19 Dezembro, 2018

Frederico Fernandes sobre o preço da água: “Tenho muita pena de assistir ao denegrir do trabalho dos colaboradores da Águas do Porto”

Não sou de grandes declarações públicas sobre o que se passa à nossa volta, mas o que aconteceu ontem na reunião de Executivo a propósito da diminuição do preço da água, proposta por Rui Moreira, e da reacção que provocou no vereador do PSD, foi demasiado bizarro para não reagir.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Aparentemente, para o vereador Álvaro Almeida, “uma redução pequena da tarifa não é uma redução” e “para uma empresa monopolista é fácil apresentar bons resultados”.
Sobre a primeira afirmação, convido-o a revisitar as variações de tarifa entre 2001 e 2013, em que, por razões que certamente terão existido, o preço da água aumentou consecutivamente naquele que foi um agravamento global de quase 30% contra os nossos munícipes, tendo apenas reduzido 1% no derradeiro ano (coincidentemente um ano de eleições).
Sobre a segunda afirmação, gostava que nos explicasse a razão de tantas entidades gestoras de água no país, que operam no mesmo regime monopolista, não conseguirem sequer cobrir os seus custos, tal a “facilidade” da arte de gerir a água. Ao mesmo tempo, gostava que nos explicasse como é tão “fácil” que a mesma empresa, com sensivelmente os mesmos colaboradores, os mesmos clientes, e as mesmas tarifas, consiga duplicar os seus resultados entre 2013 e 2015, figurando agora no topo das empresas públicas locais com melhores resultados líquidos no país.
Tenho pena que a politica se tenha tornado num poço de demagogia de bolso, que às vezes nos faz pensar se não estamos a mais. Tenho mais pena que seja aceitável falar mal, apenas porque sim, sem qualquer tipo de rigor ou conhecimento de causa. Mas sobretudo tenho muita pena de assistir ao denegrir do trabalho e esforço dos colaboradores da Águas do Porto, por alguém cujo maior propósito deveria ser servir a cidade e reconhecer o que nela se faz.

 

Frederico Fernandes

(Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto, EM)

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo