27 Fevereiro, 2021

Rui Moreira: “Não basta anunciar que afinal se arrependeram de ter agravado a lei”

Rui Moreira afirmou esta tarde, na SIC Notícias, que os Grupos de Cidadãos Eleitores precisam de provas concretas de que PS e PSD estão arrependidos das alterações que produziram à lei autárquica, em julho de 2020. Para o presidente do Conselho de Fundadores da Associação Porto, o Nosso Movimento, as condições legais que foram criadas impossibilitam a apresentação de candidaturas independentes às próximas eleições autárquicas, e caso a lei seja revista, como já foi admitido, “para nós é fundamental termos a garantia de que o vão fazer de tal maneira que nós possamos concorrer”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“De boas intenções,…”. É para contrariar, a todo custo, a sabedoria popular, que a Associação Porto, o Nosso Movimento, como aliás todos os autarcas independentes do País, dão neste momento o benefício da dúvida a PS e PSD, e aguardam que, durante o próximo mês, as suas reivindicações sejam ouvidas e atendidas.

Isso mesmo confirmou hoje Rui Moreira na SIC Notícias, depois de ter participado numa reunião em São João da Pesqueira que reuniu presencialmente 11 autarcas, três por videoconferência, e ainda o presidente da AMAI – Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes.

Segundo o presidente do Conselho de Fundadores do Porto, o Nosso Movimento, houve consenso entre os autarcas independentes de que, o próximo passo, é solicitar uma reunião com os partidos representados no Parlamento.

“O que ficou decidido hoje é que iremos pedir aos partidos com assento na Assembleia da República para receberem uma delegação nossa, para explicarmos qual é o nosso ponto de vista, e qual é o limiar mínimo que consideramos necessário para podermos concorrer a eleições”, esclareceu Rui Moreira, recordando que está prevista para o dia 25 de março um debate no hemiciclo sobre esta matéria.

Só depois de avaliada a recetividade dos partidos e de verificadas as ações concretas que daí advierem, é que os independentes tomarão uma posição final.

“No dia 31 de março encontrar-nos-emos em Portalegre para perceber se então – já não na base das promessas mas na base daquilo que é a decisão do Parlamento – se temos condições para ir como independentes, que é o que nós queremos. Não tendo essa possibilidade, porque as alterações podem ser aquelas de que nós não necessitamos, então a formalização de outra solução pode passar efetivamente por um partido”, admitiu Rui Moreira.

 

Para o presidente da Câmara do Porto, os partidos políticos devem entender, de uma vez por todas, que a criação de Grupos de Cidadãos Eleitores não deve ser encarada como uma ameaça, porque os seus objetivos são, de raiz, distintos.

“Os partidos políticos têm, por definição, uma natureza ideológica, que faz todo o sentido no Parlamento nacional. Já os Grupos de Cidadãos Eleitores apresentam-se com um determinado projeto para a cidade, e até podem ter, entre eles, ideologias diferentes e votar em partidos diferentes nas legislativas. Foi o meu caso, quando anunciei em 2013 que tinha um projeto para a cidade, em que a Cultura, a Coesão Social e o Desenvolvimento Económico tinham um papel fundamental”, explicou.

“A fazer parte de algum partido será por extrema necessidade, para podermos concorrer às eleições”, reiterou Rui Moreira.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo