20 Setembro, 2017

Rui Moreira dedica tarde à habitação social, com visitas ao Bairro das Campinas e Bairro dos Correios

O Nosso Partido é o Porto visitou esta tarde dois parques habitacionais da freguesia de Ramalde: o Bairro das Campinas e o Bairro dos Correios. Um percurso de cerca de cinco quilómetros ao longo dos quais Rui Moreira conversou com todos os moradores que o interpelaram.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Foi uma acção de rua com muita conversa, sorrisos e também com algumas reclamações à mistura. No Bairro das Campinas, constituído por 900 fogos e com cerca de 2000 residentes, quem interpelava Rui Moreira e o candidato à Junta de Freguesia de Ramalde, António Gouveia, referia, quase invariavelmente, que confiava no actual candidato independente para continuar a liderar a Câmara do Porto, e também no candidato à Assembleia de Freguesia para prosseguir o seu trabalho.

Todavia, as palavras simpáticas não inibiram os reparos às obras de manutenção feitas no bairro. Entre os defeitos apontados houve um generalizado: painéis solares que não foram instalados correctamente e, por isso, não funcionam, e esquentadores que consomem energia excessiva, elevando os custos de electricidade dos agregados familiares.

“A POLÍTICA DAS PROMESSAS TEM SIDO PÉSSIMA PARA PORTUGAL”

Foram, de facto, reclamações apontadas directamente para um dos adversários de Rui Moreira nesta campanha eleitoral. O candidato independente, quando confrontado pela comunicação social sobre o assunto, desvalorizou, dizendo apenas “que não vai competir com o quem fez isto e quem não fez aquilo”, como o seu opositor tem feito. Aliás, nesta tarde, Rui Moreira escusou-se a dizer que não teve nada a ver com estas obras. Assumiu que as reclamações também lhe eram dirigidas, “como se faz em equipa”.

É assim modo de estar de Rui Moreira. Encara como sérios todos os pedidos, mas promessas não faz. “As campanhas não podem ser plásticas”, disse. Por isso, é este modelo de acção de campanha que privilegia. No contacto com os cidadãos, ouvindo os seus problemas e estudando soluções, sem fazer promessas.

Numa tarde dedicada à habitação social, o candidato independente salientou que vai prosseguir com a reabilitação dos bairros sociais, procurando corrigir os problemas que esta tarde lhe apresentaram. Mas quer ir mais longe. “É preciso uma política social estruturada”, referiu. Como já disse várias vezes – e assim o provou – a cultura é o seu principal aliado na promoção da coesão social. A título de exemplo, recordou que no Bairro da Pasteleira está a ser construído o Museu da Cidade.

 

OBRAS NO BAIRRO DOS CORREIOS AVANÇAM EM NOVEMBRO

Após as visitas ao Bairro das Campinas e de Ramalde, o Bairro dos Correios foi o terceiro local de paragem do Nosso Partido é o Porto. Um parque habitacional em avançado estado de degradação que foi transferido para gestão municipal em 2011, no mandato do antecessor de Rui Moreira, com um envelope de 500 mil euros destinado às obras de reabilitação.

Finalizado o projecto para a requalificação do Bairro dos Correios, com o concurso a decorrer, Rui Moreira disse, esta tarde, que estima que as obras avancem em Novembro. Neste momento, a Câmara Municipal está a preparar os alojamentos provisórios que vão servir de moradas às cerca de 30 famílias que vivem actualmente no bairro, e que vão poder regressar à sua casa após as obras de requalificação (semelhante ao modelo adoptado para o Bairro Rainha Dona Leonor).

A requalificação do Bairro dos Correios representa um custo para a autarquia superior a 2.300 mihões de euros (valor bem superior ao cheque de 500 mil euros que foi entregue ao município). O bairro tem capacidade para 60 casas e nessa medida há espaço para acolher novos moradores. 18 meses é o tempo estimado de duração da intervenção.

 

 

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo