Para se tornar associado deverá fazer o DOWNLOAD da ficha de inscrição e preenchê-la. Depois de digitalizada, envie-a por email para secretariado@portoonossomovimento.pt e aguarde que a direção aprove a sua candidatura.
Consulte aqui os estatutos e veja, em vídeo, os discursos de Rui Moreira (Presidente do Conselho de Fundadores) e Francisco Ramos (Presidente da Direção), no dia da apresentação da Associação.
A associação, que tem sede no Porto é constituída, de base, por um Conselho de Fundadores, presidido pelo próprio Rui Moreira, que, contudo, não assume o cargo de presidente da direcção, entregue a Francisco Ramos. O nome da associação “Porto, o Nosso Movimento”, é uma alusão à candidatura independente que ganhou, por duas vezes, as eleições autárquicas no Porto, a última das quais com maioria absoluta, a 1 de Outubro de 2017.
Além do Conselho de Fundadores, a Associação tem como órgãos Assembleia-Geral, Direcção, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. Luís Valente de Oliveira preside à Assembleia-Geral, cuja mesa é ainda constituída por Pedro Almeida e Sousa e Isabel Martins. A Direcção, além do presidente Francisco Ramos, conta com Miguel Pereira Leite, Helena Tavares, Carlos Ferreira e Nuno Santos. O Conselho Fiscal é presidido por José Rebouta e conta também com Isabel Meneres. Finalmente, o Conselho Consultivo é presidido por Miguel Pereira Leite e pretende ser um fórum alargado de personalidades, onde têm lugar, por inerência, os membros da Direcção e do Conselho de Fundadores, sendo ainda convidados a integrar o órgão algumas outras ligadas ao movimento independente, nomeadamente, os eleitos com funções executivas (Filipe Araújo, Catarina Araújo, Ricardo Valente, Pedro Baganha, Cristina Pimentel e Fernando Paulo) e o líder do grupo na Assembleia Municipal (André Noronha).
A escritura da constituição da Associação foi firmada a 6 de Dezembro pelos cinco fundadores, todos eles ligados ao movimento independente de Rui Moreira.
Além do próprio, actual presidente da Câmara Municipal do Porto e ex-presidente da Associação Comercial do Porto, é fundador Luís Valente de Oliveira, ex-militante do PSD, que em Junho passado deixou o partido, depois de ter aceite ser mandatário da candidatura de Rui Moreira, pela segunda vez. O histórico ex-militante social-democrata ocupará, na associação, o cargo de presidente da Mesa da Assembleia-Geral, além de fazer parte do Conselho de Fundadores. Valente de Oliveira tem sido uma figura sempre presente na vida política de Rui Moreira e é um dos seus conselheiros pessoais.
Miguel Pereira Leite é outro dos sócios-fundadores da nova associação, formalmente criada a 6 de Dezembro último. Foi cabeça de lista do movimento de Rui Moreira à Assembleia Municipal do Porto e foi eleito, a 25 de Outubro, presidente daquele órgão, cargo que já ocupava há quase quatro anos. Tal como Rui Moreira, nunca teve qualquer filiação partidária e assumiu sempre um papel importante na condução política do movimento. Foi o primeiro nome anunciado por Rui Moreira para o acompanhar nas eleições de 2017.
Francisco Ramos é também fundador da nova associação e, tal como os restantes, faz parte do Conselho de Fundadores, depois de ter desempenhado um papel importante nas candidaturas de Rui Moreira à Câmara Municipal do Porto, em 2013 e 2017, ao ser mandatário financeiro em ambas. Considerado como um dos conselheiros políticos mais próximos do presidente da Câmara independente, é proposto pelos fundadores para assumir o cargo de presidente da direção da associação. Antes de acompanhar, como independente, as candidaturas de Rui Moreira, foi militante do PSD, onde assumiu o cargo de presidente da Comissão Política Concelhia do Porto.
Nuno Santos é o outro fundador da associação. Sem militância partidária, foi director de campanha da candidatura de Rui Moreira nas últimas eleições autárquicas, este ano, ganhas com maioria absoluta. Em 2013 tinha sido responsável pela comunicação da sua campanha eleitoral. Actualmente, é chefe de gabinete de Rui Moreira na Câmara do Porto, onde foi seu adjunto, no anterior mandato, dirigindo a política de comunicação da autarquia e sendo responsável pela implementação da marca “Porto.”. Faz parte, tal como os restantes, do núcleo mais próximo de conselheiros políticos de Rui Moreira.