28 Julho, 2021

Esta quinta-feira Rui Moreira e candidatos entregam mais de 23 mil assinaturas no tribunal

O Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto” recolheu, em menos de um mês, 23.101 assinaturas entre os portuenses, viabilizando aquele que era o objetivo inicial: apresentar as candidaturas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e a seis Juntas de Freguesia. O mínimo exigido por lei de 13.377 assinaturas foi francamente superado (em mais 72%), o que em contexto de pandemia é ainda mais assinalável. Amanhã, dia 29, a entrega das assinaturas é oficializada com a saída da sede de candidatura (Av. dos Aliados), às 14,30 horas, em direção ao Juízo Local Cível do Porto, no Palácio da Justiça (Cordoaria).

Ler Artigo Completo

Partilhar

As mais de 23 mil assinaturas chegarão transportadas pela pão-de-forma, após uma caminhada dos candidatos, a partir das 14,30 horas, desde a sede de campanha (Avenida dos Aliados, 66-80), até à Cordoaria.

A entrega do processo, dividido em dezenas de pastas, representa mais um obstáculo superado, criado pelos partidos políticos. A lei autárquica obriga todos os Grupos de Cidadãos Eleitores à recolha de assinaturas para a efetivação legal das suas candidaturas.

Ainda assim, o número de assinaturas recolhidas pelo Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto” para todos os órgãos autárquicos excede em 72% o mínimo exigido por lei. Para a Câmara Municipal, o número de assinaturas apresentada atingiu 194% (às 5041 assinaturas validadas, acrescem 2758 não verificadas) em comparação ao requerido.

O processo de recolha de assinaturas envolveu dezenas de apoiantes, representando uma notável capacidade de mobilização cívica dos portuenses, mais ainda considerando o contexto atual de pandemia. Em 2013, o Movimento Independente desenvolveu o processo durante quatro meses, em 2017, em apenas um mês, e, em 2021, em menos de um mês.

Concorrem às eleições autárquicas pelo Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto”, mais de 300 candidatos, distribuídos pelas oito listas apresentadas.

A todas e todos que nos ajudaram ao longo deste processo hercúleo, o nosso Muito Obrigado!

Aqui Há Porto, hoje e sempre.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo