9 Agosto, 2017

COMUNICADO: Designação da candidatura de Rui Moreira está aprovada pelo Tribunal. A 1 de Outubro o país continuará a não entender nada

Diversos órgãos de comunicação social noticiaram ontem “com base em dois esclarecimentos da CNE” a que tiveram acesso, que o nome da candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto poderia não ser legítimo.

Ler Artigo Completo

Tais “pareceres” não estão publicados pela CNE, não são do conhecimento da candidatura e nenhum dos órgãos de comunicação que noticiaram revelou quem foram os autores dos “pedidos de esclarecimentos” e quem lhes fez chegar as respostas que não são de acesso público.

Nenhum dos esclarecimentos se referia, segundo algumas das notícias, à nossa candidatura.

Contactado pela Lusa, único órgão de comunicação social que procurou com rigor saber a verdade, o diretor de campanha esclareceu que o nome da candidatura – matéria que estava em causa na notícia – foi aprovado pelo tribunal que recebeu a candidatura. Contudo, nem todos os Órgãos de Comunicação Social procuraram o contraditório ou sequer ser esclarecidos.

O facto do nome ter sido já aprovado pelo tribunal do Porto tornaria, em condições normais, a notícia extemporânea e até um pouco patética, uma vez que os ditos “esclarecimentos da CNE” confirmavam eles próprios, segundo algumas das notícias, que a decisão não cabe à CNE, mas aos tribunais (que neste caso já tinham decido!).

A nossa candidatura independente entregue por 336 cidadãos, a nove órgãos autárquicos do Porto, sustentada em mais de 23 mil assinaturas de cidadãos eleitores, cumpre de forma escrupulosa a Lei, é exactamente igual à de quatro anos atrás no que diz respeito à matéria em causa, sendo que, neste aspecto, a lei não mudou.

Foi já aceite, tal como há quatro anos, pelo competente tribunal, sem reparos.

Fazer política deveria exigir ética e princípios aos políticos, que nunca se deveriam proteger pelo anonimato; fazer esclarecimentos em nome de uma entidade pública que não decide sobre a matéria que lhe é colocada, deveria exigir responsabilidade e rigor; fazer jornalismo deveria exigir deontologia e imparcialidade.

Nada disto aconteceu neste caso em que a identidade dos autores dos pedidos de esclarecimento foi escrupulosamente ocultada pela comunicação social que, em alguns casos, não cuidou de saber a verdade e preferiu o sensacionalismo, baseado no anonimato e num não acontecimento.

A designação da candidatura Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido está aprovada por quem lhe compete fazê-lo e com base na correcta interpretação da Lei. Vai concorrer nos mesmos termos de 2013.

A 1 de Outubro, o país e os partidos políticos continuarão a não compreender nada do que se passou no Porto, como hoje.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.