13 Maio, 2021

Percursos pedonais assistidos para servir a população

No Manifesto Eleitoral de 2017, comprometíamo-nos a implementar a rede de percursos pedonais mecanizados no eixo Miragaia, Virtudes e Palácio de Cristal. O objetivo foi sempre o de atenuar o trajeto a pé entre a cota alta e a cota baixa da cidade. No caso da ligação entre Miragaia e a Cordoaria, já em operação, criou-se uma alternativa no acesso da população, maioritariamente envelhecida, ao Hospital de Santo António e a outros equipamentos existentes na cota alta.

Ler Artigo Completo

Partilhar

No último ano do primeiro mandato, em 2017, foi lançado um concurso de conceção para as ligações mecanizadas de apoio aos percursos pedonais, procurando resolver problemas de diferenças de cotas entre as zonas ribeirinhas e as zonas altas do Porto. Ainda nesse ano, revelou-se o projeto vencedor dos gabinetes depA e Pablo Pita.

Assim, durante o segundo mandato da atual governação deu-se seguimento ao trabalho de desenvolvimento desses projetos, processo durante o qual se tiveram de pesar todas as condicionantes inerentes a uma intervenção deste género em zona de património classificado.

A primeira obra relacionada com o projeto das ligações mecanizadas foi para o terreno em maio de 2019, nas Escadas do Monte dos Judeus. A conclusão da empreitada, que correspondeu a um investimento superior a 675 mil euros, ficaria pronta em junho de 2020, dando início a uma nova era que desafiou e venceu a diferença entre cotas, com a ajuda das escadas mecânicas ali instaladas.

No caso dos Jardins do Palácio de Cristal, está prevista a instalação de um elevador com ligação desde a Rua da Restauração até às cotas superiores deste espaço verde. Por ser um elevador desenvolvido à medida do local, todo o processo de análise tornou-se mais moroso. Ainda assim, será lançada ainda no segundo trimestre deste ano a empreitada para a intervenção no Palácio de Cristal, prevendo-se a conclusão desta obra durante o primeiro trimestre de 2022.

Quanto ao projeto proposto para a zona das Virtudes, o mesmo está atualmente suspenso para revisão da solução, devido a parecer negativo do Conselho Nacional da Cultura.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo