Natural de Alfândega da Fé, Catarina Araújo chega ao Porto ainda jovem para realizar o 12º ano na Escola Secundária Aurélia de Sousa. No ano seguinte, cursou Direito na Universidade Portucalense, instituição onde se licenciou. Mais tarde, concluiu duas pós-graduações na Universidade Católica do Porto e na Faculdade de Direito de Coimbra.
Desde que iniciou o seu percurso académico no Porto, a Invicta foi sempre a sua casa, exceptuando o tempo em que, motivos profissionais, viveu em Lisboa.
Começou por desenvolver a sua carreira profissional como consultora jurídica numa associação do sector da construção civil, obras públicas e imobiliário, passando depois a responsável pelos serviços jurídicos e, posteriormente, a Secretária Geral Adjunta dessa mesma associação, organismo onde permaneceu cerca de oito anos.
Chega pela primeira vez à Câmara do Porto em 2010, como assessora da vice-presidência. Mais tarde ruma a Lisboa, onde foi Chefe do Gabinete da Subsecretária de Estado Adjunta do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Ministério dos Negócios Estrangeiros e Presidência do Conselho de Ministros e, posteriormente, Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Ministério da Economia.
Com um vasto currículo no campo da assessoria jurídica ao serviço da causa pública, é desde 2016 assessora de direcção de uma associação do sector da metalurgia e metalomecânica.
Concluiu recentemente um programa intensivo de gestão na Católica Porto Business School.