Foi uma das mais recentes conquistas no plano cultural do município. No início do ano, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciava à cidade que o Cinema Batalha seria um sonho cumprido. O contrato de arrendamento com os proprietários do espaço foi selado por 25 anos, período de tempo em que o município passa a assumir a gestão do equipamento.
Hoje, foi tempo de o edil apresentar os prazos de execução da obra e a estratégia programática da velha sala de cinema que assumirá como desiderato o “serviço educativo”. Como referiu na conferência de imprensa desta manhã, as obras estão orçadas em cerca de dois milhões de euros e estarão concluídas a tempo de o espaço reabrir daqui a precisamente dois anos. O orçamento detalhado para a edificação do novo Batalha foi igualmente revelado: equipamento e mobiliário (500 mil euros), funcionamento, manutenção e recursos humanos (550 mil euros por ano) e programação (250 mil euros por ano).
Rui Moreira aproveitou também para explicar aos presentes o modelo da recém-criada Porto Cultura, empresa municipal que será directamente responsável pelos equipamentos culturais da cidade e respectiva programação. Conforme esclareceu o presidente da autarquia, a estrutura organizativa da Porto Cultura contará apenas com 136 pessoas, das quais 80 já integram a Câmara.
Relativamente ao conteúdo programático, que já começou a ser gizado, o adjunto para a Cultura, Guilherme Blanc, afiançou que o Batalha não será “apenas mais um cinema, mas um equipamento cultural, espaço de convívio e de diversão através do cinema”. Para tanto, assumirá um papel didáctico, ao agregar “várias estéticas” e ao explorar vários formatos, do analógico ao digital, “saindo do circuito comercial ou dos festivais já existentes”, completou.
O arquitecto responsável pela requalificação do cinema Batalha é Alexandre Alves Costa, que abraçou este projecto como se de “um acto de cidadania” se tratasse. Entre as intervenções e remodelações previstas no equipamento, o essencial será salvaguardo, garante Rui Moreira: “a visão de futuro” que foi sempre a imagem de marca desta sala de cinema.