26 Julho, 2017

“A promoção da construção de habitações a rendas controladas é talvez a medida mais disruptiva do nosso programa de habitação”, diz o arquitecto Pedro Baganha

Coube ao arquitecto Pedro Baganha, quinto da lista de Rui Moreira à vereação, a apresentação das medidas detalhadas para o programa de habitação que os independentes defendem para o próximo quadriénio. Entre os objectivos apresentados, foi referida a intenção do aumento de habitação disponível no Porto. O cumprimento deste desiderato concretiza-se não só por via da reabilitação urbana, mas também observando as zonas de expansão da cidade onde ainda seja possível construir, entende Pedro Baganha.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Estão desta forma lançadas as bases para a concretização de Programa Específico Complementar de Apoio ao Arrendamento com Renda Condicionada, caso a candidatura independente vença as eleições.

Para o arquitecto Pedro Baganha, todas as dinâmicas positivas na cidade conduziram a um desequilíbrio entre a oferta e a procura de habitação, pressionando os preços de aquisição e as rendas. Estando o incremento da procura de habitação garantido, urge agora atuar do lado da oferta. É pois vontade do Nosso Partido é o Porto complementar a política de habitação social da cidade, com uma política de habitação que envolva todos os estratos sociais. Na proposta, analisada ao pormenor pelo candidato Pedro Baganha, é dada particular relevo às rendas condicionadas para fixação da população jovem na cidade.

Por forma a seguir este desiderato, propõe o quinto candidato à vereação da Câmara, que o Município do Porto actue a três níveis: na regulação urbanística, na fiscalidade, e na promoção da construção.

Na regulação urbanística, por via da promoção da densificação das áreas de expansão, viabilizando a construção em altura em determinadas zonas da cidade, sobretudo nas imediações da rede do metro. Através da limitação das isenções relativas à reabilitação, no caso de diminuição das dimensões dos fogos em zonas selecionadas da cidade. Pela tipificação das residências de estudantes e sénior como serviços equiparáveis à hotelaria. E, por fim, majorando os índices de construção aplicáveis aos edifícios de habitação.

A nível da fiscalidade, Pedro Baganha, enquanto porta-voz da política de habitação do Movimento Independente, propôs a redução de IMI e IMT em habitações com rendas condicionadas, a descriminação positiva das tipologias médias, e a sensibilização do Estado central para a necessidade de um quadro fiscal em sede de IVA, mais favorável à construção de fogos com rendas condicionadas, tal como também fez questão de salientar Rui Moreira.

A sustentabilidade na gestão do sucesso e do crescimento da cidade

O terceiro nível de actuação, a promoção de construção de habitações com rendas controladas, pode concretizar-se através da “revisão em alta os índices de construção”, defendeu Pedro Baganha, acrescentando, aliás, que de todo o programa integrado para a habitação “talvez seja esta a política mais disruptiva”.

Para o quinto candidato à vereação da Câmara do Porto, esta medida deve ser directamente concretizada em parcerias com privados. Mas também mantendo a política de aquisição de edifícios ao abrigo do direito de preferência em áreas classificadas, sem descurar o investimento público no ambiente urbano e nos serviços de proximidade (parques infantis, creches, escolas, centros de dia, entre outros equipamentos).

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo