24 Julho, 2017

O Porto no topo em eficiência financeira

No Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016, um relatório detalhado que envolve a análise de diversos parâmetros financeiros para todas as autarquias nacionais, o Porto figura como o município de grande dimensão na zona norte do país com a melhor prestação de contas. Segundo melhor classificado a nível nacional, o município do Porto reduziu em 2016 o seu passivo em cerca de 50%. A sua dívida total é agora de 45,8 milhões de euros, o que compara com os 636,2 milhões de Lisboa, a autarquia mais endividada do País.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Depois da agência de rating Fitch ter elogiado recentemente as boas contas do Porto, surge agora nova opinião favorável ao desempenho financeiro da autarquia portuense, desta vez produzida a nível interno.

No Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016, o Porto figura em lugar de destaque, pelo segundo ano consecutivo. A nível nacional, é mesmo o segundo melhor, pouco atrás da autarquia de Sintra, e por apenas 37 pontos.

Ao pormenor, o Anuário conta com a avaliação de indicadores orçamentais (estrutura da receita cobrada, estrutura da despesa paga, e receita vs. despesa), financeiros (dívidas a terceiros, prazo médio de pagamentos, limite da dívida total, resultados líquidos, operacionais e EBITDA), e ainda o estudo do sector empresarial local (dissolução de empresas locais e dívida global a pagar).

Destaque também para a redução de dívida e para a média de pagamento aos fornecedores, onde o Porto surge também entre as melhores do país. Na lista das 25 autarquias com maiores dívidas, o Porto cai para o penúltimo lugar, atrás de municípios bem mais pequenos. Em termos de Área Metropolitana do Porto, embora o Porto tenha o maior orçamento, a sua dívida total é bem menor do que concelhos como Vila Nova de Gaia, Gondomar, Matosinhos, Maia ou Paredes. Entre estes é também o que mais reduziu a dívida no último ano, quer nominalmente, quer percentualmente.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016 é um documento cuja produção conta com o apoio do Tribunal de Contas, da Ordem dos Contabilistas Certificados, do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, e da Universidade do Minho.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo