25 Setembro, 2017

Antigos moradores regressaram já a casas no Centro Histórico por decisão de Rui Moreira

32 casas recuperadas pela Câmara do Porto há cerca de dois anos, mas nunca entregues, já estão ocupadas por famílias que regressam assim ao Centro Histórico. Todas foram entregues desde que Rui Moreira assumiu, em Maio, o pelouro da habitação.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O candidato quer continuar o trabalho de reabilitação do património municipal e tem vindo a adquirir, por direito de preferência, prédios na Baixa. Esta política vai disparar, com a receita da taxa turística que quer aplicar, se for eleito.

Estas 32 casas já entregues pertenciam ao património do Município, foram recuperadas no presente mandato e a sua entrega foi garantida por Rui Moreira, depois de assumir o pelouro da habitação.

Em Maio, na sequência do fim do acordo de governação com o Partido Socialista, Rui Moreira assumiu essa competencia e Fernando Paulo a presidência do Conselho de Administração da Domus Social. Logo após, foram estabelecidos os critérios para a sua atribuição e imediatamente entregues.

Algumas precisaram de pequenas reparações e outras de intervenções de maior monta, devido à degradação que já apresentavam por estarem encerradas, estando agora a ser reparadas para serem, também, entregues.

Rui Moreira está a trazer para o Centro Histórico famílias que já lá habitaram e tinham sido deslocadas para bairros sociais na periferia. Agora, regressam, pela mão da Câmara e do pelouro que o autarca e candidato do Nosso Partido é o Porto assumiu em Maio.

Rui Moreira já anunciou a criação de uma taxa turística, caso venha a ser reeleito, cuja receita deverá ultrapassar os 7 milhões de euros anuais, valor que poderá ser usado para aquisição e reabilitação de casas no Centro Histórico. Além de poderem ser usadas para habitação social, como é o caso das que a Câmara já entregou desde que Rui Moreira assumiu o pelouro, as futuras casas a adquirir e recuperar, serão também postas no mercado do arrendamento a preços controlados, com rendas acessíveis à classe média.

Ontem, Rui Moreira visitou algumas destas famílias que ocupam agora as casas atribuídas pela Câmara do Porto, através da Domus Social, em Junho deste ano.

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo