9 Dezembro, 2022

Recuperação do Cinema Batalha comprova capacidade de ação do Executivo de Rui Moreira

Porto, o Nosso Movimento saúda determinação e espírito de compromisso da Câmara Municipal, comprovada com a conclusão de mais uma obra emblemática da Cidade

Ler Artigo Completo

Partilhar

 

Esta sexta-feira, pelas 17h30, o renovado e mítico Cinema Batalha volta a abrir as suas portas a todos os portuenses e visitantes. Trata-se de mais um projeto de extrema relevância que marca o projeto liderado por Rui Moreira. “Depois da concretização de muitas obras, entre as quais se destacam as mais recentes, no Bolhão e no Terminal Intermodal de Campanhã, a inauguração do Batalha é bem demonstrativa da determinação e compromisso do Executivo”, afirma Filipe Araújo, Presidente da Direção do Porto, o Nosso Movimento.

Saliente-se que a intervenção neste edifício histórico, monumento de interesse público, datado de 1947 e da autoria do arquiteto Artur Andrade – levada a cabo pela Empresa Municipal GO Porto – representou um investimento municipal superior a cinco milhões de euros. A recuperação do Cinema Batalha é uma obra de extrema relevância para o projeto de Cidade, iniciado por Rui Moreira em 2013. A intervenção respeita a identidade do mítico cinema do Porto, tirando partido do seu elevado valor patrimonial.

Para além disso, o projeto da autoria do Atelier 15 Arquitectura (com os arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez), tem a virtude de oferecer novos espaços a quem visitar o espaço. É o caso da Biblioteca e Filmoteca, a Sala-Filme, a Livraria e a Cafetaria/Bar, onde antes funcionava a conhecida Sala Bebé, outrora um salão de chá de referência. Importa ainda destacar a descoberta, durante a empreitada, dos frescos de Júlio Pomar, dedicados à festa de São João. Uma obra de arte de enorme valor que é agora devolvida aos portuenses e que, por si só, atrairá muitos visitantes ao Batalha.

O icónico cinema da Cidade regressa, assim, com condições técnicas, de acessibilidade e segurança condizentes com as atuais exigências e os tempos atuais, incluindo equipamentos de acessos adaptados a cidadãos com mobilidade reduzida. “O Executivo está de parabéns pela conclusão desta magnifica obra. O Porto hoje inaugura aquela que é, indubitavelmente, uma das suas ‘joias da coroa’”, conclui Filipe Araújo.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo