27 Julho, 2021

João Aguiar é a escolha certa para garantir o futuro dinâmico e atrativo do Bonfim

Uma candidatura independente, empenhada em dar continuidade ao dinamismo e atratividade alcançados pelo Bonfim nos últimos anos, que foram de extraordinário crescimento, e com propostas concretas e inovadoras para prestar um serviço público de qualidade, sempre na condição de fazer mais e melhor pelo futuro dos bonfinenses. É este o ponto de partida de João Aguiar, novo rosto que o Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto!” apresenta à Junta de Freguesia do Bonfim. “É um excelente candidato. Tenho muita esperança, ambição e confiança na sua equipa”, sumarizou Rui Moreira na apresentação que decorreu ao final da tarde desta segunda-feira, no Parque das Águas – Jardins de Nova Sintra.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A instalação de novas empresas tecnológicas, nacionais e internacionais, aliada ao interesse e atratividade que despertou entre muitos artistas, transformaram o Bonfim na freguesia “mais moderna e efervescente” da cidade do Porto. João Aguiar mencionou-o na sua intervenção, diante de dezenas de apoiantes, e até citou o jornal britânico “The Guardian” e a revista “Time Out” internacional para assinalar o quão bem cotado está hoje o Bonfim.

“O setor financeiro projetou a notoriedade do território com emprego qualificado, potenciando a valorização das habitações e das propriedades. Mas não só. O Bonfim soube, de forma ímpar, criar uma dinâmica cultural sem precedentes, que atraiu e continua a atrair cada vez mais jovens famílias”, referiu o candidato.

O cenário é próspero, mas para isso há que manter o rumo da atual governação independente com João Aguiar na liderança, sublinhou Rui Moreira no encerramento da apresentação, em que também marcou presença o atual presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, José Manuel Carvalho, que não se recandidata ao terceiro mandato.

“João Aguiar é um excelente candidato e espero que venha a ser um excelente presidente de junta”, afirmou Rui Moreira, que, na hora da despedida, agradeceu o bom trabalho e a exigência que o atual presidente da Junta de Freguesia do Bonfim nunca deixou de ter com o Município, ao longo dos últimos oito anos.

Programa de futuro com novos compromissos

No programa de João Aguiar há espaço para projetar o futuro no Bonfim, com compromissos renovados, sem esquecer os projetos implementados com provas dadas do seu mérito e pertinência. É disso exemplo o “Casa Reparada, Vida Melhorada”, projeto desenvolvido pela Junta de Freguesia, em parceria com a empresa municipal Domus Social, que ajudou a providenciar melhores condições de habitabilidade a residentes no Bonfim em situação de vulnerabilidade económica, ou ainda o programa municipal “Porto Amigo”, de idêntica natureza, que conta com uma rede de parceiros, entre eles a Fundação Manuel António da Mota e a Associação Just a Change.

“O Bonfim precisa, essencialmente, de dar continuidade à nova dinâmica instalada, de uma grande dedicação, e não menos importante, de estabilidade, para poder concretizar os anseios e as necessidades dos seus fregueses”, sublinhou João Aguiar que, na sua intervenção, mencionou a quota parte de responsabilidade do Município do Porto neste processo de transformação da freguesia.

São exemplos o Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, pela “dinâmica criada no apoio e inclusão às pessoas em situação de sem-abrigo”; a requalificação do Jardim do Campo 24 de Agosto, “hoje mais organizado, com trajetos pavimentados, com um belíssimo lago bem tratado e mais verde”; a requalificação do Liceu Alexandre Herculano, que a autarquia assumiu a gestão da obra, substituindo-se ao Estado Central; ou ainda o projeto da grande requalificação da Avenida de Fernão Magalhães, já em fase final de obra, que vai ter um corredor de autocarros de alta qualidade, “tornando a avenida mais segura, com melhores condições para a circulação do transporte público qualificado e com responsabilidade ambiental”.

Do que depender da Junta de Freguesia do Bonfim, João Aguiar deixou claro que esse futuro não será desbaratado, pois no âmbito daquelas que são as competências do órgão autárquico a que se candidata serão conciliadas com medidas que vão concorrer para melhorar a qualidade de vida dos bonfinenses.

Assim, como compromissos, o candidato assumiu que vai atuar para incentivar e apoiar a “contínua reabilitação do edificado habitacional, com especial incidência nas ilhas que proliferam no território”. Será também prioridade de João Aguiar e da sua equipa “a criação de mais espaços verdes, aproveitando os incentivos e benefícios fiscais inscritos no novo PDM”.

Em matéria de apoio aos seniores da freguesia, a candidatura independente inscreve como compromisso “investir em espaços de lazer promotores da saúde mental, oficinas ocupacionais e centros de dia para idosos”. “Hoje é Dia dos Avós, também para eles a minha homenagem”, lembrou ontem João Aguiar.

Para que o Bonfim seja lugar onde as crianças e jovens se sintam verdadeiramente em casa, mesmo que em convívio no espaço público, João Aguiar estabelece um conjunto de medidas que vão ao encontro das necessidades das famílias com crianças: apoio às salas de estudo e às atividades extracurriculares nas escolas; promoção de campos de férias para as crianças e jovens; e patrocínio à construção de novos espaços desportivos, entre os quais um street basket e um skate park.

No campo da Cultura, área em que a freguesia tem dado cartas, o candidato adiantou que pretende desenvolver um roteiro cultural do Bonfim, “que instigue o aparecimento de novos ‘quarteirões de arte’ na cidade, com dinâmica e atividades próprias, em estreita relação com a Casa da Cultura”, sinalizou.

João Aguiar deixou ainda uma mensagem aos bonfinenses para reforçarem os votos na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal e frisou a necessidade de contrariar a abstenção. “Não se abstenham de cumprir o vosso dever cívico”, pediu a precisamente dois meses do dia das eleições, marcadas para 26 de setembro.

As palavras finais foram de futuro e de poesia. “Deixem-me partilhar convosco um poema da poeta Filipa Leal, também ela do Porto. Ganhou visibilidade quando, em pleno início de pandemia um dos seus versos, “Havemos de ir ao futuro” foi colocado na via pública por iniciativa de cidadãos da freguesia, numa das ruas do Bonfim, transmitindo uma mensagem de esperança de um futuro melhor”.

Bonfim espelha visão interclassista da cidade

Qual “fénix que renasce”, a freguesia do Bonfim obteve “reconhecimento internacional”, foi “bem repovoada” (num bom equilíbrio entre a população jovem, com a população adulta e idosa), “retomou o orgulho e a identidade” e vive hoje com intensidade o espaço público, realçou Rui Moreira.

Por tudo isto, “o Bonfim afirmou-se e reafirmou-se”, além de ser um exemplo porque personifica a visão “interclassista” da cidade que defende, em oposição aos “guetos” que a cidade não quer nem deseja, concluiu o candidato à Câmara Municipal do Porto, convicto de que este património imaterial do Bonfim, formado nos últimos anos, será preservado.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo