27 Outubro, 2019

Rui Moreira diz que o Porto em 2025 será determinado pelo poder que tiver

Rui Moreira reclama mais autonomia e competências para os municípios. Na “Grande Conversa à Porto”, promovida pela Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento para celebrar dois anos sobre a tomada de posse do executivo independente e projectar o futuro da cidade nos próximos seis anos, o autarca defendeu mais poder local, lamentou a “pseudo descentralização” e avisou que é preciso a Região Norte estar atenta ao quadro de apoio comunitário 2030, reclamando “o seu justo quinhão”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

É preciso reforçar o poder das autarquias e o presidente da Câmara do Porto está convicto de que a questão não se resolve com competências metropolitanas. “A cidade de 2025 será determinada pelo poder que tivermos e que formos capazes de montar. Aí, acho que vamos muitas vezes ser concorrentes de outras cidades metropolitanas e seremos parceiros das cidades da Região [Norte]”, afirmou.

As declarações de Rui Moreira surgiram enquanto falava sobre o processo de intermunicipalização da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, em que lamentou o facto de a transferência de competências do Estado Central não ter sido acompanhada de transferência de recursos. “Porquê? Porque não acredita que as cidades tenham a capacidade de impor uma alteração profunda naquilo que é o poder”, apontou o autarca, que disse, mesmo assim, ser esta uma factura que está disposto a pagar para “resolver o problema da mobilidade, reduzir emissões [de carbono] e ter um transporte público qualificado, seguro, pontual, fiável e ecológico”.

Ainda que isso signifique um esforço orçamental na ordem dos 33 milhões de euros só nos próximos três anos (sabendo-se que o Município do Porto é o accionista maioritário da STCP, com 54%) e que o alargamento da rede tenha de esperar até 2024 “por contingências da Lei”, o que obrigará, logo à partida, “a um investimento de 5 ou 6 milhões de euros”.

Mais poder resolve-se “com a sociedade civil, empresas e academia”

O também fundador da Associação Cívica acredita ser esta a única fórmula capaz de desafiar o poder instalado na Assembleia da República e no Terreiro do Paço, onde a concentração de decisões continua a prejudicar não só a Região Norte mas também o País.

Ao recordar a distribuição dos fundos comunitários do Portugal 2020, Rui Moreira não esquece que foi “insultado” quando avisou que “ia ser uma desgraça para a cidade do Porto”. Era Janeiro de 2014 e meses antes, durante a campanha eleitoral, dizia-se que não ia faltar dinheiro para a habitação social “e até que as cidades tinham de se preparar com recursos próprios”. No entanto, “não aconteceu rigorosamente nada e as cidades, em matéria de habitação, tiveram zero”, lamentou.

Na verdade, o desinvestimento do Estado Central, naquela que é uma sua competência constitucional, repercute-se num forte investimento da Câmara do Porto em Habitação Social, na ordem dos 23 milhões de euros por ano, “uma parte significativa dos impostos que as senhoras e os senhores pagam”, frisou o autarca. Mas se a cidade tivesse acesso aos fundos estruturais, provavelmente só teria de investir 25 por cento daquele valor. “Se temos hoje uma crise na habitação, problema aliás comum ao mundo ocidental, esta é também uma das razões”, acrescentou.

O presidente da Câmara do Porto está, por isso, preocupado com o próximo quadro comunitário Portugal 2030 e teme que seja uma nova oportunidade desperdiçada se as cidades não reclamarem o que lhes é devido e deixarem que tudo se decida em Lisboa. “Em Portugal continua-se a acreditar que tudo se resolve com legislação. Tem sido assim, mas não vai poder continuar a ser assim, porque não tem resolvido o problema do poder”.

É necessário interpretar antecipadamente aquilo que as novas gerações exigem das cidades, tomar opções e contar com o apoio “da sociedade civil, das empresas e da academia”, porque de pouco vale “quando tentam com a ‘pseudo descentralização’ e se esquecem de mandar o cheque”.

Concluindo, Rui Moreira estabelece como objectivo “que a cidade do Porto tenha mais poder até 2025″, ainda que a maior parte da população acredite erradamente que já tem, quer em matéria de segurança, de transportes ou de saúde, exemplificou. O caminho não se antevê fácil, porque “ninguém nos vai dar, exige compromissos”, também da parte dos eleitos pelo Porto. “As pessoas não se esqueçam do poder que temos e que nos representam de cada vez que passam a Ponte da Arrábida e vão lá abaixo”, observou no final o presidente do Conselho de Fundadores da Associação Cívica.

A intervenção de Rui Moreira encerrou a sessão organizada pelo Porto, o Nosso Movimento, que encheu o auditório do ACE – Teatro do Bolhão, nesta sexta-feira, dia 25 de Outubro, também para ouvir três personalidades, que aceitaram, a convite da Associação, partilhar a sua visão sobre a cidade e lançar desafios para os próximos seis anos de governação, designadamente nas áreas do Ensino Superior, Economia e Tecnologia/Inovação. Foram elas, Isabel Babo, Reitora da Universidade Lusófona, Luís Reis, administrador da Sonae e Professor Universitário, e José Mendonça, Professor Catedrático e Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.

 

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo