15 Junho, 2019

Movimento visitou as obras de requalificação do Pavilhão Rosa Mota

A Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento foi ver a obra de requalificação no Pavilhão Rosa Mota, que se aproxima da sua fase final. A inauguração acontece em Setembro e, em primeira mão, os associados tiveram acesso a todas as novidades que vão possibilitar que este emblemático equipamento recupere a sua antiga aura, adaptando-se à modernidade e às novas exigências da cidade, em harmonia com os Jardins do Palácio de Cristal.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Na visita ao interior do Pavilhão Rosa Mota, conduzida por Filipe Azevedo, administrador da Lúcios, os associados do Porto, o Nosso Movimento tiveram a oportunidade de conhecer as intervenções em curso, que visam dotar o equipamento de valências multiusos, com capacidade para acolher congressos, concertos, eventos desportivos, exposições, feiras, entre outras iniciativas.

Segundo o responsável, “dependendo do tipo de espectáculo, a nave tem capacidade máxima para cerca de 8.000 pessoas”.

Entre os maiores desafios do projecto de requalificação, as condições térmicas e acústicas foram efectivamente aquelas que mais “horas de estudo” exigiram e o engenho das soluções encontradas demonstra que os obstáculos foram superados com distinção.

A começar pela cobertura, que recebeu “vidro e armação novos nos seus 768 ‘óculos’, porque o betão estava muito danificado”. Mas a estrutura original manteve-se, tendo-se optado por “sobrepor uma nova”, elucidou o administrador da Lucios.

Aliás, toda a obra de requalificação respeita a arquitectura exterior do Pavilhão Rosa Mota, cumprindo o caderno de encargos da Câmara do Porto.

Entre os 90.000 m3 que o espaço interior encerra, para uma altura de 35 m2, a acústica constituiu o segundo desafio, que convocou especialistas portugueses e internacionais. “Há uns meses atrás, se falasse aqui dentro, o eco era muito superior”, garantiu Filipe Azevedo. Agora, graças ao revestimento que está a ser colocado na parte interna da cobertura, a acústica terá outra qualidade, o que permitirá até incluir óperas na programação.

Por outro lado, havia que garantir “um ambiente com pouca luminosidade”, condição essencial para a maioria dos espectáculos que ali terá lugar. A tarefa não se afigurou fácil, contabilizadas as centenas de “pequenas clarabóias” existentes. Foram testadas várias soluções e aquela que provou ser a melhor, com argolas do mesmo diâmetro dos ‘óculos’, já está a ser colocada. A solução adoptada resolve ainda a camuflagem do revestimento acústico.

Ao nível das bancadas, destaca-se a criação de quatro níveis, designadamente três “anéis” de bancada e uma bancada rebatível, o que permitirá a adaptação a diferentes tipos de eventos. Antes destas transformações, reabilitou-se todo o betão “que estava em muito mau estado”. A capacidade máxima de lugares sentados chega aos 5.000 assentos.

Zonas lounge, camarotes e uma área de food court de apoio aos espectáculos, completam os detalhes funcionais do projecto no que diz respeito ao piso térreo do Pavilhão Rosa Mota.

O consórcio está ainda a estudar a promoção de visitas guiadas ao interior do equipamento, numa perspectiva histórica, mas também a possibilidade de concretizar subidas à cobertura, “que tem uma vista fantástica e um miradouro com cerca de 50 m2”, revelou Filipe Azevedo.

Mas para o administrador da Lucios, a “grande revolução” vai acontecer no piso inferior, sobretudo arquitectado para corresponder às exigências dos eventos corporate.

“Tivemos no auditório o nosso maior desafio de engenharia, porque demolimos 15 pilares”, afirmou o responsável, que para ilustrar o arrojo da intervenção disse que “o edifício esteve ‘no ar’ uma série de meses”. Como dificuldade adicional, encontraram “muita rocha” no local, o que obrigou à intervenção de “cinco a dez máquinas durante meio ano”.

Além do auditório com capacidade para 500 pessoas, haverá mais seis salas, com lotação entre 50 a 100 pessoas. O foyer terá uma amplitude considerável e no seu entorno vão ficar localizados balneários e camarins. O restaurante permanecerá virado para o lago, sendo que estão ainda previstas zonas de apoio à actividade de catering.

“Neste piso foi tudo feito de novo, não se aproveitou rigorosamente nada”, asseverou Filipe Azevedo.

Município recebe 4 milhões do consórcio e mantém propriedade do equipamento

O consórcio “Porto Cem Porcento Porto”, formado pela Lucios/Grupo Azevedos e a PEV Entertainment, vai explorar o equipamento durante 20 anos. No final, o Pavilhão Rosa Mota ficará sempre propriedade da Câmara do Porto.

A concessão do equipamento representa um encaixe de 4 milhões de euros para o Município, mediante o pagamento de uma renda mensal de 20 mil euros, actualizada à taxa de inflação, pelo período de exploração. Ou seja, o Pavilhão Rosa Mota é requalificado sem qualquer encargo financeiro para a autarquia.

Além desse montante, o Município receberá direitos de utilização do equipamento, sendo que os jardins e o espaço público que rodeia o Pavilhão, continuará a ser gerido pela autarquia numa lógica de usufruto de todos os cidadãos.

As obras de recuperação, que seguem o projecto de arquitectura assinado pelo gabinete FAA Arquitectos, iniciaram em 2017 e aproximam-se da fase final, com conclusão e inauguração previstas em Setembro.

O investimento feito pelo “Porto Cem Porcento Porto” é de 8 milhões de euros. Fruto de um patrocínio obtido pelo consórcio, o equipamento vai passar a designar-se Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, sendo que o branding corresponde à marca e nome de uma empresa da cidade, reconhecida nacional e internacionalmente. Com esta designação (que surge após uma proposta que o presidente da Câmara do Porto recusou) foi possível salvaguardar a ligação de um dos mais importantes e emblemáticos equipamentos da cidade a uma das maiores atletas da história do desporto português, que nasceu e cresceu na cidade do Porto.

O roteiro da visita incluiu ainda os Jardins do Palácio de Cristal para os associados verem a obra feita do Executivo municipal e saber o que está a ser preparado para os próximos tempos ao nível dos percursos mecanizados. A iniciativa foi conduzida pelo presidente da Direcção da Associação Cívica, Francisco Ramos, e contou com a participação de Rui Moreira, na qualidade de presidente do Conselho de Fundadores do Porto, o Nosso Movimento.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo