22 Setembro, 2021

A espalhar alegria pelo Centro Histórico, Rui Moreira comentou noites do Porto e falou sobre “queixinhas” do PSD

Rui Moreira desceu ontem o Centro Histórico do Porto, acompanhado pelo seu candidato à União de Freguesias, Nuno Cruz. Aproveitou ainda para comentar os desacatos na noite do Porto e as “queixinhas” do PSD à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Ler Artigo Completo

Partilhar

A União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, comumente apelidada de Centro Histórico, abriu ontem os braços para Rui Moreira e para a sua comitiva.

O percurso começou no Piolho, o emblemático café da Baixa do Porto, onde uma multidão de bandeiras em riste esperava já com animação. Ali, Rui Moreira, instigado pelos jornalistas a comentar os recentes desacatos na noite do Porto, defendeu que “ou se permite que esses espaços, que aliás nós temos vindo a apoiar em termos económicos (…) reabram, com condições, como já reabriram noutros países”, ou então “precisamos de medidas por parte do Ministério da Administração Interna e por parte da PSP”.

“E não venham dizer que não se pode vender álcool a partir de uma determinada hora. O que é facto é que se andarem na rua daqui a umas horas, verificarão consumo de álcool na rua”, afirmou, relembrando que estamos a ter “um botellón como nunca tivemos na cidade do Porto”, e que faz recordar o Porto há “seis ou sete anos” atrás.

O candidato desabafou ainda que “o facto de termos (…) bares e discotecas, todos esses espaços, fechados (…) tem aumentado a pressão na rua”, pelo que “a população queixa-se que não consegue dormir: há ruído, há agitação e aqui nesta zona, aqui até às Virtudes, tem sido todas as noites um problema”. Apesar de respeitar as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), sobre a qual, da parte dele, “nunca ouviram uma opinião”, Rui Moreira defende que “precisamos de um reforço de policiamento que garanta e salvaguarde os direitos dos outros cidadãos, que têm direito ao repouso”.

A ocasião ainda serviu para algumas perguntas sobre o facto de o PSD ter apresentado queixa à CNE para atingir o candidato independente. A isto, Rui Moreira respondeu que o PSD já “há quatro anos fazia a mesma coisa, faz queixinhas todos os dias”, mas o Movimento – frisou – tem uma forma completamente diferente de atuar. “Nós não fazemos queixas de ninguém”, declarou.

“Aliás, a melhor queixinha do PSD foi relativamente a Pedro Santana Lopes, um dos seus líderes históricos. Viram o que aconteceu. Fez não sei quantas queixinhas. Andaram o dia todo a fazer queixinhas. Gastaram o tempo a fazer queixinhas. Eu prefiro fazer campanha. Mas pronto, cada um faz como quer”, rematou ainda Rui Moreira sobre o comportamento deste adversário.

Relativamente à queixa, comentou que “a Câmara Municipal do Porto utilizará os seus recursos para recorrer, e para demonstrar que nada foi feito demais”, mas relembrou que “nós [Câmara Municipal] escrevemos a mesma carta que escrevemos todos os anos. E era a mesma carta que o senhor Doutor Rui Rio escreveu em 2013 num ano em que o PSD era meu adversário nas eleições e eu não fiz queixinha nenhuma”.

Ainda sobre o sentimento de Vladimiro Feliz, que comentou o episódio como se fosse uma vitória, o candidato pelo Movimento Independente disponibilizou-se mais uma vez para, se o PSD ganhar, assumir o pelouro da Cultura, já que Vladimiro Feliz, “se quiser ter cultura, como não tem lá ninguém” vai precisar, se calhar, de alguma ajuda, ironizou.

A arruada continuou, em direção à Ribeira, por entre palmas e celebrações de alegria. De fundo, ouvia-se “Moreira”, repetido num loop incessante e, aqui e ali, frases soltas mas unidas pelo êxtase da comitiva e da população, como “És o maior!”, ou ainda o canto “Moreira, amigo, o Porto está contigo!”, que se fez ouvir.

“Na Ribeira somos sempre muito bem recebidos”, comentou o atual autarca, que ia parando sempre que podia para cumprimentar os que passavam e que também paravam para falar com ele.

Uma senhora, acompanhando os dois candidatos, comentou que estava agora a trabalhar e que isso “é o que interessa”. “Deus queira que ele ganhe para nos ajudar”, pediu, apontando para Rui Moreira. “Os outros dão-me cabo da minha vida”, lamentou. Segundo esta mesma senhora, o candidato à União de Freguesias do Centro Histórico, Nuno Cruz, “foi muito bem escolhido”, e “se fosse outro não ia votar”. O momento seguiu-se de um abraço acolhedor de Nuno Cruz, demonstrando o carinho e alegria que a campanha tem vindo, já há duas semanas, a espalhar pelas ruas do Porto.

Um pouco antes, ainda perto do Instituto Português de Fotografia, um senhor tinha-se acercado de Rui Moreira para lhe dizer, convicto, de que “está no papo”. A situação poderia dar origem a um dejá vu, mais à frente, quando, já na zona da Ribeira, um dos transeuntes se aproximou do candidato para lhe dizer, jocoso e orgulhoso, que “não é preciso isto, você já ganhou”. Face ao sorriso de Rui Moreira, que fez sentir que nada estava ganho, o transeunte não se demoveu e, olhando nos olhos do candidato, afincou a sua posição, repetindo, “Você já ganhou”. Depois, em tom de reforço, ainda acrescentou: “…de caras!”.

Foram muitos os afagos da gente da zona da Ribeira que, comovida com a visita do candidato, que os ajudou a enfrentar a pandemia, celebravam a sua obra. Um dos proprietários, abeirando-se do candidato, abraçou-o. Instigado com a frase “Aqui Há Porto”, dita por Nuno Cruz a seu lado, bateu no peito de Rui Moreira e, comovido, disse: “Aqui há um Homem”.

Rui Moreira sempre esteve junto da população do Centro Histórico durante estes tempos de debilidade, apoiando o comércio tradicional com grandes pacotes de fundos. Só em 2021, a CMP apoiou 98 lojas de comércio tradicional, com um pacote de 500 mil euros, dando formação a mais de 900 lojistas, de modo a adaptá-los à nova realidade. É esta a posição de Rui Moreira junto à cidade que ama, o Porto, e que quer, agora, continuar a ajudar.

“Que saudades eu tenho de um beijinho”, dizia uma senhora a certo ponto ao candidato. Rui Moreira, inclinando-se, não se fez de rogado. É assim esta candidatura. A bordo da “pão de forma” ou a pé, Rui Moreira e a sua comitiva continuam a levar alegria e sorrisos às ruas do Porto, a cidade que nunca para e que, a cada dia, demonstra ainda mais o seu espírito invicto.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo