25 Setembro, 2017

Rui Moreira no debate da Antena 1: “A transferência das casas do IHRU depende da decisão do Ministro do Ambiente”

Rui Moreira participou esta manhã no quarto debate eleitoral, na Antena 1. Sobre a política de habitação lembrou que, nos últimos quatro anos, a Câmara do Porto sempre se bateu para que o IHRU transferisse as suas casas para a tutela municipal, prontificando-se a assegurar as obras de requalificação que são prementes. Mas as suas pretensões nunca foram ouvidas pelo Governo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“O IHRU não é uma entidade autogovernada” e depende directamente da tutela do governo, mais especificamente do Ministério do Ambiente. Por isso, cabe ao Ministro do Ambiente, Eng. Matos Fernandes (que é também mandatário da candidatura do Dr. Manuel Pizarro à Câmara Municipal), que solucione a questão, entende Rui Moreira.

Acrescentou o candidato independente que a transferência pela qual sempre lutou durante os últimos quatro anos é muito necessária, pois o contraste entre as condições das casas do IHRU e as do actual parque habitacional social geridas pela Câmara é gritante. O Município está em condições de garantir uma adequada gestão dos edifícios do IHRU na cidade, desde que siga o respectivo envelope financeiro, disse.

No mesmo debate, Rui Moreira desafiou o seu adversário socialista para que proponha ao Governo a redução do IRS junto dos proprietários que promovam o arrendamento das casas a preços controlados. “Já que tem tão boas relações com o Governo como diz”, lembrou o candidato independente. E duvida quando o Ministro do Ambiente diz, numa entrevista recente, que o problema “logo se vê” depois das eleições.

Este e outros temas-chave para a cidade, como a mobilidade, a aplicação da taxa turística e o ambiente, nomeadamente sobre a questão da recolha do lixo que pretende que volte a ser municipalizada (após o final do contrato de concessão em 2017), foram expostos por Rui Moreira.

Quanto à principal ambição do candidato independente para os próximos quatro anos é “não parar o que está a ser feito” e gerir o sucesso da cidade que é obra dos portuenses, procurando ainda que esse impacto chegue àqueles a que não foi possível chegar.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo