A Conversa à Porto sobre os problemas de trânsito na cidade, feita entre Rui Moreira, candidato independente à presidência da autarquia portuense, o Professor Álvaro Costa, um dos maiores especialistas nacionais em matéria de transportes e mobilidade, conduziu a várias conclusões.
Do ponto de vista da análise macro do problema, a solução mais evidente, acredita Rui Moreira, resolve-se com o fim das portagens da CREP. Sob a forma de “reclamação justa” dirigida ao governo, o candidato do Movimento Independente, propõe mesmo um compromisso pós-eleitoral entre o município do Porto e os municípios vizinhos. Em suma, um acordo entre todas as forças políticas locais, responsáveis por não deixar o assunto esmorecer junto do Estado central.
De acordo com os últimos dados, a VCI regista um tráfego superior de 250 mil veículos por dia. Deste número, estima-se que cerca de 200 mil automóveis aproveitem esta via apenas como atravessamento da cidade. O que significa que, boa parte destes 200 mil veículos poderiam utilizar a CREP, trazendo à cidade maior fluidez no trânsito e, simultaneamente, reduzindo a pegada ecológica. Sem as portagens na circular, o cenário seria, definitivamente outro, acredita o candidato independente à Câmara do Porto.
Não estando ao alcance da governação local a resolução deste problema, Rui Moreira já lançou o repto ao governo. “Um consenso alargado entre todas as forças políticas locais”, na justa medida de que as portagens da CREP prejudicam não só o trânsito da cidade do Porto, mas também os seus municípios vizinhos.