O Terminal Intermodal estava previsto desde 2003, mas só nos últimos anos é que se efectivaram passos decisivos para a concretização da obra. Após o lançamento do concurso público em 2016, foi anunciada em Fevereiro deste ano a proposta vencedora, seleccionada sobretudo pelo traço distintivo de conforto e segurança que atribui ao espaço dos utentes. O valor da obra é de cerca de 6,4 milhões de euros.
Já o projecto de intervenção no antigo Matadouro avança este mês de Julho para o concurso público de reconversão e exploração, por um período de 30 anos. Avaliando-se o custo da obra na ordem dos 15 milhões de euros, a Câmara do Porto reitera que os mais de 20 mil metros quadrados disponíveis para construção, deverão albergar “espaços culturais e sociais”.
Para além destes projectos estruturais para a cidade e para Campanhã, a zona oriental da cidade, que também integra no mapa geográfico do Porto a freguesia do Bonfim, tem colhido indicativos económicos francamente positivos. De acordo com um artigo recente do Público Imobiliário, a oferta de grandes espaços industriais para o mercado da reabilitação de espaços de escritório e comerciais, coloca esta zona do Porto como uma das mais atractivas para investidores nacionais e internacionais.