19 Dezembro, 2018

Água mais barata são Contas à Moda do Porto. Água mais cara são contas à moda do PSD de Rui Rio

Em seis orçamentos, Rui Moreira baixou o preço da água no Porto por três vezes, manteve-o inalterado por duas vezes e só uma vez o subiu. No geral, o preço da água baixou 3,2% em cinco anos. Com Rui Rio, os portuenses passaram a pagar quase mais 30% pela água que consomem.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento considera a nova descida do preço da água na cidade em 2% para a tarifa base, ontem aprovada pelos Executivo, como importante e só possível graças às Contas à Moda do Porto. Saúda, por isso, os actos de boa gestão de Rui Moreira e da administração da empresa municipal, que assim o permitiram.

Não deixa é de estranhar o voto do vereador do PSD, que se recusou a votar a favor da proposta, afirmando que baixar 2% “não é reduzir o preço da água”. Estranha-se que negue a evidência, tanto mais que, em 12 anos de presidência de Rui Rio (o mesmo PSD), a Câmara do Porto subiu quase 30% o preço da água, o que contrasta com o que tem feito a presidência de Rui Moreira na redução deste custo directo no bolso dos portuenses.

As Contas à Moda do Porto, os actos de boa gestão, permitem, realmente, aliviar os custos directos dos cidadãos e este é apenas mais um caso.

Importa por isso recordar que, no passado, Rui Rio e o PSD, que suportam o vereador Álvaro Almeida, podiam ter também escolhido baixar o preço da água aos portuenses quando governaram a Câmara do Porto. Em vez disso, preferiram descapitalizar a Águas do Porto, transferindo 10 milhões de euros da empresa municipal para o Município, a fim de poderem pagar indemnizações a promotores imobiliários, por decisão directa de Rui Rio, no acordo do Parque da Cidade.

É legítimo que o PSD não queira votar a favor de um alívio do preço da água cobrado aos portuenses. Compreende-se, porque quando esteve no poder o subiu quase 30%, mas convém, ao menos, reconhecer que uma descida é uma descida e que uma subida é uma subida e, já agora, que as Contas à Moda do Porto não são um “soundbite”, mas sim uma opção política a favor dos cidadãos. Uns preferem dar o benefício aos munícipes, outro preferem outra coisa.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo