2 Julho, 2021

Temos os melhores candidatos às Juntas de Freguesia

Os candidatos às Juntas de Freguesia foram apresentados por Rui Moreira esta quinta-feira, ao final da tarde, no Parque do Covelo. Sofia Maia, Patrícia Rapazote, Tiago Mayan, Nuno Cruz, Paulo Silva e João Aguiar são os rostos que encabeçam as listas a estes órgãos autárquicos. “Apostamos em equipas coesas e nos que melhor conhecem o território humano das freguesias”, assinalou o candidato à Câmara Municipal do Porto na sua intervenção. Na mesma sessão pública, Rui Moreira anunciou Fernando Freire de Sousa como coordenador do grupo de aconselhamento estratégico e programático da candidatura independente.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“São as freguesias que estão mais perto das pessoas, que conhecem melhor os pequenos problemas. São as presidentes e os presidentes de junta que falam permanentemente com os nossos serviços”, afirmou Rui Moreira, depois no introito ter descrito um caso insólito que envolvia a preocupação de um munícipe com um pato. “Nós somos uma cidade diferente. É a única cidade em que um munícipe se lembra de escrever ao presidente da câmara por causa de um pato. Isto é o Porto”.

Um Porto que explica, deste modo, a importância crucial das freguesias e que exige a escolha dos melhores para as representar. Por um lado, porque o processo de descentralização de competências da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia implica um forte compromisso e, por outro, porque o cidadão tem “um grau de exigência elevado” em relação às freguesias, considerou.

A composição das listas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às Juntas de Freguesia apresenta novos nomes. “Não há lugares marcados”, vincou Rui Moreira, explicando aos muitos apoiantes que o ouviam que a presença na vida política “é efémera”. Recordando Nuno Ortigão, presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, falecido no passado mês de abril, também deixou uma palavra a todos os presidentes de junta eleitos que, findo este ciclo, cessam funções: “Todos fizeram o melhor. Estamos-lhes muito agradecidos”.

Próximo mandato autárquico será muito exigente

“Os próximos quatro anos não serão para brincadeiras. Serão fundamentais para a afirmação do Porto, para a manutenção da economia da cidade e para recriar emprego, depois da perda de emprego com que fomos confrontados e com que ainda estamos a ser confrontados com a pandemia”, declarou Rui Moreira, garantindo que “vamos continuar a ser exigentes e a ser uma voz ativa”. A este propósito, deu como exemplo o centro de vacinação drive-thru, no Queimódromo, que estava pronto desde o início do ano, mas que só recentemente recebeu luz verde para operação, após meses de insistência da Câmara Municipal do Porto junto das autoridades de saúde.

O paralelismo com as Juntas de Freguesia estava feito. Enquanto poder autónomo que são, caberá aos presidentes das Juntas de Freguesia manterem o nível de exigência alto, reclamando quando tiverem de reclamar, negociando quando tiverem de negociar, sustentou o candidato à Câmara Municipal do Porto.

“Vamos continuar a ser exigentes, não para fazer obras faraónicas, mas para olhar pelas pessoas. É isso que vamos continuar a fazer, a procurar ajudar as famílias”, reforçou Rui Moreira, detalhando o apoio municipal ao pagamento da renda da casa através do programa Porto Solidário, atualmente com um orçamento de 3 milhões de euros por ano; a tarifa da água mais barata da Área Metropolitana do Porto; a reduzida taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis); ou ainda o passe intermodal gratuito para crianças e jovens entre os 13 e os 18 anos.

Fernando Freire de Sousa coordena estratégia da candidatura

Na apresentação dos candidatos a presidentes nas juntas de freguesia uma novidade. Rui Moreira anunciou o nome do ex-diretor da CCDR-N como coordenador estratégico e programático da candidatura independente.

“Nós, que pretendemos ir mais longe, precisamos de novas inspirações e, por isso, convidamos para estar connosco como coordenador do grupo de aconselhamento estratégico e programático o senhor professor Freire de Sousa”, anunciou Rui Moreira, convidando aquele que considera ter sido “o melhor presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte” a ser o primeiro juntar-se a ele no palco natural do Parque do Covelo.

“É uma pessoa que nos pode inspirar, exatamente em políticas fora da caixa que é o que nós precisamos”, reforçou.

Miguel Pereira Leite é novamente o número um à lista da Assembleia Municipal do Porto, tendo marcado também presença na apresentação desta quinta-feira.

Quem são os candidatos às Juntas de Freguesia

Sofia Maia – candidata à União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
No Movimento desde a primeira hora, Sofia Maia tem provas dadas no amor e na obra feita em Lordelo do Ouro e Massarelos. É candidata a esta União de Freguesias pela terceira vez.

Nuno Cruz – candidato à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Além do seu passado desportivo, que toda a gente conhece (o Guerreiro do Norte), é empresário com raízes na cidade e é um exemplo do Porto genuíno.

João Aguiar – candidato à Junta de Freguesia do Bonfim
Com a experiência e dedicação reconhecidas no Centro Histórico, onde ainda integra neste mandato o Executivo da União de Freguesias, é a nova aposta para o Bonfim.

Paulo Silva – candidato à Junta de Freguesia de Paranhos
Empresário, está ligado ao desporto na freguesia (é diretor técnico no Estrela e Vigorosa Sport), e é também uma das figuras mais proeminentes de Paranhos.

Patrícia Rapazote – candidata à Junta de Freguesia de Ramalde
Pode vir a ser a primeira presidente eleita em Ramalde, freguesia onde já tem trabalho autárquico reconhecido. Atualmente, desempenha as funções de adjunta do presidente da Câmara Municipal do Porto.

Tiago Mayan – candidato à União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Conhecido no país por ter ido a votos na candidatura à Presidência da República, Tiago Mayan está com o Movimento desde o seu início.

Em Campanhã, a Associação Cívica “Porto, o Nosso Movimento” entendeu não apresentar candidatura. “É o reconhecimento pela cooperação estratégica que temos tido com o presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, e não ficaria bem a um movimento independente não ser grato e reconhecido a alguém que tem estado sempre connosco”, explicou Rui Moreira.

Recolha de assinaturas avança brevemente

Rui Moreira pede a repetição de “uma campanha alegre” e sem agredir ninguém. “Vamos procurar demonstrar que temos as melhores soluções, porque aqui há Porto”.

Pela terceira vez consecutiva, o Movimento terá de recolher assinaturas para apresentar as suas candidaturas ao escrutínio dos portuenses. Diante desta “necessidade imperiosa”, que parte de uma exigência legal a todas as candidaturas apresentadas por Grupos de Cidadãos Eleitores”, Rui Moreira apelou ao empenho de todos os apoiantes na recolha de assinaturas, que inicia brevemente.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo