28 Dezembro, 2017

“Não devemos ter vergonha da política”, diz Rui Moreira na noite em que anuncia criação de associação cívica

A noite de ontem ficou marcada pelo anúncio da criação da associação “Porto, o Nosso Movimento”, que emana das candidaturas independentes de Rui Moreira. Francisco Ramos, o presidente da nova organização, explicou a cerca de 200 apoiantes o seu funcionamento e autarca independente, lembrou que a luta pelo prestígio do Porto não se pode limitar aos actos eleitorais.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Rui Moreira também fez uma resenha da última campanha eleitoral, dizendo que foi mais dura e difícil. “há quatro anos houve um conjunto de cidadãos que votou em nós defensivamente. Desta vez, o voto foi mais pela positiva. Gostando mais ou gostando menos, as pessoas já nos conheciam”, afirmou.

“Não podíamos correr riscos e estávamos sujeitos a uma enorme pressão mediática, com uma comunicação social particularmente hostil”, disse Rui Moreira, que lembrou a força da sua página de Facebook, que foi importante para contrapor a “presença constante de governantes no Porto”, que se esqueciam do seu papel.

Rui Moreira afirmou ainda que outro dos segredos da sua campanha foi “não correr riscos”, agradecendo a todos os apoiantes pela forma como estiveram ao seu lado.

Fez, depois, um resumo do que tem sido o seu mandato, nestes dois primeiros meses, salientando a coesão da sua equipa de vereadores executivos que, aliás, estavam todos ao seu lado na mesa.

Sobre a criação da nova associação, Rui Moreira disse que se “sentia a necessidade de um espaço de debate sobre a cidade que perdurasse para além dos períodos de campanha eleitoral”. Na verdade, como fez questão de assinalar, nos primeiros quatro anos após a vitória inédita de um grupo de cidadãos independentes ao Município do Porto, verificou-se de certa forma esse vazio. “Se calhar, já a devíamos ter criado há quatro anos”, admitiu.

Francisco Ramos, que será o presidente da Direcção da Associação que foi constituída a 6 de Dezembro por Rui Moreira, Luís Valente de Oliveira, Miguel Pereira Leite e Nuno Santos (além do próprio Francisco Ramos), por sua vez, explicou que a nova organização não pretende ser um partido nem para isso derivar. Mas pretende funcionar como um fórum de reflexão, debate e auto-escrutínio.

“Não queremos uma associação para que o Porto seja um ponto de passagem ou esteja subjugado a fins partidários. Queremos é o melhor Porto e é por isso que estamos aqui”. referiu.

A associação, que tem sede no Porto é constituída, de base, por um Conselho de Fundadores, presidido pelo próprio Rui Moreira, que, contudo, não irá assumir o cargo de presidente da direcção a ser eleita brevemente e que ficará entregue a Francisco Ramos. O nome da associação “Porto, o Nosso Movimento”, é uma alusão à candidatura independente que ganhou, por duas vezes, as eleições autárquicas no Porto, a última das quais com maioria absoluta, a 1 de Outubro de 2017. O Conselho de Fundadores é ainda constituído por Luís Valente de Oliveira, Miguel Pereira Leite, Francisco Ramos e Nuno Santos.

Além do Conselho de Fundadores, a Associação terá como órgãos Assembleia-Geral, Direcção, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. Luís Valente de Oliveira presidirá à Assembleia-Geral, cuja mesa é ainda constituída por Pedro Almeida e Sousa e Isabel Martins. A Direcção, além do presidente Francisco Ramos, contará com Miguel Pereira Leite, Helena Tavares, Carlos Ferreira e Nuno Santos. O Conselho Fiscal será presidido por José Rebouta e contará também com Isabel Meneres. Finalmente, o Conselho Consultivo será presidido por Miguel Pereira Leite e pretende ser um fórum alargado de personalidades, onde têm lugar, por inerência, os membros da Direcção e do Conselho de Fundadores, sendo ainda convidados a integrar o órgão algumas outras ligadas ao movimento independente, nomeadamente, os eleitos com funções executivas (Filipe Araújo, Catarina Araújo, Ricardo Valente, Pedro Baganha, Cristina Pimentel e Fernando Paulo) e o líder do grupo na Assembleia Municipal (André Noronha).

A ficha de inscrição para associado está disponível abaixo e pode ser descarregada, preenchida e enviada para secretariado@portoonossomovimento.pt.

Ficha de inscrição_APNM – F

 

 

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo