10 Janeiro, 2020

Há um socialismo que, para mandar, quer fazer de nós todos equalitariamente pobres

“Um dia, em pleno PREC, Otelo Saraiva de Carvalho terá dito ao Primeiro-Ministro sueco, que estava a tentar acabar com os ricos em Portugal. Olof Palme, um brilhante social-democrata, respondeu-lhe que a Suécia estava, desde o fim da II Guerra Mundial, a tentar acabar com os pobres. Temos muitas saudades de Olof Palme. Não temos nenhumas saudades de Otelo”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Fomos hoje surpreendidos com um artigo no jornal Público onde as suas fontes socialistas dizem – e sublinham – que o PS está preocupado que haja menos pobres no Porto, pois acha que isso está a prejudicar eleitoralmente a esquerda e a extrema-esquerda na cidade.

Interpreta esse “PS Porto” que isso se deve ao facto de estarem a sair pessoas da cidade. Acontece que esse dado contraria a realidade e as estatísticas oficiais do INE, que demonstram que o Porto – pela primeira vez em 50 anos – está novamente a ganhar habitantes. E mostram que o desemprego também está a cair, consistentemente desde 2014.

Há menos pobres no Porto, é verdade, fruto da conjuntura nacional do País e, pensamos nós, para isso terá contribuído também a governação de António Costa e do PS; fruto da iniciativa privada que a extrema-esquerda odeia, mas a que o “PS Porto” agora quer para formar uma nova geringonça. E fruto, também, da dinâmica económica e social que o Executivo de Rui Moreira conseguiu implementar.

Agora esse “PS Porto” quer mais miséria no Porto pois, só assim, na visão pequenina de alguns dirigentes e putativos candidatos socialistas, conseguiria derrotar a governação independente e derrotar o sucesso das nossas políticas sociais.

O Porto governado por Rui Moreira é hoje uma cidade muito melhor em muitos aspetos. E é diferente da cidade endividada e em declínio acentuado de população, que durante décadas empurrou para fora das suas fronteiras ou para bairros sociais mal construídos, esvaziando o Centro. Diferente da que Rui Moreira herdou, com níveis elevados de desemprego, em decadência urbanística, sem cultura e sem horizontes.

A cidade em 2020 é melhor. Tem mais habitantes, tem Mundo e tem conseguido combater a pobreza. Fruto, repita-se, da iniciativa privada, do esforço dos portuenses, da governação de Rui Moreira e, pensávamos nós, também da governação do país e de António Costa. Mas este “PS Porto” quer um Porto pobre e miserável que, com o apoio de radicais de esquerda, lhe permita cumprir um desígnio de poder.

Um dia, em pleno PREC, Otelo Saraiva de Carvalho terá dito ao Primeiro-Ministro sueco, que estava a tentar acabar com os ricos em Portugal. Olof Palme, um brilhante social-democrata, respondeu-lhe que a Suécia estava, desde o fim da II Guerra Mundial, a tentar acabar com os pobres. Temos muitas saudades de Olof Palme. Não temos nenhumas saudades de Otelo.

Moral da história: há um socialismo democrático que quer redistribuir riqueza; e há um outro socialismo que, para mandar, quer fazer de nós todos equalitariamente pobres.

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo