24 Dezembro, 2019

Cobertura mediática da Conversa à Porto com Rui Moreira e Fernando Medina

A Grande Conversa à Porto com Rui Moreira e Fernando Medina sobre “Descentralização e Regionalização” foi amplamente divulgada nos meios de comunicação social nacionais e locais, que compareceram em peso ao debate inédito que juntou os dois presidentes de Câmara, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli. A iniciativa, promovida pelo Porto, o Nosso Movimento – Associação Cívica, realizou-se no início de Dezembro, mas os ecos da conversa e das conclusões do Estudo encomendado pela Associação à Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), reveladas neste encontro, perduram no tempo, confirmando a relevância e actualidade do tema para a sociedade portuguesa.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Dias antes, na fase de pré-debate, já o semanário Expresso e o Jornal de Notícias anunciavam a “Conversa à Porto” que iria colocar os dois autarcas no palco do auditório Isabel Alves da Costa, levantando um pouco o véu sobre algumas das principais conclusões do Estudo “Descentralização Administrativa: O caso do Município do Porto e das competências nas áreas da Educação e da Mobilidade dos Transportes” que, com o selo de isenção e de independência de uma instituição como a FEP, veio reprovar o processo de descentralização em curso, concluindo que a amplitude das competências a transferir “é excessiva”, o calendário “apertado” e o modelo de financiamento “não é suficientemente robusto”.

No caso do JN, a menção à iniciativa contou ainda com o reforço do artigo de opinião de Valter Hugo Mãe, que sublinhava a importância do encontro entre os “presidentes das duas principais autarquias do país” para alavancar uma questão que é premente para o País. “Lisboa talvez não se consiga imaginar numa configuração regionalizada, a sua existência confunde-se com o Estado, o seu lugar é o Estado em bruto. Já o Porto deverá ter uma perceção completamente diferente. A cidade atrai investimento do Estado a pulso. E tudo quanto se concretiza é feito debaixo da crítica prepotente que quer manter o Norte na paisagem. Neste sentido, é fulcral que seja exatamente Rui Moreira quem representa a cidade”, pode ler-se na crónica do escritor.

No debate propriamente dito, foram notadas a presença dos principais órgãos de comunicação nacionais (imprensa, televisão e rádio), que assistiram a toda a Conversa e no final falaram com Rui Moreira e Fernando Medina. Por seu turno, o Porto Canal preparou um especial de informação, que incluiu a transmissão em directo do debate. Aliás, o principal canal de televisão regional ampliou a difusão deste acontecimento, com entrevistas ao presidente da Direcção do Porto, o Nosso Movimento, Francisco Ramos, e ao presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que foi uma das personalidades notadas na plateia; numa análise em estúdio feita por Luís António Santos, professor da Universidade do Minho; e ainda com peças que sintetizaram as principais ideias transmitidas pelo presidente da Câmara do Porto e do presidente da Câmara de Lisboa.

Cobertura na Imprensa / Online

Agência Lusa, JN, Público, ExpressoObservador, Eco Online, entre outros.

Cobertura na Televisão 

RTP, SIC, TVI Porto Canal (ver links acima).

Cobertura na Rádio

Antena 1 (Notícias e Portugal em Direto)

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo