Acreditar Porto: três décadas de esperança no apoio ao tratamento do cancro pediátrico

O Porto em Movimento visitou o núcleo da Acreditar no Porto, que há 30 anos presta apoio a crianças com cancro e às suas famílias, oferecendo-lhes um acompanhamento que vai muito além da doença. Com 16 quartos acolhedores, mais de 120 voluntários dedicados e um espírito de comunidade inabalável, a instituição transforma desafios em esperança.

A Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro – é uma instituição que transforma desafios em respostas de apoio e esperança. No Porto, a organização acolhe crianças e jovens que necessitem, temporariamente, de estadia para realizar tratamentos médicos no Hospital de São João ou IPO. Em simultâneo, a casa tem capacidade para acolher até 16 famílias nas suas instalações, oferecendo não só um espaço onde podem sentir-se em casa, mas também um leque de serviços e atividades que promovem o bem-estar físico e emocional.

“Oferecemos ajuda económica às famílias que mais precisam. Estes apoios podem cobrir despesas essenciais, como água, gás, luz e renda, e ainda incluem cartões alimentares para compras em supermercados e medicamentos que não são comparticipados pelo Estado,” explica Ana Monteiro, Coordenadora do Acompanhamento às Famílias nas Regiões Norte e Centro que, juntamente com Álvaro Bessa da Comissão Diretiva da Acreditar, acompanharam a visita.

A nível nacional, a Acreditar apoia mais de 700 famílias e organiza atividades que ajudam a aliviar o peso da doença, tais como workshops, campos de férias e passeios. “As crianças que ficam fora do contexto escolar encontram aqui um ambiente onde podem aprendem e brincar. Contamos com educadores e professores voluntários que recriam um espaço semelhante à escola, ajudando a manter uma sensação de normalidade,” acrescenta Ana Monteiro.

Este apoio estende-se também aos pais, oferecendo-lhes a oportunidade de aprender novas competências. “Já tivemos casos de pais que saíram daqui com capacidades que não tinham antes, e isso também lhes dá força para enfrentar as adversidades,” sublinha.

No Porto, a instituição enfrenta o desafio de operar sem qualquer apoio da Segurança Social, o que torna o mecenato um dos pilares fundamentais da sua sustentabilidade. “Felizmente, temos empresas parceiras que não só contribuem com donativos, mas também se envolvem diretamente, disponibilizando horas de trabalho voluntário para nos ajudar,” destaca Ana Monteiro.

Filipe Araújo, Presidente do Porto, o Nosso Movimento, sublinhou a importância do trabalho da Acreditar e a necessidade de colaboração: “O que a Acreditar faz é simplesmente extraordinário. Estas famílias enfrentam situações extremamente desafiantes e a instituição assegura que não ficam sozinhas. O hospital, infelizmente, enfrenta a pressão do fluxo constante de utentes e, por vezes, as condições não são suficientes para assegurar o mesmo tipo de resposta que a Acreditar oferece. É com colaboração, entre o setor público, empresas e organizações, que conseguimos superar obstáculos e fazer a diferença.”

Além do apoio emocional e educativo, a Acreditar promove o bem-estar das famílias com serviços como cabeleireiro, massagens, manicure e pedicure, prestados por voluntários. “São pequenos gestos que fazem toda a diferença. Lembro-me de uma mãe que se arranjava sempre, mesmo nos momentos mais difíceis. O filho acabou por lhe dizer: ‘Mãe, até achava que a minha doença nem é assim tão grave, porque tu estás sempre bonita.’ Isso mostra o impacto que esses detalhes têm no bem-estar emocional”, relata Ana Monteiro.

Scroll to Top