1 Dezembro, 2022

Assembleia Municipal do Porto aprova Voto de Saudação ao 25 de Novembro de 1975

Proposta apresentada pelo Grupo Municipal Rui Moreira: Aqui há Porto, que pretende enfatizar a importância da data para construção da democracia em Portugal, mereceu a aprovação de uma larga maioria

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Comemorar o 25 de Novembro, data a que a esmagadora maioria dos democratas adere, é reafirmar o compromisso desta Assembleia com os princípios universais da liberdade de expressão, do pluralismo partidário e das eleições livres”. Esta é uma das afirmações que se podem ler no Voto de Saudação proposto pelo Grupo Municipal Rui Moreira: Aqui há Porto, e aprovado na última sessão da Assembleia Municipal.

O Grupo Municipal não quis deixar passar em branco a data, que considera “um momento da maior relevância histórica: a ação corajosa e determinada dos militares moderados e dos líderes do PS, PSD e CDS – pelo seu compromisso inquebrantável com os valores da liberdade e da democracia – foi determinante para travar derivas extremistas e garantir que fosse cumprida a promessa de uma democracia constitucional e pluralista”.

Neste Voto de Saudação são ainda destacadas a ação de algumas figuras incontornáveis, como Ramalho Eanes, Jaime Neves e Pires Veloso. E acrescenta: “De todos os líderes partidários de então, a par de Francisco Sá Carneiro e Diogo Freitas do Amaral, importa destacar Mário Soares, líder do Partido Socialista, pela coragem das suas intervenções, e recordar que foi para o Porto – a cidade da liberdade – que, nas horas mais conturbadas dos dias vividos em Novembro de 1975, se transferiu a direção do Partido Socialista”.

Assim, e em nome da memória e da pedagogia democrática, a Assembleia Municipal do Porto “saúda todos os que se empenharam na construção da democracia em Portugal, recordando hoje de modo muito particular a coragem e a determinação de todos os que fizeram o 25 de Novembro de 1975”.

O Voto de Saudação teve o voto contra dos deputados municipais da CDU e BE, bem como a abstenção de 6 deputados do PS.

Pode consultar o texto integral do Voto de Saudação ao 25 de Novembro aqui.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo