24 Julho, 2021

Paulo Silva é a voz forte e independente de que Paranhos precisa

Paulo Silva é a aposta de Rui Moreira para Paranhos. A única voz forte e independente capaz de libertar a Junta de Freguesia de Paranhos “das amarras partidárias, dos jogos palacianos a que os partidos por vezes obrigam os titulares de cargos públicos, muitas vezes em prejuízo de um verdadeiro e genuíno serviço à causa pública”. Na apresentação que decorreu na tarde de sábado, no Jardim de Arca D’Água, diante de muitos apoiantes, o candidato revelou os principais compromissos para a freguesia e assumiu que vai concentrar esforços “no desenvolvimento sustentável” aos mais diversos níveis, da Cultura ao Desporto, por exemplo. Com um elevado grau de representatividade feminina na lista, Paulo Silva tem consigo uma equipa constituída a 100% por gente de Paranhos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Paranhos é a única freguesia da cidade a que o Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto” concorre que ainda não é governada por cidadãos independentes. Os portuenses de Paranhos precisam de eleger Paulo Silva para que a Junta de Freguesia se adapte aos novos tempos e consiga, de facto, trabalhar para melhorar e aumentar a qualidade de vida da população de Paranhos, sempre num estreito, assertivo e firme diálogo com a Câmara Municipal do Porto.

Esta mesma ideia foi transmitida hoje por Rui Moreira. “Temos muita esperança que, com esta equipa, vamos vencer Paranhos no dia 26 de setembro”, afirmou o candidato à Câmara Municipal do Porto na apresentação de Paulo Silva, que contou com a comparência de dezenas de pessoas.

A “qualidade do cabeça de lista” e o seu grau de “exigência” são fatores que tranquilizam Rui Moreira para a corrida que se aproxima. É a “política para as pessoas” (a mesma que garante, ao nível da cidade, o preço de água mais baixo da região, transportes gratuitos para jovens até aos 18 anos, e menos impostos para as famílias), sem “obras faraónicas” e concentrada no bem-estar da população que verdadeiramente contam. Uma Junta de Freguesia que não se vai “apropriar do que muitas vezes a Câmara [Municipal do Porto] faz” e que terá voz própria também ao nível da descentralização de competências do Município para as Freguesias, salientou Rui Moreira.

Nas duas últimas eleições, tinha revelado já o mandatário da candidatura, Luís Artur Pereira, o Movimento Independente cresceu sempre em Paranhos. O cenário é, pois, de confiança numa vitória, sustentada no melhor programa eleitoral e na capacidade de trabalho de uma vasta equipa, liderada por Paulo Silva.

No campo desportivo, o candidato adiantou ser prioridade “criar condições para o regresso pleno à freguesia daquele que é um símbolo desportivo de Paranhos, o Sport Comércio e Salgueiros, clube com mais de um século de tradição desportiva”.

Nesta área, Paulo Silva quer ainda incentivar os clubes desportivos a abrir portas ao desporto adaptado, realizar programas ocupacionais e fomentar práticas saudáveis de convívio coletivo.

“A título de exemplo, pretendemos requalificar o antigo campo do Salgueiros, criando uma parceria com a Metro do Porto para instalar no local um skate park, minicampos de basket, campo futebol e uma zona fechada de passeio para animais domésticos”, avançou.

Parques infantis cobertos para que as crianças possam conviver ao ar livre, em qualquer altura do ano, soma-se ao rol de propostas do candidato, que também é professor. Aliás, no domínio educativo, Paulo Silva compromete-se a preparar Paranhos no âmbito da gestão escolar (fruto do processo de descentralização em curso), contribuindo, com a Câmara Municipal do Porto, para melhorar as condições de ensino.

Na área sénior, o candidato à Junta de Freguesia de Paranhos confirma que “há muito trabalho a desenvolver” para assegurar o envelhecimento ativo dos idosos da freguesia. “Não os esquecemos e temos a obrigação de criar para eles boas condições para uma vivência digna e útil, com programas de carácter ocupacional. Por isso, vamos criar uma rede de apoio com entidades locais, visando a organização de atividades de lazer e cultural”, declarou.

A criação de “bolsas de emprego”, através do fomento de parcerias empresariais e da proximidade às faculdades, institutos e empresas locais, será outro dos cavalos de batalha de Paulo Silva, apostado também em apoiar o comércio tradicional de Paranhos, com um olhar atento à Rua de Costa Cabral, artéria comercial por excelência.

Em matéria de Ambiente, o candidato pretende “estimular e apoiar a criação de hortas comunitárias”, criar um mercado de produtos frescos e biológicos semanal no Parque do Covelo, bem como incentivar a população local ao usufruto deste espaço verde e ao do futuro Parque da Asprela. Intenção que se conjuga com a criação de mais parques para animais domésticos.

No campo da segurança, à semelhança de outras freguesias na cidade, Paulo Silva quer implementar a figura do guarda noturno. “Temos de voltar a ter um contingente de Guardas Noturnos e melhorar a parte luminária na Freguesia”, sublinhou.

Entre as novidades do programa para a Junta de Freguesia de Paranhos, destaque ainda para o “Provedor do Cidadão Paranhense”, destinado a receber as críticas, sugestões, informações e apelos dos cidadãos.

“O líder de uma estrutura de governação, como é por exemplo a Junta de Freguesia, não pode aspirar a ser mais do que a roda de transmissão do querer e da ambição da população”, assentou Paulo Silva.

“Como prova disso, quero partilhar com todos vós que 100% dos candidatos que escolhi para a minha lista são de Paranhos”, revelou. O objetivo de recolher mais de 1.200 assinaturas já foi cumprido, adiantou ainda o candidato. Para esse desígnio, contribuíram cidadãos do Bairro do Regado, São Tomé, Outeiro, Bom Pastor, Carriçal, Santa Luzia, entre muitos outros.

Antes, o mandatário da candidatura, Luís Artur Pereira, sublinhou que Paranhos é parte integrante da cidade, e que, por isso, é imperioso retirar o território a “sombra”. “Paranhos não é uma ilha”, reforçou. Além de elegerem Paulo Silva para a Junta de Freguesia de Paranhos, Luís Artur Ribeiro pediu aos cidadãos de Paranhos que reforcem o voto nos outros dois órgãos autárquicos: Câmara Municipal (em 2017, obteve 41% dos votos da freguesia) e Assembleia Municipal (há quatro anos, recebeu 37% dos votos de Paranhos).

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo