19 Fevereiro, 2018

Exemplar meu caro Rui

O filme “Russa”, que hoje é exibido na secção competitiva do Festival de Berlim, pode não ser a solução para o Bairro do Aleixo, até porque essa está há quatro anos a ser assumida por Rui Moreira. Mas é, pelo menos, um acto de coragem democrático raro, senão mesmo inédito.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Realizado por João Salaviza e Ricardo Alves Jr., dois consagrados realizadores conhecidos pela sua visão crítica das cidades e pelo trabalho que têm vindo a fazer em matérias como a gentrificação, esta curta-metragem, candidata a um Urso de Ouro, é, também por isso, notável.

É que, além do mais, este filme foi encomendado e pago pela Câmara do Porto, sabendo que, com a liberdade que dava aos cineastas, abria a porta de um dos seus mais complicados armários.

Pode dizer-se que a quem herdou o problema do Bairro do Aleixo, com um fundo imobiliário sem dinheiro e sem casas para entregar, com duas torres demolidas e compromissos legais assumidos, não seria exigível, no prazo de um mandato, fazer o impossível, transformando pedras em ouro.

Pode também dizer-se que a forma como Rui Moreira o encarou, deu aos moradores mas também à Câmara do Porto e ao interesse público, uma luz que parecia irremediavelmente apagada.

Dirão outros, “pois, mas o problema maior, o das pessoas, ainda não foi resolvido”. Sendo verdade, é também seguro que o relógio inverteu a marcha. O fundo do Aleixo agora recapitalizado, tem já em curso a construção das habitações com que se comprometeu em mandatos passados, mas que nunca tinha feito. E está a fazê-lo sem se tornar num gigante despesista para o Estado, como ameaçava tornar-se. E essa inversão até já permitiu que a Câmara do Porto tivesse investido recentemente mais de uma centena de milhares de euros em elevadores e outras dezenas de milhar em pequenas mas fundamentais intervenções.

Mas as pessoas, não se tratam apenas com betão e buldozers.

As do Aleixo, a gente boa do Aleixo, que como a “Russa” têm a capacidade de saltar, até, para o enorme ecrã de Berlim, tratam-se dando-lhes o que, realmente, não têm e merecem por desígnio Constitucional: uma habitação condigna. E também se tratam dando-lhe espaço, vida, lugar, cultura e mundo, como se faz com este filme, que as imortaliza, exemplarmente.

Abrir a porta dos problemas, enfrentá-los e mostrá-los sem medo do mundo ao mundo, sem receio do escrutínio e da crítica, é próprio apenas de grandes homens e mulheres. Dos maiores seres humanos, mesmo. Porque é um acto de verdadeira democracia, de exemplar pluralismo e respeito e uma demonstração de genuína coragem.

O que a “Russa” – mulher de armas do Bairro do Aleixo, actriz acidental em Berlim – merece não é só um Urso de Ouro. Ela merece, realmente, uma cidade que a respeita e que se respeita. Uma cidade integra e digna, mesmo quando ainda há feridas por sarar e o Aleixo é uma delas. Essa, a “Russa” já tem. O resto vem já aí. Enquanto o Porto mostra o mundo, sem vergonha, o Porto.

Texto de opinião assinado por Nuno Santos (membro fundador da associação cívica Porto, o Nosso Movimento)

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo