14 Julho, 2017

O Museu da História da Cidade já está a ser construído

Decorreu esta manhã a apresentação do Museu da Cidade, uma obra inédita no Porto que vai nascer no reservatório de água do parque da Pasteleira. O espaço museológico, que se edificará alguns metros abaixo do solo, resulta num investimento da autarquia na ordem dos 700 mil euros e estará pronto em Outubro de 2018. Promover a criação de pólos de atracção turística fora do centro da cidade é um dos principais desígnios do Museu da História da Cidade que, enquadrado no Parque da Pasteleira, quer também ser espaço de fruição para os próprios portuenses.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Será, sobretudo, um equipamento de índole arqueológica aquele que está em construção no reservatório de água do parque da Pasteleira. O projecto, que foi esta manhã apresentado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pela Directora Municipal de Museus e Património Cultural, Alexandra Lima, e pelos arquitectos responsáveis pela obra, Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez, enquadra-se no plano de renovação dos museus da cidade, apresentado em 2016.

Para Rui Moreira este “era o pólo cultural que faltava à cidade”. Na verdade, o projecto já tinha sido pensado há largos anos, mas “nunca tinha sido concretizado”. Agora, que a empresa municipal das Águas do Porto decidiu reabilitar o espaço, a ideia tomou forma e definiu-se um programa cultural, que vai ao encontro da política cultural policêntrica de cidade preconizada pelo autarca. “Um equipamento tão óbvio como este estava aqui enterrado”, comentava esta manhã aos jornalistas Rui Moreira, que admite que o Porto tem de criar um “maior mapeamento” para os espaços culturais da cidade.

A museologização do equipamento vai agora avançar, definindo-se como um dos critérios primários da obra a sua forte ligação ao tema Água, pela proximidade ao rio e ao mar. Inserido numa zona socialmente desprotegida, com entrada junto às Torres da Pasteleira, pretende-se também com a edificação do Museu da História da Cidade promover a coesão social e territorial da área envolvente.

A montante, o centro interpretativo permitirá uma maior e melhor utilização do Parque da Pasteleira. Com a abertura do museu, será reactivada a cafetaria de Siza Vieira que se encontra, neste momento, abandonada.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo