24 Fevereiro, 2019

Desporto e Juventude fecham com “chave de ouro” primeiro ciclo de reuniões com vereadores

Há um plano municipal que está a mitigar a escassez de equipamentos desportivos na cidade e a produzir efeitos positivos ao nível das taxas de utilização. A requalificação de infraestruturas, a partilha de instalações, o investimento na criação de novos pólos em locais estratégicos, e os apoios financeiros e de capacitação aos clubes, associações e colectividades constituem os principais eixos da estratégia. Na reunião com os associados do Porto, o Nosso Movimento, Catarina Araújo, vereadora do Pelouro da Juventude e Desporto, revelou ainda como está o Município a reaproximar-se dos jovens.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Poder prestar contas é algo que me deixa com muito orgulho. É uma prática muito diferente, mas que devia ser mais seguida”, introduziu Catarina Araújo, no Pólo Zero da Federação Académica do Porto, numa sala repleta para ouvi-la falar da Juventude e do Desporto.

A importância da promoção do desporto e da actividade física, na construção de “uma cidade mais coesa, inclusiva, moderna e sustentável”, levou o Pelouro a traçar uma estratégia para superar os desafios, já identificados: aumentar e requalificar as infraestruturas desportivas; apoiar os clubes, as colectividades e as associações, encontrando soluções conjuntas para a requalificação dos seus equipamentos (próprios ou sob a sua gestão); maximizar e rentabilizar o parque desportivo para evitar redundâncias; valorizar o desporto no seu todo, quer seja de alta competição ou actividade física informal.

A empresa municipal PortoLazer é o veículo desta estratégia. A equipa foi reforçada, criou-se uma Direcção de Desporto, o que proporcionou, fundamentalmente, uma maior proximidade aos clubes. “Ouvimos, recebemos e vamos ao local. Desde 2018 e até hoje, recebemos 33 entidades no Pelouro e promovemos mais de 50 reuniões no exterior”, indicou a vereadora.

Rede de equipamentos desportivos municipais

O Porto tem 16 infraestruturas desportivas: três piscinas municipais (Cartes, Constituição e Eng.º Armando Pimentel); sete pavilhões (Fontes Pereira de Melo, Irene Lisboa, Lagarteiro, Leonardo Coimbra, Nicolau Nasoni, Pêro Vaz de Caminha e Viso); seis grandes campos (Parque Desportivo de Ramalde, Complexo Desportivo de Campanhã, Campos do Pasteleira, Polidesportivo dos Choupos, Campo da FADEUP e Campo Sintético do Viso).

“Foi preciso olhar para o que tínhamos, para ver como o poderíamos maximizar, requalificar, potenciar e devolver à cidade”, declarou Catarina Araújo.

Nos últimos anos, duplicou-se a área do ginásio da Piscina da Constituição; substituíram-se os pisos dos Pavilhões Nicolau Nasoni e Fontes Pereira de Melo; fez-se a remodelação do Pavilhão da Escola Leonardo Coimbra; colocou-se iluminação LED nos pavilhões do Lagarteiro, Fontes Pereira de Melo e Leonardo Coimbra; e trabalhou-se num plano mais ambicioso de segurança em todas as infraestruturas desportivas (com introdução de medidas de auto-protecção).

A estas intervenções na “rede original” de equipamentos municipais, a governação independente tem somado uma boa dose “de criatividade e imaginação”, que tem originado quase “um milagre da multiplicação”, assinalou a vereadora.

Na sequência de um protocolo entre a Universidade do Porto e a PortoLazer, a cidade ganhou mais um campo de futebol de 11. O Campo da FADEUP está aberto aos agentes desportivos em período pós-lectivo, nocturno e durante o fim-de-semana, horários geridos pela PortoLazer.

Catarina Araújo deu ainda nota de que, “neste momento, cerca de 300 jovens da formação do Salgueiros fazem ali os treinos”.

Com a requalificação dos Campos de Futebol do Pasteleira – um campo de 11 e outro de 7 – a cidade somou “uma bolsa de 15 horas semanais”.

Salgueiros vai ter casa no Complexo Desportivo de Campanhã

O contrato de cedência de utilização do Complexo Desportivo de Campanhã ao Sport Comércio e Salgueiros – que se compromete a realizar um investimento de cerca de 600 mil euros na reabilitação e ampliação desta infraestrutura desportiva – é “mais um exemplo feliz” das sinergias que se têm estabelecido. “Salvaguardamos a abertura à cidade numa zona que nos pareceu essencial”, disse a responsável.

O clube compromete-se a disponibilizar uma bolsa de 14 horas semanais ao Município; a abrir as escolas de formação às crianças e jovens da cidade, uma vez por ano; e a desenvolver uma actividade não-profissional através de desporto adaptado, dirigido a crianças, jovens e idosos.

“Cumprimos. Finalmente o Salgueiros poderá voltar a jogar no Porto e deixar de jogar na Maia”, constatou Catarina Araújo.

Parque Desportivo de Ramalde vai ser ampliado

O antigo INATEL renasceu em 2017 pelas mãos da Câmara do Porto. O “Campo de Ramalde”, como era conhecido, foi reabilitado pela autarquia e devolvido à cidade após um investimento de mais de 700 mil euros.

A reabilitação permitiu dotar o complexo desportivo, sob gestão da PortoLazer, de uma nova pista de atletismo em tartan e de um campo de relva sintética de última geração, homologado para a prática de futebol de 11 e de rugby. As obras incluíram, também, o investimento na iluminação, no sistema de drenagem das águas de rega e pluviais, nas redes de águas quentes e respectivas caldeiras, bem como a requalificação dos balneários e intervenção nas zonas ajardinadas exteriores.

A Fase II, de ampliação, está para breve. “Tal como assumido no nosso Manifesto Eleitoral, vamos dar continuidade à requalificação do Parque Desportivo de Ramalde, investindo mais 2 milhões de euros na ampliação deste equipamento”.

Assegurando que “já está fechado com a Federação Inatel a autorização para prosseguir nos trabalhos”, a responsável revelou que a intenção é duplicar a oferta do campo de futebol/rugby e ter uma zona de lançamentos/tiro com arco. Além disso, pretende-se construir um edifício de apoio (balneários e áreas técnicas). Estima-se que a empreitada esteja concluída em 2021.

Vai nascer um Skate Park no Parque Desportivo de Ramalde

A construção de um Skate Park, no interior do Parque Desportivo de Ramalde, foi uma das novidades anunciadas na reunião.

“Há uma grande e relevante comunidade de skaters na cidade, mas a verdade é que não existe um equipamento para esta prática desportiva, apto a corresponder às necessidades dos iniciantes e a responder à exigência dos mais experientes”, constatou.

O Skate Park virá colmatar essa lacuna, aguardando-se a sua conclusão no terceiro trimestre do ano. O investimento aproximado é de 170 mil euros.

Complexo Desportivo do Monte Aventino recebe grande requalificação

De fora da contagem das redes de equipamentos municipais fica o Complexo Desportivo do Monte Aventino, “por uma excelente razão”. Como explicou a responsável, em Janeiro de 2018 foi celebrado um contrato entre a Câmara do Porto e a Federação Portuguesa de Ténis (FPT), para a cedência de utilização deste equipamento. O imóvel mantém-se propriedade do Município e a FPT passa a gerir e explorar o equipamento por 20 anos.

“Este parceiro absolutamente insuspeito vai fazer um investimento significativo no equipamento, vai criar um centro de formação e alto rendimento e, simultaneamente, continua a garantir a abertura das instalações à cidade e à PortoLazer, para iniciativas como os Campos de Férias e o programa No Porto a Vida é Longa”, acrescentou.

O ténis é a modalidade que reúne o maior número de atletas federados no Porto.

Apoios à requalificação do parque desportivo da cidade

Também a requalificação do parque desportivo da cidade tem sido considerada. No Estrela e Vigorosa Sport investiu-se cerca de 100 mil euros numa nova cobertura para o pavilhão e ginásio. Ao Sport Comércio e Salgueiros foram cedidos dois edifícios municipais para a sede e serviços administrativos, e estabeleceu-se um protocolo para a utilização do Complexo Desportivo de Campanhã, como anteriormente referido.

Recentemente, foi aprovado em reunião de Executivo o contrato de constituição de direito de superfície com o Académico Futebol Clube, por 50 anos. Só com esta garantia o clube pode avançar para a requalificação das suas infraestruturas, orçadas em 2,2 milhões de euros.

Outros apoios a considerar: cedência de imóvel para a instalação da nova sede do Aeroclube do Porto e CAP; o compromisso de apoiar o Clube Infante Sagres no projecto de construção de uma nova cobertura para o pavilhão; obras de reabilitação do pavimento dos courts de ténis do centenário Clube Sportivo Nun’Álvares, avaliadas em 70 mil euros.

Próximos investimentos

O avanço do futuro Complexo Desportivo Justino Teixeira, onde ficará instalado o Clube Desportivo Portugal, entre outros, não depende da Câmara do Porto. “Estamos exclusivamente a aguardar que o Ministério da Saúde entregue ao Município o terreno na Rua de Justino Teixeira, a que comprometeu. Deixe-nos o Estado cumprir, que faremos. Vamos contar religiosamente os 90 dias que temos”, afirmou a vereadora.

No Lagarteiro, junto ao pavilhão municipal, “vai nascer mais um campo de futebol”. Neste momento, o terreno já se encontra em fase de preparação para a obra.

Outro projecto ambicioso, que consiste em dotar as piscinas municipais de eficiência energética, já motivou uma candidatura a fundos comunitários. O investimento ronda os 600 mil euros.

“A percepção de que estamos melhor e no bom caminho não é só nossa”. Como sinalizou Catarina Araújo, “desde 2016, toda a rede municipal de piscinas e grandes campos, assim como o pavilhão municipal do Lagarteiro, ostentam o Certificado de Gestão de Qualidade”.

Oferta desportiva e utilizadores em crescimento

De A a Z, “do andebol à zumba”, as modalidades desportivas que se praticam nas instalações municipais tem crescido nos últimos anos, adaptando-se a todos os gostos e idades (em 2013, a oferta era de 32 modalidades e em 2018 atingiu as 48).

“Não é só o número de infraestruturas e de modalidades que está a evoluir. Também o número de utilizadores tem vindo a crescer, sendo que nos últimos cinco anos foram mais 45%”. A estes números, somam-se os excelentes resultados apontados nos inquéritos de satisfação.

Programas fora de portas

“A cidade tem condições fantásticas para a prática de desporto ao ar livre”. Considerando esta vantagem, a PortoLazer desenhou um conjunto de programas regulares que tornam o desporto verdadeiramente acessível a todos.

Catarina Araújo destacou dois: Dias com Energia e Domingos em Forma. O primeiro realiza-se aos sábados de manhã e integra a prática de modalidades como o tai-chi, yoga, pilates, entre outras, em jardins e parques da cidade. Já o segundo programa, também totalmente gratuito, vai aos domingos de manhã até Campanhã. Começa com aulas no interior do pavilhão municipal do Lagarteiro e termina com uma caminhada no Parque Oriental.

Outros casos de verdadeiro sucesso, pelo número de adesão crescente nos últimos anos, são os programas No Porto a Vida é Longa (dirigido a munícipes com mais de 60 anos) e os Campos de Férias, que se realizam nas interrupções escolares da Páscoa e verão.

Noutra vertente, o programa CapacitaDes.porto tem apoiado os agentes desportivos da cidade, disponibilizando gratuitamente apoio jurídico, de contabilidade, na área da imagem, entre outras. Desde o seu lançamento já envolveu 36 entidades.

O Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Popular, recentemente lançado pelo Presidente da Câmara do Porto, constitui o mais recente vector de apoio, importante para a dinamização e renovação de associações, colectividades e clubes populares que desempenham um meritório trabalho comunitário em todas as franjas do território. A dotação para 2019 é de 400 mil euros, mas o objectivo é reforçar a verba nos próximos anos.

Durante o ano de 2018 foram ainda apoiadas 58 entidades e 4.777 atletas federados dos escalões de formação, com uma comparticipação próxima dos 53 mil euros.

Plataforma Desporto em projecto

“Estamos a desenvolver um portal onde vamos ter mapa digital desportivo e interactivo da cidade”, anunciou a vereadora.

O projecto, que inclui aplicações para smartphones, está em “fase avançada de desenvolvimento” e conta com o apoio da FADEUP. Vai agregar as informações de clubes, associações, colectividades desportivas, e disponibilizar a lista de jogos que o utilizador poderá assistir “ao vivo”, entre outras funcionalidades.

Grandes eventos desportivos

Graças à projecção internacional da cidade, o Porto tem recebido eventos desportivos à escala mundial nos últimos anos. Em 2019, chega o Porto Extreme XL, que se vai realizar na Ribeira; o Campeonato Europeu de Vela (classe laser); a Final Four da Liga das Nações, possível graças à candidatura conjunta entre Câmara, Federação Portuguesa de Futebol e Futebol Clube do Porto.

Por outro lado, a cidade continuará a ser palco de grandes eventos nacionais, como a Corrida de São Silvestre e a Maratona do Porto. Este ano, com um regresso muito aguardado: “25 anos depois voltamos a ter a Final da Volta a Portugal em Bicicleta”, revelou.

Em Agosto de 2020, vai disputar-se a Final da Supertaça Europeia, no Estádio do Dragão.

Como está a ser promovida a reaproximação à juventude

Para Catarina Araújo, “em todas as políticas do Município tem de haver lugar para a discriminação positiva da juventude”.

Foi reactivado o Conselho da Juventude, que raramente reunia por falta de quórum (o órgão consultivo é composto por 138 membros). Desde o início deste mandato, já se organizaram três sessões, em diferentes locais: Rivoli, Domus Social e Museu do Carro Eléctrico.

Com o projecto Capacita_te, o Município pretende “dar competências de gestão e formação a dirigentes associativos”. Em 2018, realizaram-se 8 sessões, com 86 jovens e 53 juvenis. A FAP – Federação Académica do Porto e a FAJDP – Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto são parceiras.

Noutra vertente, o programa Porto Acolhe foi desenvolvido para facilitar a integração dos estudantes na vida da cidade, complementando as acções desenvolvidas pelas universidades no seu acolhimento. São promovidas visitas a museus, a património municipal e cultural da cidade.

Outros programas, como Debate a Tua Cidade; o Porto de Partida, que proporciona a jovens mais desfavorecidos a oportunidade de participar em intercâmbios juvenis europeus; ou o FAP no Bairro, presente nos bairros do Carriçal e Pinheiro Torres (e brevemente num terceiro), também mereceram sinalização.

Em fase de conclusão está a plataforma Study in Porto, que vai disponibilizar toda a informação que um estudante procura na chegada à cidade. Conta com o envolvimento de 18 entidades.

A Câmara do Porto está ainda empenhada em construir uma residência universitária, com mais de 100 camas, no antigo quartel de Monte Pedral. Catarina Araújo congratulou o interesse da FAP e da U.Porto em ser parceiras do projecto, cujo investimento municipal irá aproximar-se de 2,8 milhões de euros.

Francisco Ramos, presidente da Direcção da Associação, fez o encerramento da sessão. “Fechamos com chave de ouro este primeiro ciclo de apresentações dos vereadores da Câmara do Porto. Tenho dito que a cidade é privilegiada pelo Presidente que tem. Mas ao longo deste primeiro ciclo de reuniões com os Vereadores ficou completamente evidente a sintonia entre o trabalho desenvolvido e o manifesto que apresentámos e foi sufragado pela Cidade, assim como, a qualidade a entrega e a paixão com que os mesmos desempenham as suas funções. É um privilégio também ter uma Equipa desta qualidade”.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo