29 Agosto, 2017

“O Porto está mais capaz do que há quatro anos. Espero que assim continue nos próximos”, diz Francisca Valente

Francisca Valente, presidente do conselho de administração do Teatro Nacional de São João, foi ontem, oradora convidada do Conversas à Porto sobre cultura. Relembrando a nomeação recente do Porto como uma das 15 cidades mais amigáveis do mundo, pelos leitores da prestigiada publicação Condé Nast Traveler, Francisca Valente sublinhou que o trajecto na política cultural seguida nos últimos quatro anos é o “acertado”. Para além disso, que o Porto o faz “com imaginação”, factor sublimador do ethos da cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Para Francisca Valente, que representou ontem à tarde na sede de campanha independente, uma das principais instituições culturais da cidade – o Teatro Nacional de São João – a cultura “é a alma de uma cidade”. Uma alma que, de acordo com a administradora, o Porto soube estimar, e para o qual o “vigor cultural” de Paulo Cunha e Silva contribuiu, e que, aqueles que lhe seguiram os passos, como Rui Moreira e Guilherme Blanc, “souberam interpretar e continuar”.

Mais do que um catalisador económico e social, “num contexto cultural pouco desenvolvido as pessoas são menos capazes de agir de forma construtiva”, observou Francisca Valente. Parafraseando Jean-Pierre Sarrazac “vou ao teatro ver o mundo”, a oradora valida que os portuenses têm hoje à sua disposição uma oferta cultural diversificada, o que lhes permite observar e pensar a cidade com espírito crítico.

Num passado nada distante, recorda Francisca Valente, a fruição cultural era praticamente inexistente. Agora, está certa de que “a partir do Porto desabrocham os artistas de amanhã”. E que enquanto a imaginação continuar a ser o sublimador “que nos define”, o projecto de cidade cultural manter-se-á vivo. Por isso, disse convicta no final do seu discurso: “Não quero viver noutra cidade”.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo