“Para além de todo o trabalho desenvolvido ao longo de 121 anos de história, a associação tem novos projetos e muita vontade para fazer muito mais e continuar a impactar positivamente a nossa sociedade”, afirmou, durante a visita, Filipe Araújo, Presidente do Porto, o Nosso Movimento. A comitiva, que incluiu outros membros da direção, mostrou-se impressionada com as instalações da Associação do Monte Pedral, e a diversidade de respostas sociais, fundamentais para apoiar a comunidade daquela zona da Invicta.
A visita ao espaço foi conduzida pelo Presidente da Associação, Paulo D’Almeida Santos, que – com orgulho – percorreu as diferentes salas que constituem o Centro Comunitário do Monte Pedral. Ali funcionam, desde 2014, as valências de Centro de Dia para idosos, apoio domiciliário para pessoas dependentes, cantina social para famílias carenciadas, centro de convívio e uma incubadora social para desempregados e empreendedores. Apesar da inegável qualidade de respostas sociais que a Associação já disponibiliza, a verdade é que o espaço começa a ser curto: “O Centro de Dia está completamente cheio e temos uma lista de espera enorme. Já servimos cerca de 300 refeições diárias, entre a cantina e o apoio domiciliário”, lembra Paulo D’Almeida Santos.
Novo projeto intergeracional é o próximo objetivo
Consciente das necessidades da população local, e do impacto fundamental na comunidade, a Associação do Monte Pedral está agora empenhada na concretização do projeto “Aconchega-nos”. “Queremos remodelar as infraestruturas anexas ao Centro Comunitário e criar uma residência intergeracional com quartos para idosos e jovens, promovendo também a convivência entre gerações”, revela o responsável pela IPSS. O novo espaço pretende acolher 10 estudantes universitários e 10 idosos, em quartos duplos e individuais, disponibilizando ainda serviços indispensáveis, comuns e privados.
Filipe Araújo não tem dúvidas: “Trata-se de um projeto relevante, que merece todo o apoio. Esta é uma zona da cidade com cada vez mais moradores e onde um espaço e serviços como estes fazem falta. O Porto só pode apoiar e agradecer iniciativas como esta”. Os mais jovens poderão encontrar aqui serviços, meios e espaços que incentivem a sua formação profissional e pessoal. Já os idosos terão acesso a uma estrutura capaz de promover o envelhecimento ativo e saudável, combatendo o isolamento social e aumentando os níveis de bem-estar.
Saliente-se que os primórdios da instituição remontam, provavelmente, ao ano de 1876, mas foi em dezembro de 1902 que foram criados e aprovados os primeiros estatutos da Associação das Escolas Jesus, Maria, José do Monte Pedral, pela Comissão Fundadora constituída pelo Padre Sebastião Leite de Vasconcellos. Em 2014, a Associação obteve o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa pelas suas capacidades de adaptação, inovação e empreendedorismo sociais. Já em julho de 2022, por iniciativa do Presidente Rui Moreira, a Associação foi distinguida pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha de Mérito Municipal – grau ouro – numa cerimónia pública realizada na casa do roseiral.
“Só podemos sentir-nos entusiasmados ao conhecer projetos com esta importância e impacto. E mais uma vez percebemos que temos uma cidade dinâmica, com pessoas e instituições que zelam e lutam pelo bem-estar publico”, concluiu o Presidente do Porto, o Nosso Movimento.