20 Julho, 2017

A fazer pelos dois (por Lisboa e pelo PS). Manuel Pizarro tentou travar benefícios para a gestão cultural no Porto que o Governo PS criou para Lisboa

Manuel Pizarro, o candidato do PS Porto, tentou nas últimas semanas, por duas vezes, travar o projecto da cultura da Câmara do Porto, votando contra a criação da empresa municipal de cultura do Porto, esquecendo o compromisso que tinha assumido até final do mandato. O Governo do PS criou condições especiais para as empresas municipais dedicadas à gestão cultural, viabilizando a EGEAC, da Câmara de Lisboa, mas quando Rui Moreira quis aproveitar a mesma legislação e benefícios para o Porto, Pizarro tentou chumbar a medida duas vezes. Sem sucesso. Desta vez, foi mesmo Francisco Assis a contrariar as suas intenções.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Já em reunião de executivo, Pizarro e os seus vereadores do PS Porto, se tinham juntado ao vereador da CDU e a um do PSD, para tentar travar os planos do executivo. Sem sucesso. O projecto de Rui Moreira tem como objectivo que a Câmara do Porto possa gerir com os mesmos benefícios que Lisboa, equipamentos como o Cinema Batalha e o Rivoli ou o “Cultura em Expansão”. Na altura, em reunião de Câmara, as pretensões de Pizarro falharam e, por isso, o PS tentou ontem, de novo, aliar-se ao BE, CDU e PSD Porto para travar a medida que trará grandes benefícios.

Em Assembleia Municipal, contudo, o Movimento Independente de Rui Moreira, voltou a ganhar, graças ao voto unânime dos seus deputados municipais, de dois deputados eleitos nas listas da coligação liderada pelo PSD e ainda a Francisco Assis, que se recusou a votar ao lado de Manuel Pizarro, defendendo o projecto de cultura preconizado por Rui Moreira.

Além de Assis, que fez uma clarividente declaração perante os deputados, também duas outras deputadas do PS decidiram viabilizar a proposta, ao abster-se, e a criação da empresa municipal acabou por ser aprovada com 23 votos a favor, 21 contra e duas abstenções.

Entre os votos a favor destacou-se, assim, o do deputado Francisco Assis, que deixou claro que esta medida era consequente com a política cultural da cidade e fazia jus à história. Assis lembrou que nem é apoiantes de Rui Moreira e que até defendeu que o PS tivesse uma candidatura própria quando Pizarro ainda apoiava o actual presidente da Câmara.

Com esta decisão, o PS Porto sai derrotado de novo, assim como a tentativa de Pizarro em inviabilizar uma proposta estruturante para a governação da cidade, desrespeitando aquilo que foi por si prometido no momento em que decidiu candidatar-se contra Rui Moreira.

A política cultural da cidade pode assim continuar a ser cumprida e avançar com uma gestão mais eficaz de equipamentos como os teatros e cinemas. Recorde-se que, recentemente, a Câmara garantiu a gestão e recuperação do Cinema Batalha e optou pela compra do Teatro Sá da Bandeira para que este não se perdesse ou fosse demolido.

As vantagens que Pizarro quis negar ao Porto, foram dadas pelo Governo PS a Lisboa, para viabilizar a EGEAC, empresa municipal de Cultura da Câmara da capital, que é liderada pelo PS. É caso para dizer que Pizarro está a fazer pelos dois: pelo seu PS e por Lisboa… mas não pelo Porto.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo