que produziu uma redução dos tempos de espera do transporte público e de estacionamento indevido. Mas, o mais importante, foi a enorme redução da sinistralidade grave naquela via.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Acções de campanha na zona oriental da cidade

Rui Moreira vai passar este sábado na zona oriental da cidade, em acções de campanha. De manhã visita a zona da Praça Francisco Sá Carneiro e Fernão de Magalhães, com ponto de encontro marcado para as 10 horas na praça também conhecida como “Velasquez”. De tarde estará em Campanhã, com o ponto de encontro marcado para as 14,30 horas, na Rua Nossa Senhora do Calvário, junto à Igreja.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Todas as listas do movimento estão aprovadas. Parabéns Porto, tu és o nosso partido!

Depois de ontem o Tribunal Local Cível do Porto ter comunicado a aprovação do nome, sigla e símbolo da nossa candidatura à Câmara Municipal, hoje chegaram às restantes oito candidaturas do movimento (Assembleia Municipal e sete Assembleias de Freguesia) as notificações da aprovação de todas as listas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira participa no dobro dos debates das eleições de 2013

A candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto analisou ontem à noite as cerca de dezena e meia de convites que até agora lhe chegaram para a participação do candidato em debates.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Figuras de destaque da candidatura do PSD em 2013 juntam-se a Rui Moreira

Luís Artur Ribeiro, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto durante este mandato e militante do partido há 41 anos, entregou o cartão para declarar apoio à candidatura de Rui Moreira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O atestado passado pelo candidato da coligação PSD/PPM aos portuenses é insultuoso e inaceitável”, afirma Rui Moreira

O candidato independente à Câmara do Porto, Rui Moreira, deu esta manhã, na sua sede de campanha, uma conferência de imprensa sobre o despacho que ontem o Tribunal Local Cível do Porto enviou ao Nosso Partido é o Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Novo sistema de gestão de tráfego entre as principais soluções apontadas por Rui Moreira para a mitigação do trânsito interno na cidade

Para o candidato à Câmara do Porto, “se a cidade tem mais actividade, é inevitável que viva com mais trânsito”. Esta tarde, na sede de campanha, no Conversas à Porto especial sobre trânsito, o candidato independente não só fez o diagnóstico da situação actual, coadjuvado pelo Professor Álvaro Costa, como apresentou ideias para que o município esteja mais preparado para enfrentar o problema. Em destaque, o novo sistema de gestão de tráfego da cidade, pronto para ser implementado no início do próximo ano, substituindo o actual sistema que está em vigor desde 1993 e, por essa razão, se encontra obsoleto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O que nos dizem os orçamentos de campanha de PS e PSD e que nos deve deixar preocupados

O PSD prevê deixar dívidas na campanha e PS espera pior resultado do que em 2013. As contas das campanhas destas duas candidaturas no Porto são as maiores do país e denotam uma notória incapacidade para construir orçamentos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Estamos a sobrecarregar a VCI com excesso de trânsito”, avisa o Professor Álvaro Costa

Orador convidado da Conversa à Porto especial sobre trânsito, o Professor Álvaro Costa, alertou esta tarde, na sede de campanha da candidatura independente, que a VCI está a ter uma utilização excessiva. Um dos maiores especialistas em matéria de transportes e mobilidade a nível nacional, não tem dúvidas em dizer que esta realidade resulta, em larga medida, das portagens colocadas nas ex-SCUT, em vigor desde Outubro de 2010, medida que, nessa altura, contestou junto do governo. Para o Professor, o alívio da tensão do tráfego na VCI só se resolve analisando a gestão viária de forma inversa, portajando os locais de maior circulação de tráfego e não aqueles que, habitualmente, recebem menos fluxo de veículos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Tribunal aprova nome, sigla, símbolo de candidatura de Rui Moreira e rejeita queixa do PSD

O Tribunal Local Cível do Porto notificou hoje a candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto, rejeitando de forma liminar a impugnação apresentada pelo PSD. Segundo o despacho enviado hoje ao mandatário da candidatura do grupo de cidadãos eleitores, não foi encontrado fundamento para as queixas apresentadas pela candidatura Porto Autêntico.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Fim das portagens na CREP é uma justa reclamação do Porto e dos municípios vizinhos junto do Estado central”, diz Rui Moreira

Num Conversas à Porto especial sobre o trânsito na cidade que, esta tarde de Agosto, recebeu casa cheia na sede de campanha da candidatura independente, Rui Moreira, candidato à Câmara Municipal, afirmou que está nas mãos do governo a resolução de uma boa parte do problema de excesso de tráfego que o Porto, actualmente, enfrenta. Por isso, apela ao Estado central que deixe de portajar a circular que envolve a cidade, cessando um erro que, acredita, foi cometido em 2009, quando foi lançada a CREP segundo a lógica utilizador-pagador. Na sua opinião, esta deve ser uma reclamação concertada entre todas as forças políticas locais, uma vez que o impacto negativo no trânsito devido a estas portagens se alastra aos municípios vizinhos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Próxima edição da Feira do Livro do Porto bate recorde de participantes. Modelo de Rui Moreira é enorme sucesso.

A Feira do Livro do Porto regressa de 1 a 17 de Setembro aos jardins do Palácio de Cristal com mais de 100 entidades envolvidas entre editoras, alfarrabistas, livrarias, instituições e distribuidores. O mais significante encontro da cidade com a literatura acontece, pelo quarto ano consecutivo, na Avenida das Tílias, organizado pela Câmara Municipal. Há precisamente quatro anos, quando se candidatou pela primeira vez à autarquia portuense, Rui Moreira defendia que a nova Feira do Livro do Porto devia ser um evento do Município, com programação plural e diversificada. E assim cumpriu. Desde 2014, a Feira do Livro tem crescido de ano para ano, e só na última edição contabilizou mais de 250 mil visitantes.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Causas e soluções para o trânsito no Porto quinta-feira na sede de campanha

Quais as causas dos problemas de trânsito no Porto? E o que está a ser preparado para os solucionar? Rui Moreira, o candidato do movimento independente O Nosso Partido é o Porto e o Professor Álvaro Costa, um dos maiores especialistas em mobilidade e transportes em Portugal, explicam tudo na próxima quinta-feira, numa Conversa à Porto especial, às 15 horas, na sede de campanha.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira: “Não esperava que Pizarro se colocasse ao lado dos radicais numa campanha suja”

“Nos últimos dias fui atacado por alguns e apoiado por muitos outros, por ter, aqui no Facebook, desabafado contra uma forma de radicalismo e intervenção política ilegal, anónima e suja”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

De Porto a Porto tem um novo videoclip

Criado em 2013 com a participação de muitos portuenses que gravaram o refrão na sede de campanha de Rui Moreira, o hino oficial está de volta, agora com um novo videoclip, gravado em várias acções de campanha em 2017.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A vida vista por um chapéu da campanha de Rui Moreira

Os chapéus da candidatura de Rui Moreira estão a tornar-se famosos. Em 2013 já tinham estado presentes e, este ano, em lugar de bandeiras, o movimento terá apenas chapéus de palha, com a designação da candidatura “Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO: Designação da candidatura de Rui Moreira está aprovada pelo Tribunal. A 1 de Outubro o país continuará a não entender nada

Diversos órgãos de comunicação social noticiaram ontem “com base em dois esclarecimentos da CNE” a que tiveram acesso, que o nome da candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto poderia não ser legítimo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Sorteio ditou ordem dos boletins de voto no Porto. O último será o primeiro?

A sigla e designação da candidatura independente de Rui Moreira foram aprovadas e aparecerão em último lugar, no boletim de voto para a eleição para a Câmara do Porto. Entre as dez candidaturas, para já, admitidas, apenas a de Rui Moreira e a do movimento “Porto de Alma e Coração”, até agora desconhecido, são de Grupos de Cidadãos independentes. Todas as outras são de partidos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Há 10 candidaturas à Câmara do Porto

Ontem, ao final da tarde, foram publicadas as listas de candidatos à Câmara do Porto, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia. Se para as freguesias há cinco candidaturas em cada uma delas e para a Assembleia Municipal se apresentaram seis, já para a Câmara foram 10 as listas apresentadas. A candidatura de Rui Moreira é a que mais cidadãos envolve, apresentando 336 candidatos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O filme que explica para onde vai o Porto de Rui Moreira

Depois da primeira ronda de “Conversas à Porto”, a série de debates que promove na sua sede de campanha, Rui Moreira explica, num vídeo de oito minutos, os quatro pilares da sua candidatura ao próximo mandato. Cultura, coesão social, economia e, agora, sustentabilidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira completa 61 anos esta terça-feira com os olhos postos no futuro do Porto

Nasceu no Porto a 8 de Agosto de 1956. Faz hoje 61 anos. Rui de Carvalho de Araújo Moreira é, desde 2013, o primeiro presidente independente eleito para a Câmara do Porto. Em 2017, é novamente o principal rosto de um movimento de cidadãos independentes que se uniram em torno de um projecto único de cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira explica como quer combater exclusão e a solidão dos mais velhos

Nem tudo foi feito em matéria de coesão social neste mandado. A Câmara do Porto fez muito em matéria de habitação social, tanto mais que Rui Moreira, cumprindo o seu programa, reservou no orçamento municipal uma grande fatia para a reabilitação dos bairros, hoje sem apoio do Estado. Mas, em matéria de combate à exclusão e à solidão, há muito a fazer.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira visita ilha prestes a ser reabilitada tal como já foi a da Bela Vista no modelo por si apresentado na campanha de 2013

A reabilitação está por toda a cidade. Em 2013, Rui Moreira anunciou em campanha eleitoral que, caso fosse eleito, reabilitaria a Ilha da Bela Vista, uma das poucas que era municipal. O projecto previa a manutenção dos seus inquilinos, que já eram poucos, e a reabilitação do resto da ilha para recuperar inquilinos a rendas sociais. O projecto está praticamente todo executado, quatro anos depois, as casas reabilitadas e novos moradores começam a ocupá-las. Os que lá viviam, mantêm-se todos. O modelo está agora a ser aplicado noutras ilhas, como irá acontecer na que ontem Rui Moreira e José Manuel Carvalho (candidato ao Bonfim) visitaram.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Bonfim abraçou Rui Moreira

Nas ruas, num bairro exemplar ou numa ilha, Rui Moreira foi ontem recebido de braços abertos na freguesia do Bonfim e não só. A tarde levou-o até São Lázaro, mas começou na Praça da Alegria, onde encontrou muitos apoiantes.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Espaço do Cidadão de Paranhos foi o último a ser inaugurado

Ao abrigo do protocolo celebrado entre a Câmara do Porto e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), todas as freguesias da cidade passaram a ter Espaços do Cidadão, onde existem serviços de proximidade como a marcações de consultas médias, renovar a carta de condução, pedir certidões e aceder a muitos outros.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Fim de tarde e noite de sábado vai começar no Bonfim

Os apoiantes da candidatura independente de Rui Moreira começam este sábado uma caminhada pelo Bonfim (e não só), na Praça da Alegria, junto à Rua de São Vítor, pelas 18 horas. O programa inclui um jantar por ali (cada um pagará o seu) e levará a campanha a entrar pela noite.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Descobrimos uma micro-câmara na candidatura de Rui Moreira

Quando esta manhã, na sede de campanha, o movimento independente de Rui Moreira se preparava para sair em romaria até ao Palácio da Justiça e ali entregar mais de 23 mil assinaturas de portuenses e as listas dos 334 candidatos às próximas eleições autárquicas, alguém se lembrou de se tentar colocar no lugar de um dos dossiers e “espiar” essa caminhada pela cidadania e pela democracia.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Os nossos números. Os números do Porto.

Hoje a manhã foi de celebração. Com a entrega das cerca de 23 mil assinaturas no Juízo Local Cível do Porto, no Palácio da Justiça, o Nosso Partido é o Porto formalizou a candidatura à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e às sete Assembleias de Freguesia da cidade. Um processo que se concluiu em aproximadamente um mês, com a mobilização de uma vasta equipa de apoiantes de Rui Moreira, e que reuniu uma série de dados numéricos que vale a pena revelar. Porque são números que nos apontam: o Porto é por aqui!

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Foi uma grande lição de cidadania. Um trabalho que envolveu milhares de portuenses”, diz Rui Moreira

Esta manhã, às 10,30 horas, o Movimento de Rui Moreira partiu da sede de campanha, na Avenida dos Aliados, em direcção ao Juízo Local Cível do Porto, na Cordoaria, para formalizar a candidatura aos três órgãos autárquicos da cidade. A entrega do processo, dividido em dezenas de pastas carregadas com mais de 23 mil assinaturas e listas referentes a 334 candidatos, representa mais um obstáculo superado pelo Nosso Partido é o Porto. Como disse Rui Moreira, à entrada do Palácio da Justiça, “era importante que quem esteve connosco sentisse também agora o nosso agradecimento, com esta acção cívica de marchar pela cidade”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O nosso partido não é um partido. É o Porto. E amanhã também será a candidatura de milhares de portuenses

Há quatro anos, pela primeira vez na história das eleições, o partido que ganhou as eleições foi o Porto. Quatro dias antes do fim do prazo, o complexo dossier de uma candidatura independente, livre de amarras e partidos, será amanhã entregue no Palácio da Justiça do Porto por Rui Moreira e por três centenas de candidatos a todos os órgãos autárquicos da cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Este é o nosso símbolo para o boletim de voto

O Movimento Independente de Rui Moreira à Câmara do Porto pode, desta vez, apresentar um símbolo para figurar no boletim de voto. O símbolo da candidatura Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido já está elaborado, fazendo parte do processo que amanhã será entregue no tribunal com mais de 320 candidatos e mais de 20 mil assinaturas. Recorde-se que em 2013 as candidaturas independentes não podiam usar símbolos. Agora, face à alteração da lei autárquica, aprovada pelo parlamento em Março de 2017, passa a ser possível a criação e utilização de um símbolo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Tarde de conversas na Constituição

A Rua da Constituição é obra feita. Depois de obras de repavimentação e reorganização do trânsito, esta via estruturante ficou renovada. O comércio tradicional, esse continua com as suas particularidades a fazer o dia-a-dia de muitos portuenses que dele vivem e que nele se alimentam. E Rui Moreira também por lá andou hoje em conversas demoradas. Conversas que também são à Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“É a cidade confortável e interessante que nos permite concorrer à EMA”

“Há dez anos, o Porto não seria capaz de fazer uma candidatura tão forte à Agência Europeia de Medicamentos (EMA)”, disse hoje Rui Moreira em conferência de imprensa, poucas horas após Portugal ter submetido a candidatura da cidade. A qualidade de vida e segurança da cidade são apontados como dois dos pontos fortes das candidaturas, assim como o sistema de ensino.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Quinta-feira vamos carregados com 20 mil assinaturas. Venha connosco. O Porto é por aqui.

O movimento independente de Rui Moreira formaliza na próxima quinta-feira, dia 3 de Agosto, as candidaturas à Câmara do Porto, à Assembleia Municipal do Porto, e a todas as Assembleias de Freguesia da cidade, com a entrega das listas de mais de 320 candidatos e mais de 20 mil assinaturas no Juízo Local Cível do Porto, Palácio da Justiça.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Eurosondagem diz que candidatura de Rui Moreira continua a crescer e já tem o dobro de Manuel Pizarro

O segundo estudo de opinião realizado nesta pré-campanha pela Eurosondagem dá ao movimento independente de Rui Moreira uma intenção de voto de 46,9%, crescendo em relação à sondagem realizada em Maio pela mesma empresa para o Expresso. Com menos de metade da intenção de voto, Manuel Pizarro, do PS, está abaixo do obtido em 2013 e não vai além dos 22,5%. A candidatura do PSD/PPM cai para 12,1% de intenção de voto.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Paranhos, a freguesia que também abraça Rui Moreira

Vamos fazer o que ainda não foi feito (parte II). Após uma manhã no “território de oportunidades” que é Campanhã, o Nosso Partido é o Porto concentrou-se esta tarde em Paranhos, “território de futuro”. Sem pretensiosismos, quem viu os chapéus de palha que circularam pela freguesia com uma certeza ficou: Paranhos está com Rui Moreira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A campanha de Rui Moreira passou hoje pelo “território de oportunidades” que é Campanhã

O Nosso Partido é o Porto iniciou o seu passeio matinal de domingo às 10 horas, na Feira do Cerco. Acompanhado pelo candidato à freguesia de Campanhã, Cândido Correia, Rui Moreira e os apoiantes do Movimento Independente dedicaram a manhã a (re)descobrir a freguesia mais oriental da cidade. Em Campanhã, o Nosso Partido é o Porto quer fazer o que ainda não foi feito: ser a força política mais votada para a Assembleia de Freguesia.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Vamos fazer o que ainda não foi feito em Campanhã e Paranhos

As freguesias de Campanhã e Paranhos são as únicas que o movimento de Rui Moreira não ganhou, para a Assembleia de Freguesia, em 2013, apesar de, em Paranhos, ter ganho a eleição para a Câmara Municipal. Desta vez, Rui Moreira quer conquistar estas freguesias e hoje aposta em fazer campanha em ambas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

COMUNICADO: PS de Pizarro e Correia Fernandes critica as suas próprias decisões

Manuel Correia Fernandes, que até meados de Maio passado era vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, criticou, em declarações recentes ao jornal Público, as propostas urbanísticas deste movimento, que visam a diminuição do custo da habitação para a classe média.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O circo da Red Bull Air Race já está a chegar ao Porto

Os aviões já começaram a chegar ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Depois de anos de ausência, a Red Bull Air Race volta este ano aos céus do Porto, num evento sustentável, que contará com o apoio do Turismo Porto e Norte e Turismo de Portugal. Uma vitória do Porto e Gaia, de Portugal mas também de Rui Moreira, cuja política sustentável de grandes eventos tem ajudado a diversificar públicos e a tornar o nosso destino ainda mais interessante e cativante.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Um dia como os outros

A campanha de Rui Moreira não precisa de bandeiras nem de máquinas partidárias. Precisa apenas de ver, ouvir e sentir o Porto. Vem quem quiser fazer este caminho iniciado há quatro anos e onde cabe o Porto todo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Águas do Porto é a empresa municipal do país com os melhores resultados líquidos de 2016

Este dado, retirado do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, vem corroborar a eficácia financeira do Município do Porto, assinalada no mesmo documento. A empresa Águas do Porto foi a entidade empresarial do sector público local que melhores resultados líquidos apresentou em 2016, num valor superior a 6,5 milhões de euros.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Novo bairro a rendas controladas proposto por Rui Moreira para Campanhã seguirá modelo já aplicado no Rainha Dona Leonor

O modelo de habitação para arrendamento a preços controlados apresentado agora por Rui Moreira para o Monte da Bela já tem histórico no presente mandato. De facto, embora com algumas diferenças no destino da habitação, o processo de reconstrução do Bairro Rainha Dona Leonor, actualmente em curso, foi conseguido num modelo contractual semelhante.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O que eu não sei… Mas vou sempre a tempo de saber

Há coisas que eu não sei. Ou que me contaram mal. Considerando que uma mentira muitas vezes dita não se transforma em verdade, O Nosso Partido é o Porto elaborou um glossário que pretende esclarecer sobre os assuntos mais polémicos e menos consensuais do município. Porque falar disso não é tabu. É transparência.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Sociedade de Reabilitação finalmente nas mãos a Câmara é vitória política histórica de Rui Moreira

Há quatro anos, por esta altura, o Porto insurgia-se contra o poder central. O anterior presidente da Câmara convocava os notáveis da cidade para reivindicar do Estado a reposição de prejuízos da empresa que detinha a 60% e que era responsável pela reabilitação urbana da cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Monte da Bela é o primeiro projecto destinado à habitação a rendas controladas no Porto

É, para Rui Moreira, “um modelo virtuoso”. A primeira operação da proposta da candidatura independente para a habitação a preços controlados na cidade está prevista no Monte da Bela, localizado em Campanhã, na mesma área onde outrora se situava o Bairro de S. Vicente de Paulo. Segundo o arquitecto Pedro Baganha, quinto nome da lista à vereação, o empreendimento terá “entre 200 a 250 casas”, num investimento que não comporta qualquer custo para a autarquia, uma vez que será concretizado por privados. O Município do Porto apenas cede os terrenos para a construção.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira faz campanha no domingo em Campanhã e Paranhos

Domingo vamos fazer o que ainda não foi feito. Rui Moreira e os seus apoiantes vão a Campanhã e Paranhos, as duas freguesias que o movimento se propõe conquistar nestas eleições. De manhã, às 10 horas, marcamos encontro para a Rotunda de Cartes (junto ao Bairro do Cerco), em Campanhã e de tarde, às 16 horas, o ponto de encontro é o Parque do Covelo, para iniciar um passeio por Paranhos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Social-democrata Amorim Pereira “totalmente de acordo” com as políticas de Rui Moreira para a habitação

Rui Moreira reuniu esta quarta-feira, na sua sede de campanha, mais de uma centena de cidadãos interessados em conhecer a sua política de habitação para os próximos quatro anos. Muitos deles eram arquitectos bem conhecidos na cidade que, durante mais de duas horas debateram e questionaram as ideias apresentadas pelo candidato e por Pedro Baganha, número cinco da sua lista à vereação.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“A promoção da construção de habitações a rendas controladas é talvez a medida mais disruptiva do nosso programa de habitação”, diz o arquitecto Pedro Baganha

Coube ao arquitecto Pedro Baganha, quinto da lista de Rui Moreira à vereação, a apresentação das medidas detalhadas para o programa de habitação que os independentes defendem para o próximo quadriénio. Entre os objectivos apresentados, foi referida a intenção do aumento de habitação disponível no Porto. O cumprimento deste desiderato concretiza-se não só por via da reabilitação urbana, mas também observando as zonas de expansão da cidade onde ainda seja possível construir, entende Pedro Baganha.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira explica como a cidade vai gerir o sucesso da reabilitação urbana nos próximos quatro anos

Rui Moreira e Pedro Baganha, primeiro e quinto da lista independente à vereação, apresentaram hoje o programa para a cidade quanto à habitação para os próximos quatro anos. Colmatar a “falha de mercado” existente e provocada pelo sucesso da cidade quanto à atracção de investimento e de interesse, é o grande desafio.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Se a vontade do governo é apoiar a habitação, então que dê aos municípios o benefício do IVA”, diz Rui Moreira

No encerramento do especial Conversas à Porto sobre habitação, que contou com a apresentação detalhada programa da candidatura independente para a política de habitação, Rui Moreira propôs que o Estado central transfira para os municípios a regulação do IVA. Esta medida, explicou o candidato à Câmara do Porto, pode servir como fonte de receita para a promoção do arrendamento a preços controlados, através da baixa deste encargo fiscal, de 23% para 6%.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Programa prometido por Rui Moreira em 2013 já salvou mais de 500 famílias do despejo

Rui Moreira prometeu muito pouco em 2013, durante a campanha eleitoral. Mas prometeu um Fundo de Emergência Social no valor de dois milhões de euros, que pudesse apoiar a vida daqueles que subitamente ficaram sem a mesma base social que possuíam e ainda não conseguiram encontrar solução.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Porto no topo em eficiência financeira

No Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016, um relatório detalhado que envolve a análise de diversos parâmetros financeiros para todas as autarquias nacionais, o Porto figura como o município de grande dimensão na zona norte do país com a melhor prestação de contas. Segundo melhor classificado a nível nacional, o município do Porto reduziu em 2016 o seu passivo em cerca de 50%. A sua dívida total é agora de 45,8 milhões de euros, o que compara com os 636,2 milhões de Lisboa, a autarquia mais endividada do País.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Não tenho uma ideia partidocrata, não suporto o lado carreirista partidário”, afirma Álvaro Costa em entrevista ao Observador

Numa longa entrevista de vida ao Observador, para ler do princípio ao fim, o radialista e apresentador Álvaro Costa, questionado sobre a participação na lista de Rui Moreira à vereação como suplente, explica que aceitou o convite porque se revê na candidatura independente por esta se apresentar “fora dos partidos”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira apresenta quarta-feira política para habitação para o próximo mandato

Há mais de um ano que o candidato independente começou a enunciar o caminho para uma política de habitação que complemente a “falha de mercado” que existe no arrendamento para a classe média. Quarta-feira, na sua sede de campanha, apresenta em detalhe o que pretende fazer.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Peripécias de campanha: a regular o estacionamento

A regulação do estacionamento não tem sido pacífica na cidade. O que isto tem a ver com a campanha eleitoral? Já vai saber.

Ler Artigo Completo

Partilhar

É obra: Bairro do Falcão está em reabilitação

O Bairro do Falcão, em Campanhã, começou a ser reabilitado. Este mês estão já a iniciar-se as obras nos blocos 1 e 2, 7 e 9, num valor superior a 1,6 milhões de euros, em Maio começou a intervenção no bloco 5, no valor de 425 mil euros e em Setembro começarão os trabalhos nos becos 3, 4, 6 e 8, cujos valor ascende a quase 2,5 milhões de euros.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rodeado de Porto por todos os lados

Foi uma tarde especial. Com a famosa pão-de-forma de regresso à estrada, o Nosso Partido é o Porto fez pés ao caminho este sábado à tarde acompanhado pelo seu “carro-vassoura” favorito. Do largo António Calém à Alfândega do Porto, a caminhada dos apoiantes de Rui Moreira contou com boa disposição, bons momentos de convívio e, sobretudo, com um cenário digno de postal. Afinal, estamos na cidade mais linda do mundo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Olha quem está de volta à campanha!

A “pão-de-forma” da campanha do Nosso Partido é o Porto em 2013 ficou famosa em todo o mundo. Foi citada pelo New York Times, El País e pela revista Veja, nos Estados Unidos, Espanha e Brasil. Ora, a velhinha VW está de volta.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O medo é o maior obstáculo à liberdade”, diz Rui Moreira

Para o candidato à Câmara do Porto, que interveio no encerramento da terceira edição das Conversas à Porto sobre segurança, “o discurso muitas vezes repetido sobre a insegurança promove o sentimento mais perigoso junto da população”. Referia-se ao medo, classificando-o como “o maior obstáculo à liberdade”. De acordo com Rui Moreira, este é um discurso injusto para a cidade do Porto, onde as boas contas do município têm provado que “não são para poupar nestes recursos”, defende.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“É bom viver numa cidade segura como o Porto”, afirma o professor Luís Antunes

Foi um dos especialistas convidados para debater a segurança da cidade na terceira sessão das Conversas à Porto. O professor Luís Antunes, doutorado em Ciências de Computadores, é director do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto e um dos principais rostos nacionais na vanguarda do estudo das questões ligadas à cibersegurança e à protecção de dados. Por essa razão, ganham ainda mais significado as suas palavras sobre o seu Porto seguro: “É bom viver numa cidade com estas características e com estes números”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Porto é hoje uma cidade mais segura como comprovam os números

A criminalidade no Porto tem registado um decréscimo consistente e acentuado nos últimos anos. Só em 2016, a percentagem de crimes na cidade baixou 9,9%. Este e outros dados mais detalhados foram ontem apresentados pelo candidato independente Filipe Araújo, que moderou a terceira sessão das Conversas à Porto dedicada à segurança. Tema prioritário na agenda do Movimento Independente, o debate foi enriquecido com os contributos de dois especialistas na matéria: o superintendente chefe Jorge Barreira, que abordou a questão da segurança de pessoas e bens, e o professor Luís Antunes, director do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade, que apresentou a sua visão sobre a cibersegurança e a protecção de dados pessoais.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Palavra dada” pelo PS Porto não foi honrada nas Juntas de Freguesia da cidade

Além da tentativa frustrada de inviabilizar o projecto de cultura da Câmara do Porto, o PS não tem honrado a sua palavra. O PS não cumpriu com a palavra dada, uma vez que os seus eleitos pelas Juntas de Freguesia permanecem em funções, contrariamente ao comunicado que o PS emitiu em Maio, em que anunciava o abandono de todos os executivos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Não aproveitar a oportunidade de abrir uma empresa para a cultura seria um acto de despesismo”, diz Rui Moreira

Em conferência de imprensa que realizou esta tarde na sua sede de campanha, Rui Moreira afirmou que o PS não cumpriu com o acordo de governação que tinha com a cidade. Em concreto, o candidato não compreende o porquê de o Partido Socialista ter procurado obstaculizar, a criação de uma empresa municipal de cultura. Os ganhos em eficiência e o combate à precariedade são os pressupostos base para a implementação deste equipamento de gestão cultural, cuja implementação é agora permitida através de uma oportunidade que a legislação abriu, por iniciativa do próprio governo socialista.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A fazer pelos dois (por Lisboa e pelo PS). Manuel Pizarro tentou travar benefícios para a gestão cultural no Porto que o Governo PS criou para Lisboa

Manuel Pizarro, o candidato do PS Porto, tentou nas últimas semanas, por duas vezes, travar o projecto da cultura da Câmara do Porto, votando contra a criação da empresa municipal de cultura do Porto, esquecendo o compromisso que tinha assumido até final do mandato. O Governo do PS criou condições especiais para as empresas municipais dedicadas à gestão cultural, viabilizando a EGEAC, da Câmara de Lisboa, mas quando Rui Moreira quis aproveitar a mesma legislação e benefícios para o Porto, Pizarro tentou chumbar a medida duas vezes. Sem sucesso. Desta vez, foi mesmo Francisco Assis a contrariar as suas intenções.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Colabore com o movimento independente e assine a nossa lista

A candidatura de Rui Moreira, à Câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, está na rua à procura de assinaturas que lhe permitam apresentar-se a eleições. Ao contrário dos partidos, que estão dispensados desse processo, as candidaturas de cidadãos independentes são obrigadas a apresentar milhares de assinaturas em tribunal. Colabore e assine as nossas listas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Temos que lutar por aquilo a que temos direito, porque esta é a história do Porto”, afirma Rui Moreira

No jantar promovido pela Confraria das Tripas, o final do discurso de Rui Moreira ficou marcado pela garantia de que, com ele, a defesa da cidade nunca será colocada em causa. “Continuaremos a exigir para o Porto aquilo a que temos direito”, assumindo que, com ele, a capacidade de reivindicação junto do poder central não se desvanecerá, porque “o governo é amigo”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Connosco as contas à moda do Porto não serão delapidadas”

Convidado de honra do jantar da Confraria das Tripas, que decorreu esta noite no edifício da Alfândega do Porto, o candidato à Câmara do Porto, Rui Moreira, apresentou, em linhas gerais, os conteúdos programáticos do movimento O Nosso Partido é o Porto. Perante um salão que reuniu mais de duas centenas de confrades atentos às suas palavras, Rui Moreira falou sobre os quatro pilares da sua candidatura: o “triângulo virtuoso”, da cultura, coesão social e economia, ao qual junta agora um quarto vector: a sustentabilidade. Sobre a situação financeira do município, advertiu: “É muito difícil arrumar as contas, mas em quatro anos é muito fácil delapidá-las”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Obras de recuperação do Rosa Mota vão começar e transformá-lo num espaço capaz de receber congressos

As esperadas obras de recuperação do Pavilhão Rosa Mota começam em Outubro e vão ficar prontas em Maio de 2019. Além de reabilitar o espaço, a remodelação vai dotá-lo de um centro de congressos que complementará a Alfândega.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Com Rui Moreira o Porto está diferente na frequência, descontração e confiança, diz Valente de Oliveira

Foi no final do jantar mensal da Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto, que decorreu esta noite no edifício da Alfândega, que a intervenção do Professor Valente de Oliveira cativou os mais de 250 convivas presentes. Fazendo a sua avaliação do actual momento que a cidade atravessa, o mandatário da candidatura de Rui Moreira não tem dúvidas dizendo que o Porto está muito diferente daquilo que era há quatro anos. Hoje, “a cidade reinventa-se todos os dias” e isto acontece porque “depositamos a confiança em alguém que todos os dias nos propõe uma cidade nova”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Obra feita! Jardins do Palácio de Cristal, escarpa e torreões recuperados para o futuro

A Câmara do Porto acaba de investir 1,3 milhões de euros nos jardins e escarpa do Palácio de Cristal. Os números foram revelados por Rui Moreira durante a sessão de lançamento de um guia histórico-turístico sobre o local. A intervenção permitiu recuperar os miradouros e os percursos que estavam desactivados há anos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Candidatos à Assembleia Municipal “de alma e coração” com Rui Moreira

A sede do Nosso Partido é o Porto recebeu neste final de tarde uma sessão de valorização da Assembleia Municipal, órgão deliberativo e fiscalizador da actividade do Executivo do município por excelência. Das intervenções de Rui Moreira, candidato à Câmara do Porto, de Miguel Pereira Leite, candidato à presidência da Assembleia Municipal, e dos próprios candidatos a este órgão autárquico, uma conclusão sobressaiu: a lista é plural em termos de género, de profissões, na forma de fazer política, mas convergente numa ideia única de fazer cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Porto em movimento: tradição, desporto e música no domingo de Rui Moreira

O Nosso Partido é o Porto viveu a tarde de domingo na cidade em pleno. Da tradição do Festival de Folclore de Aldoar, à competição de andebol no Estádio de Praia, à caminhada que se fez de uma ponta à outra da Foz, às Sunday Sessions no Passeio Alegre, contabilizaram-se cerca de 8 km, aproximadamente 14 mil passos. A cidade está em movimento e O Nosso Partido é o Porto também.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Especialistas debatem criminalidade urbana, video-vigilância e ciber-segurança nas Conversas à Porto

Esta quinta-feira, a terceira sessão das Conversas à Porto é dedicada à segurança, nas suas mais diversas vertentes. Venha assistir e participar na nossa sede, às 19 horas e, se quiser, após a sessão, jante com o candidato Rui Moreira.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Arte urbana muda paisagem nos bairros sociais do Porto

A arte urbana está a chegar a todo o lado da cidade. A Domus Social abriu recentemente, depois de Rui Moreira ter assumido a pasta da habitação na Câmara do Porto, um programa que visa dar nova vida às empenas mais expostas dos bairros sociais, através da arte de alguns dos mais conceituados artistas do género.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Miguel Pereira Leite dirige sessão de valorização da Assembleia Municipal na sede de campanha de Rui Moreira

O movimento independente de Rui Moreira concorre a todos os órgãos autárquicos no Porto nestas eleições. Além das Assembleias de Freguesia e da Câmara Municipal, o órgão deliberativo e fiscalizador da actividade do Executivo – a Assembleia Municipal – assume um papel determinante. Assim, na próxima segunda-feira, o primeiro candidato do movimento independente fará, na sede de campanha, na Avenida dos Aliados, uma sessão de valorização desta importante eleição, com a equipa que o acompanha.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Colocar o Porto no centro da Europa com Rui Moreira é fácil. Eu acho que a cidade lhe está grata”, diz Hugo Tavares

Hugo Tavares foi um dos oradores convidados da segunda sessão das Conversas à Porto, subordinada ao tema coesão social e territorial. Na sua intervenção, o dirigente do Centro Distrital do Porto do Instituto de Segurança Social, elogiou o “excelente trabalho na área da coesão social” desenvolvido por Rui Moreira ao longo deste mandato, centrando posteriormente o seu discurso em propostas de políticas públicas sociais passíveis de contribuir, realisticamente, para o quarto pilar do movimento independente: a sustentabilidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Museu da História da Cidade já está a ser construído

Decorreu esta manhã a apresentação do Museu da Cidade, uma obra inédita no Porto que vai nascer no reservatório de água do parque da Pasteleira. O espaço museológico, que se edificará alguns metros abaixo do solo, resulta num investimento da autarquia na ordem dos 700 mil euros e estará pronto em Outubro de 2018. Promover a criação de pólos de atracção turística fora do centro da cidade é um dos principais desígnios do Museu da História da Cidade que, enquadrado no Parque da Pasteleira, quer também ser espaço de fruição para os próprios portuenses.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Para o arquitecto Rui Loza “este é um tempo extremamente vivo e dinâmico de transformações na cidade”

Foi o primeiro orador convidado a tomar a palavra na segunda sessão das Conversas à Porto, um ciclo de debates que todas as quintas-feiras, pelas 19 horas, acontece na sede do movimento independente. Nesta conversa, subordinada ao tema da coesão social e territorial, o arquitecto Rui Loza, actual vereador municipal do Urbanismo e administrador da Porto Vivo, SRU, lançou um olhar sobre a cidade enquanto organismo vivo e em permanente mutação.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira: “Podemos fazer sempre mais e melhor no campo da coesão social”

No encerramento da segunda sessão das Conversas à Porto, dedicada ao tema “Coesão social e territorial”, o candidato à presidência do município portuense, Rui Moreira, admitiu que há sempre novos desafios que se impõem neste âmbito e, por essa razão, todas as forças vivas da cidade podem sempre fazer “mais e melhor”. Convocar a sociedade civil a fazer parte desta alteração de paradigma é uma das ideias preconizadas pelo candidato, que propõe uma aposta mais consistente nos projectos de empreendedorismo social.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Eurico Castro Alves: “a equipa de Rui Moreira fez um pequeno milagre em apenas cinco dias”

Na conferência de imprensa que esta tarde o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, deu nos Paços do Concelho, comentando a escolha do Governo em conduzir a cidade do Porto à candidatura nacional para relocalizar a Agência Europeia do Medicamento, o edil revelou-se satisfeito por “ter valido a pena” chamar a atenção para as valências da cidade Invicta, e congratulou o Governo por ter sabido “em tempo” recuar na sua decisão e olhar para o Porto.

Ler Artigo Completo

Partilhar