A Fundação Serralves tem tido um trabalho transformador com as suas atividades, através de projetos que atingem diferentes públicos e espaços da cidade. Entre as iniciativas mais arrojadas, destaque para o trabalho de inovação social desenvolvido em prisões, hospitais e escolas. Além disso, a horta de Serralves tem sido um recurso importante, proporcionando atividades para pessoas com deficiência, com o objetivo de fomentar a inclusão e o contacto com a natureza.
A Fundação desempenha um papel essencial no estímulo ao interesse pelas artes e pelo ambiente. Seja através dos programas de serviço educativo ou das atividades oferecidas à população, a instituição tem-se destacado como uma referência na promoção da cultura e de práticas sustentáveis.
Os programas de serviço educativo são uma grande oportunidade para potenciar a capacidade de transformação social da Fundação e ampliar o impacto que a cultura exerce no bem-estar das populações. “É necessário estar ao lado da cultura e investir em medidas que continuem a fomentar a criatividade e o espírito crítico”, enfatizou Filipe Araújo, líder do Porto, o Nosso Movimento.
Ana Pinho, Presidente da Comissão Executiva da Fundação, sublinha o compromisso de Serralves com a cidade: “Queremos trabalhar com a cidade, ser um ponto de encontro e de transformação para todas as pessoas, independentemente da sua origem ou circunstâncias. A nossa missão vai além da arte e da cultura, desenvolvendo ações concretas que promovam a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.”
As coleções de arte, com destaque para a Coleção Miró – propriedade do Estado Português, cedida ao Município do Porto e depositada na Fundação de Serralves – continuam a atrair visitantes de todo o mundo, consolidando Serralves como um destino cultural de referência. Para Filipe Araújo, o trabalho conjunto e a relevância da cooperação institucional não podem ser subestimados: “A cidade e Serralves crescem juntas em tudo o que fazem. A arte de qualidade, como a que temos em Serralves, é um investimento na atratividade cultural do Porto e deve ser apoiada com mais recursos e visibilidade.”
Serralves é um dos ícones culturais mais emblemáticos do Porto, projetando o nome da cidade a nível nacional e internacional. Combinando arte contemporânea, natureza e sustentabilidade, a Fundação de Serralves é reconhecida pela sua arquitetura de excelência, exposições de renome mundial e o seu magnífico parque.
Com os olhos postos no futuro, a Fundação de Serralves reafirma o seu papel como motor de transformação do Porto, não apenas como um centro cultural de excelência, mas também como um ponto de convergência para uma sociedade mais inclusiva e sustentável. Assim, afirmar um Porto de cultura, com mais sustentabilidade e ambiente, aliada a uma intervenção social interessante e consciente, é um caminho que não pode parar.