9 Setembro, 2018

COMUNICADO: Afinal Rui Moreira, o autarca “bairrista” do Porto, tinha razão em relação à TAP

A TAP anunciou ontem que irá retomar parte da operação abandonada no Porto há dois anos e passar a ligar ainda a outras cidades europeias o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Também a ponte-aérea será reformulada, reconhecendo a companhia que esta não cumpre os seus objectivos.
Tal decisão mostra que Rui Moreira tinha razão quando há dois anos levantou a sua voz pelo facto de uma companhia de bandeira, detida a 50% pelo Estado, estivesse sucessivamente a abandonar as suas obrigações de serviço público, prejudicando o país.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Disse também, e também tinha razão, que o próprio Aeroporto de Lisboa sofreria com esta política centralista, esgotando mais rapidamente a sua capacidade.
Dois anos depois, a TAP procura corrigir e voltar ao Porto e apostar na região.

Rui Moreira foi, então, apelidado de ser bairrista. O tempo, muito rapidamente, encarregou-se de demonstrar que ele não apenas defendia a sua cidade e a sua região com coragem e razão, como defendia, afinal, o funcionamento e eficiência da TAP, do sistema aeroportuário nacional e, consequentemente, do país.

Esta reversão de abandono do Porto por parte da TAP é bem-vinda. A Associação Porto, o Nosso Movimento, saúda-a e alerta para que este exemplo não seja esquecido em relação a tantos outros exemplos de decisões centralistas que a nomenclatura da capital procura justificar com critérios de eficiência e necessidades financeiras, mas que no fim do dia prejudicam esses mesmos objectivos, como prejuízo para todo o país.

Sempre que se retiram competências, serviços e importância a qualquer região, sempre que o Estado emagrece fora de Lisboa, é o país que perde e é a capital que acaba, também, prejudicada, como então explicou Rui Moreira no seu livro “TAP Caixa Negra”, onde tudo o que hoje é reconhecido pela TAP era, afinal, então explicado de uma forma meridionalmente clara.

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo