Filipe Araújo, Presidente do movimento independente, liderou mais uma ação da iniciativa “Porto em Movimento”, com o objetivo de visitar as instalações do Clube Infante de Sagres (C.I.S.), entender as suas necessidades e conhecer melhor o funcionamento desta organização.
O Clube Infante de Sagres é um dos poucos clubes no Porto que mantém vivas as modalidades de hóquei em patins e patinagem artística. Além destes desportos, o clube oferece espaço para a prática de outras modalidades nas suas instalações. “É uma instituição que merece todo o apoio, para criar novas oportunidades e continuar a desenvolver a modalidade, tanto no pavilhão como fora dele, levando a patinagem para a cidade”, afirmou Filipe Araújo.
Para além de promover o desporto e o bem-estar físico em diversos escalões, dos bambis até aos séniores, o clube também está comprometido com a sustentabilidade. Atualmente, está a trabalhar na instalação de painéis fotovoltaicos, com o objetivo de transformar as suas instalações num produtor de energia sustentável.
A respeito deste projeto, Filipe Araújo mencionou a possibilidade de o clube recorrer ao aconselhamento técnico do Porto Energy Hub, uma iniciativa que apoia tecnicamente cidadãos e organizações em matérias de produção de energia e de eficiência energética: “Este é um caminho interessante para reduzir custos, contribuindo para o objetivo da neutralidade carbónica, muitas vezes com investimentos acessíveis, dado o interesse por parte das empresas instaladoras.”
Segundo Nestor Rodrigues, presidente do Clube Infante de Sagres, “o clube conta financeiramente com o apoio das quotas dos sócios – um dos pais de cada atleta deve ser sócio. Outra importante fonte de financiamento são os patrocínios e a publicidade no pavilhão”. Além disso, para melhorar as condições da instituição, o clube tem recorrido ao Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense, uma iniciativa municipal pioneira, com o objetivo de aprofundar os modelos de apoio ao associativismo na cidade. Atualmente, estes apoios têm sido implementados pelas várias juntas de freguesia da cidade.
No Porto, instituições como o Clube Infante de Sagres, continuam a ser o pilar do desporto portuense.