O CDUP Rugby, um dos clubes mais emblemáticos do Porto, conta atualmente com cerca de 300 atletas em todos os escalões. Com 67 colaboradores – entre funcionários, voluntários e estagiários – o clube apoia-se bastante no trabalho destes para manter as suas atividades. “O estatuto de utilidade pública tem-nos ajudado a receber mais doações”, sublinha Pedro Meireles.

Apesar dos desafios financeiros, como o aumento dos custos de transporte para jogos em Lisboa – onde a 1ª divisão está muito concentrada –, o clube tem crescido: “Após 12 anos de obras de melhoria, o nosso orçamento triplicou. Estamos felizes com o impacto que temos na cidade”, acrescentou Meireles. Contudo, o dirigente alerta para a necessidade de tornar o desporto mais acessível: “Queremos acabar com a ideia de que o rugby é só para elites. Toda a gente pode praticar e, para isso, é necessário criar condições para as famílias.”
Filipe Araújo, Presidente do Porto, o Nosso Movimento, destacou a importância da ligação da prática desportiva à saúde: “Atualmente, o sedentarismo é comum, por isso precisamos de colaboração entre todas as áreas que o possam combater. Tanto os clubes como os equipamentos desportivos devem estar à disposição da população.” Pedro Meireles, por seu turno, destacou a importância do desporto como ferramenta social: “Promove camaradagem, respeito e um estilo de vida saudável, além de combater o sedentarismo e prevenir doenças”.

O CDUP Rugby aposta em iniciativas como o programa CERCAR-TE, que incentiva crianças e jovens na prática do rugby como ferramenta para a sua formação, educação e integração social através do desporto e também o projeto Rugby com Partilha, que promove a reinserção social em contextos prisionais. Além disso, está a desenvolver um projeto ERASMUS+ para ajudar atletas a conciliar estudos e carreira desportiva. “Um atleta que consiga estudar sem entraves tem melhores notas, mais motivação e cresce a nível pessoal”, destacou Meireles.
Filipe Araújo também apontou a importância da diversificação no desporto: “É necessário investir noutras modalidades para atrair novos públicos. O futebol está estabelecido, mas precisamos de mais variedade.”, que consolide e diversidade desportiva e mobilize e disponibilização de mais e melhores instalações na cidade. O Presidente do Porto, o Nosso Movimento destacou ainda o enorme trabalho desenvolvido durante a última década que potenciou o desporto na cidade do Porto, mas os eixos de uma maior adesão, diversificação e disseminação da prática desportiva são cruciais num Porto mais saudável e com maior qualidade de vida.

O CDUP Rugby é um exemplo de como a tradição, inclusão e sustentabilidade podem coexistir, garantindo que o desporto continue a ser essencial para a formação de jovens e o fortalecimento da comunidade. Fica o convite para assistirem a um dos muitos jogos de rugby, que ocorrem aos sábados no Estádio Universitário do Porto, para sentirem a alegria e o impacto que este clube tem na nossa cidade do Porto.









