16 Maio, 2021

Desporto informal e inclusivo

No desporto, o nosso trabalho não se esgota nos equipamentos desportivos. Porque sempre entendemos que o desporto pode e deve ser alargado aos espaços exteriores, aproveitando as fantásticas condições que a cidade oferece para a prática desportiva ao ar livre, desenvolvemos vários programas regulares que tornam o desporto verdadeiramente acessível a todos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Assim, acompanhando a revitalização do parque desportivo, alargamos e diversificamos o conjunto da oferta de atividades físicas e programas de desporto informal na cidade, gratuitos e a acontecer em novos locais, com mais modalidades e mais oferta de horários e periodicidade. “Anda Porto”, “De Volta à Forma”, “Dias com Energia”, “Domingos em Forma”, “No Porto a Vida é Longa” ou “Porto Saudável” são alguns dos programas dinamizados para promoção da atividade física regular, dirigidos a todas as faixas etárias, incluindo a população sénior, melhorando a sua mobilidade e proporcionando mais convívio, agregando um vasto leque de modalidades.

Para os mais pequenos, continuamos a desenvolver os campos de férias municipais agora durante todas as pausas letivas da Páscoa, do Verão e do Natal. A iniciativa visa a ocupação dos tempos livres, o convívio e a integração social dos participantes (dos 6 aos 15 anos), através de um programa diversificado que inclui mais de 40 atividades, devidamente acompanhadas e enquadradas por uma equipa de técnicos especializados. Reconhecendo a sua qualidade, a Missão Férias@Porto foi eleita “Campo de Férias do Ano 2019” pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) e pela plataforma Cidade Social.

No Parque Desportivo de Ramalde/INATEL passaram a ser proporcionadas aulas gratuitas de skate, sendo fornecida a prancha e o capacete a quem necessitar.

Nestes últimos quatro anos, demos também um novo impulso a programas de inclusão pelo desporto e a práticas desportivas de crianças e jovens em risco de exclusão. Para além “Desporto no Bairro”, o programa “Dias com Energia” foi alargado através de uma parceria celebrada ao abrigo do programa AIIA (Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa), no âmbito da atividade “Porto com Corpo&Alma”, promovendo um conjunto de atividades físicas e de animação junto das comunidades mais desfavorecidas da cidade.

Animámos e convidámos a população à prática desportiva nas zonas pedonais temporárias, resgatadas para os cidadãos ao espaço público, com aulas de exercício físico, atividades lúdicas para os mais novos, jogos tradicionais, provas de bicicletas, aulas de esgrima, pistas de minigolfe, xadrez, ténis, entre tantas outras.

Para maior usufruto da cidade, alargamos ainda os percursos pedestres ao Parque Oriental e ao Parque da Cidade. Para breve, estão reservadas mais novidades com a reabilitação e instalação de novos recantos desportivos com tabelas de basquete pela cidade e um conjunto de equipamentos fitness e circuitos de manutenção em 18 jardins e espaços verdes do Porto.

E nem o confinamento parou o convite ao desporto. Através do “Desafio Treina em Casa”, os portuenses puderam praticar exercício físico à distância, em mais de 100 aulas online conduzidas por profissionais da área e disponibilizadas diariamente no Facebook e Youtube.

Esta semana, lançámos a nova plataforma digital do Município do Porto, denominada “Desporto 365”, que concentra toda a oferta desportiva da cidade. A aplicação móvel (app), estará disponível, gratuitamente, já a partir desta segunda-feira (dia 17 de maio), disponibilizando informação detalhada sobre as entidades que se dedicam à prática desportiva na cidade, e apresentando as suas diversas infraestruturas e cada uma das modalidades disponíveis.

Artigos Relacionados

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo