16 Fevereiro, 2021

Para que não restem dúvidas

JN, Porto Canal e Expresso publicam hoje declarações do presidente da Direcção da Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento, Francisco Ramos, que pretendem esclarecer e repor a verdade dos factos quanto a um encontro que decorreu na semana passada com dirigentes do PSD. Como sempre disse o presidente do Conselho de Fundadores, Rui Moreira, o Movimento não enjeita o apoio de partidos democráticos numa candidatura à Câmara do Porto, mas jamais aceitaria apresentar-se como candidato coligado a um partido político.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Notícia do JN, assinada pela jornalista Hermana Cruz:

Autarca e direção social-democrata falaram sobre candidatura ao Porto ao jantar, mas não chegaram a acordo. Independente e partido com versões diferentes do encontro.

Rui Moreira não rejeita um apoio do PSD à sua recandidatura à Câmara do Porto. Contudo, o autarca só admite avançar para um terceiro mandato, encabeçando a lista do seu movimento independente. O tema foi abordado durante um jantar entre Rui Moreira e a Direção do PSD, sobre o qual os independentes e os sociais-democratas têm versões diferentes.

O encontro ocorreu dois dias depois de Rui Moreira ter acusado o seu antecessor na Câmara do Porto, Rui Rio, de ter alterado a lei eleitoral autárquica para travar, em tribunal, a sua candidatura como independente.

O jantar teve lugar na quinta-feira passada, em Cortegaça (Esmoriz), e juntou Rui Moreira, o presidente do seu movimento, Francisco Ramos (ex-líder da Concelhia do PSD/Porto), o vice-presidente do PSD, Salvador Malheiro, e o secretário-geral do partido José Silvano. Esse é, aliás, o único ponto consensual.

Aceitava nomes do PSD

Segundo o vice-presidente do PSD, Salvador Malheiro, o jantar ocorreu por iniciativa de Rui Moreira.

“Tentou impedir que o PSD apresentasse listas à Câmara do Porto e queria que o apoiássemos. Em troca, integrava na sua lista, como independente, nomes sugeridos pelo PSD”, conta ao JN.

Salvador Malheiro garante que o PSD recusou imediatamente a proposta. E assegura que nunca foi feito qualquer “convite formal” para que Rui Moreira encabeçasse uma lista do PSD, como independente.

“É completamente falso que o PSD tenha feito um convite oficial a Rui Moreira para liderar a sua lista. E não existe qualquer fonte oficial do PSD que possa confirmar isso”, assevera o “número dois” de Rui Rio.

Já o secretário-geral José Silvano reafirma, ao JN, a versão de Salvador Malheiro e garante que o PSD “vai ter um candidato próprio à Câmara do Porto”.

Já o movimento de Rui Moreira garante que o jantar foi marcado por iniciativa do PSD e, lamenta, até que tenha sido tornado público algo que era sigiloso.

“Durante o jantar, foi-nos transmitido que Salvador Malheiro estava na qualidade de vice-presidente do PSD e José Silvano enquanto secretário-geral. E que estavam mandatados pela Comissão Permanente para questionar se Rui Moreira estava disponível para ser candidato por uma coligação do centro-direita.

Rui Moreira disse imediatamente que essa questão nunca se colocaria, que jamais seria candidato por uma coligação de partidos”, conta o presidente do movimento, Francisco Ramos.

Segundo o ex-líder do PSD/Porto, também foi debatida a hipótese de o PSD apoiar a candidatura independente de Rui Moreira.

“Dissemos que estávamos dispostos a analisar. O movimento sempre disse que está disponível para ter apoios de partidos democráticos”. Mas o PSD terá recusado essa hipótese.

“Disseram que o PSD não podia abdicar de ter votos no Porto na noite eleitoral das autárquicas”, revela ainda Francisco Ramos.

Sem acordo, o PSD procura agora um candidato ao Porto e Rui Moreira analisa se avança como independente ou se cria um partido.”

Notícia do Porto Canal (c/reportagem):

PSD diz que proposta de coligação no Porto partiu de Rui Moreira, mas autarca desmente

A rejeição por parte de Rui Moreira já tinha sido adiantada na noite desta segunda-feira por Pedro Bragança no espaço “Grande Angular” no Porto Canal (ver vídeo aqui)

Notícia do Expresso:

PSD diz que proposta de coligação no Porto partiu de Rui Moreira. Líder do movimento independente desmente

Salvador Malheiro afirma ser “falso” que o PSD tenha solicitado a Rui Moreira para se recandidatar nas próximas autárquicas como independente nas listas sociais-democratas. Francisco Ramos confirma conversações com o autarca portuense, que garante ter rejeitado ir a votos sem ser pelo seu movimento

Salvador Malheiro diz que é “completamente falso” que o PSD tenha convidado Rui Moreira para se recandidatar à Câmara do Porto nas listas do partido. O vice-presidente da Comissão Política Nacional confirma ter jantado, na última quinta-feira, com o autarca independente, com quem diz se “encontra amiúde”, mas garante que a proposta de uma possível candidatura em coligação com o PSD “partiu de Rui Moreira”.

De acordo com o vice do PSD, foi Rui Moreira que “propôs que, se o PSD não apresentasse lista, estava disposto a integrar alguns membros do PSD nas suas listas”. Malheiro assegura que a alegada proposta foi “de imediato refutada”, por ser considerada inaceitável.

Ao Expresso, o autarca de Ovar adianta terem existido vários encontros com Rui Moreira, embora em nenhum momento lhe tenha sido feito “qualquer convite formal do PSD”.

A versão de Francisco Ramos (que lastima que um “encontro marcado como confidencial” tenha sido tornado público) é outra: o presidente da Associação Cívica ‘Porto, O Nosso Movimento’ assegura que a proposta colocada a Rui Moreira foi “se aceitaria ser o candidato de uma coligação partidária de centro-direita”, mantendo-se “como independente”.

Francisco Ramos refere que o repto foi de pronto rejeitado por Moreira, que garantiu que, a recandidatar-se, será nas listas do movimento independente. Ao Expresso, o ex-militante social-democrata acrescenta, todavia, que o Rui Moreira “mostrou abertura, como sempre” para ser apoiado por “partidos democráticos”, como o PSD, e como aconteceu nas eleições anteriores com o CDS e Partido da Terra. “Essa proposta não foi, contudo, aceite pelo PSD, tendo alegado os seus dirigentes que o PSD não pode abdicar de ter votos no Porto”.

Refira-se que o PSD tinha até há pouco Paulo Rangel referenciado como o grande trunfo para protagonizar uma candidatura ao Porto, convite que o eurodeputado recusou.

No encontro de quinta-feira, no Grande Porto, estiveram à mesa Salvador Malheiro, José Silvano , Rui Moreira e Francisco Ramos, líder da Associação Cívica afeta ao presidente da Câmara do Porto ‘Porto, o Nosso Movimento’ e antigo líder do PSD do Porto.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo